Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen

Aconselhamento

May 18, 2014 0:03 , by Vicente Aguiar - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 946 times

Aqui, você encontra alguns textos e sugestões de livros que podem ser distribuídos no Aconselhamento. Leia-os atentamente, pois eles contêm mensagens que podem ajudá-lo(a) durante sua caminhada nesta existência.

 

DEZ MANEIRAS DE ACREDITAR MAIS EM VOCÊ

Micheline Alves 

Ó céus, ó vida, ó azar... Tem sido mais ou menos assim seu discurso nos  últimos  tempos? Pois saiba que, reclamando da vida, mantendo o pessimismo e se escondendo atrás de desculpas que justifiquem os problemas, pouca coisa vai mudar. Por isso, montamos uma lista básica com dez passos fundamentais para levantar o astral e a autoconfiança. Praticadas diariamente, essas dicas vão mudar, lá no fundo de seu cérebro, a imagem negativa que você, sem perceber, vem alimentando. São coisinhas simples que fazem a maior diferença.

Pensar positivo

Para que as coisas comecem a mudar, o primeiro passo é abandonar de vez o pessimismo. Porque se nem você acreditar que é capaz de conseguir o que quer, fica difícil tentar qualquer coisa. Trabalhe o pensamento, procurando mostrar a si mesma  que pode, sim, vencer. É essa imagem que deve ficar registrada no seu cérebro.

Mudar a postura corporal

Quem quer ser a poderosa não pode ficar toda encolhida, curvada. Manter a coluna ereta por si só já muda a estrutura energética do corpo. Fique atenta a esse detalhe e sinta a diferença.

Manter a voz firme

Ao falar, você mesma está se ouvindo, embora não preste atenção. Que som está indo para o seu subconsciente? Uma coisa bem fraquinha, sem vitalidade, de quem está quase desistindo? Ou uma voz decidida, de quem quer deixar bem claro a que veio? Assim como a postura corporal, o tom de voz é muito importante. Seja firme. Faça exercícios para projetar a voz e ter mais clareza ao pronunciar as palavras. Fale para fora.

Afastar-se das más companhias

Sabe aquelas pessoas que criticam tudo, reclamam da vida o tempo todo e parecem ter uma nuvenzinha negra eternamente sobre a cabeça? Fuja delas, porque elas te puxam pra baixo. Fique perto de gente bem-sucedida – não necessariamente no lado financeiro –, mas que estão felizes com o que fazem e com a vida que levam. Afaste-se de energias negativas. Elas são incrivelmente contagiosas.

Buscar exemplos bem-sucedidos

Os neurolinguistas acreditam que as pessoas podem adquirir o sucesso dos outros. A dica é ir atrás de gente que se deu bem e observar as atitudes, os valores, a postura. Preste atenção em quem fala bem, escreve bem ou faz bem qualquer coisa que você também queira fazer. Isso aumenta seu acervo de imagens  positivas.

Assista a filmes e leia biografias de personagens que você admira e nos quais não faz mal nenhum se espelhar. 

Não ser simplória

Até a mais despojada das criaturas precisa de um pouco de ambição. Em vez de pensar "queria tanto ganhar um dinheirinho...", assuma que o que você realmente deseja é ganhar bem, trabalhar num lugar muito legal, conquistar coisas. Não queira ser politicamente correta se, na verdade, o que você quer é mais. Sonhar é mais do que permitido.

Valorizar as coisas boas da sua trajetória

Dê mais peso às coisas positivas que já aconteceram em sua vida e apague o que for ruim. Lembre-se sempre do dia em que você tirou uma boa nota, recebeu um elogio no trabalho, conquistou alguma coisa depois de batalhar muito. Você vai enxergar que tem poder, que já conseguiu coisas. Em vez de remoer mágoas, pense apenas nas situações em que se sentiu amada, querida, recompensada.

