Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen

Atividades

March 28, 2014 3:00 