Estudar sempre, com muita garra

Em tudo o que fizer, seja aplicada. E isso não vale só para a educação formal, não. Se quer conquistar um homem, estude a estratégia dele. Veja como anda, o que faz, do que não gosta. Isso lhe dará subsídios para agir. No trabalho, a mesma coisa: se está sonhando com determinado cargo, estude tudo o que é necessário para quem quer chegar lá. Tenha entusiasmo e mostre a si mesma que está lutando, que tem força de vontade. Você pode tudo.

Cultivar a alegria

Vai ser difícil conseguir o que se quer ficando triste por qualquer motivo. "Ah, mas a vida está difícil, estou cheia de problemas, nada dá certo..." Pare de pensar assim e busque motivos de alegria. Chame os amigos e prepare uma comida deliciosa, alugue uma pilha de comédias, ligue para aquela pessoa que você adora e não vê há séculos. Ou então invente um motivo: construa uma imagem com cor, luz e movimento em que você se enxerga toda feliz e saltitante. Veja um filme em que a protagonista é só alegria e imagine-se no seu lugar. Faça qualquer coisa, mas espante este baixo-astral!

Abandonar a ansiedade

Entenda que toda mudança leva tempo. Para tudo o que se pretende conquistar, é preciso esperar com calma, com serenidade. Está de olho num emprego? Não tente pular etapas. Prepare-se, faça um bom currículo, coloque-se interessada ... e aguarde! Procure se centrar no agora, sem querer antecipar o que precisa de tempo para amadurecer. Se a ansiedade bater, respire fundo, conte até dez e diga a si mesma: "Vou ter calma, não vou me desesperar. E vou conseguir, pois tenho poder para isso."



 

CASA DO CAMINHO – Pronto Atendimento Espírita

Sucesso e Sucesso

Joana de Angelis / Divaldo Franco (extraído do livro Desperte e seja feliz)

     A ilusão em torno da realidade da matéria responde pelo afã tormentoso de se conquistar o mundo.

Causam impacto as pessoas felizes, que desfilam nos carros do triunfo sob aplauso volumoso; despertam inveja a juventude louçã, a beleza física, os jogos do prazer imediato; produzem emoções fortes as conquistas dos lugares de relevo e projeção  na política, na sociedade, nos negócios; inspiram mágoas àqueles que parecem distantes no poder, na glória, no êxito terrestre...

Todos passam, porém, pelo rio do tempo e transformam-se. Risos se convertem em lágrimas, primazias cedem lugar ao abandono; bajulações são substituídas pelo desprezo; beleza e juventude são alteradas pelos sinais da dor, do desgaste e do envelhecimento.

Tudo se modifica no mundo. Menos os tesouros da harmonia íntima, da fé iluminada pela razão, da certeza da imortalidade, da verdadeira comunhão com Deus, que se conservam inalterados no espírito.

Desse modo, somente quando o ser se encontra com a própria consciência, e age com equilíbrio, é que consegue a vitória real.

No dicionário do pensamento cristão, sucesso é vitória sobre si mesmo e sobre as paixões primitivas.

O mundo convencionou que sucesso, porém, é triunfo nos negócios, nas profissões, nas posições sociais, com destaque da personalidade e aplauso, todo ele de efêmera duração.

No primeiro caso, ninguém toma conhecimento, embora transpareçam, no convívio com a pessoa, as alterações emocionais e comportamentais proporcionadas pela paz, sensibilidade afetiva, docilidade no trato.

No segundo, a exaltação e a glória chamam a atenção, despertam as invejas, as cobiças, provocam comentários, urdem competições.

O indivíduo que experimenta o sucesso interno torna-se gentil, quão afável, irradiando bondade, e conquista em profundidade, sem excentricidades, àqueles que se lhe acercam.

Quando, no entanto, é externo esse triunfo, torna-se ruidoso, impondo preocupação para manter o status, chamar a atenção, atrair os refletores da fama.

A plenitude domina aquele que se domou e trabalha pelo crescimento íntimo, sem pressa nem perturbação. Já aqueloutro, que desfruta da projeção exterior, sofre solidão, vazio, frustrações e tédio.

O convencional indivíduo de sucesso não é, necessariamente, uma pessoa feliz. Persegue-se, no entanto, na Terra, esse sucesso convencional, com sofreguidão perturbadora, com objetivos imediatistas e sobrecargas de emoções e desgastes.

Para conquistá-lo e mantê-lo, surgem desgostos mórbidos, guerras surdas e declaradas são acionadas, ódios cruentos se propõem pelo caminho do apogeu e, quando se alcança o topo, receios injustificáveis, artifícios complexos, mecanismos de exaltação e de escândalos são recrutados para a preservação do lugar conquistado.                        

O sucesso sobre si mesmo acentua a harmonia e aumenta a alegria do ser que se candidata a contribuir em favor do grupo social mais equilibrado e feliz, levando o indivíduo a doar-se ao mister.

O sucesso de Júlio César, conquistador do mundo, entrando em Roma em carro dourado e sob o aplauso da multidão, não o isentou do punhal de Brutus nas escadarias do Senado.

O sucesso de Nero, suas conquistas e vilanias, não o impediram da morte infamante a que se entregou desesperado.

O sucesso de Hitler, em batalhas cruéis nos campos da Europa e da África, não alterou a sua covardia moral, que o conduziu ao suicídio vergonhoso.

O sucesso, porém, de Gandhi, fê-lo enfrentar a morte proferindo o nome de Deus.

O sucesso de Pasteur auxiliou-o a aceitar a tuberculose com serenidade.

O sucesso dos mártires e dos santos, dos cientistas e pensadores, dos artistas e cidadãos que amaram, ofereceu-lhes resistência para suportarem as afrontas e crueldades com espírito de abnegação, de coragem e de fé.

Todos aqueles que transitam na forma física, no Educandário terrestre, de breve duração, deixam um dia o carro material, levando, entretanto, nos depósitos da alma, os tesouros logrados com os seus sucessos.

Avalia, de tua parte, qual o sucesso mais valioso, aquele que realmente merece tua entrega total.

Sem que te alienes do mundo, ou abandones a luta do convívio social, busca o sucesso – a vida correta, os valores de manutenção do lar e da família, o brilho da inteligência, da arte e do amor – descobrindo que, nesse afã, terás tempo e motivo para ter outro sucesso, o  de natureza interior.

   Quem visse o sucesso de Pilatos, de Anás e de Caifás na política e na religião, encarcerando Jesus traído por um amigo e crucificado entre bandidos comuns, certamente não os lamentaria, constatando depois que, aparentemente vencido, o  Mestre foi o conquistador do real sucesso, permanecendo até hoje como símbolo e modelo de vitória sobre si mesmo, chamando-nos para imitá-Lo.

 

 

 

Sugestões de livros para reflexão:

  • Obras básicas de Allan Kardec ( veja o item "o que é espiritismo").
  • Vida: desafios e bençãos - Joanna de Angelis/ Divaldo P. Franco.
  • Desperte e seja feliz - Joanna de Angelis/ Divaldo P. Franco.
  • Conviver e melhorar - Lourdes Catherine e Batuíra/ Francisco do Espírito Santo Neto
  • Fé e razão. Descobrindo o sentido da Vida - Rossano Sobrinho.
  • Nossos filhos são espíritos - Hermínio C. Miranda
  • Obsessão e desobsessão - Suely Caldas Schubert
  • Evangelho no lar - Meimei/ Francisco Cândido Xavier
  • Pai Nosso - Meimei/ Francisco Cândido Xavier (para crianças).
  • A reforma íntima começa no berço - Américo Marques Canhoto
  • A vida em família - Rodolfo Calligaris
  • SOS Família - Espíritos diversos/ Divaldo P. Franco

 

 


0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.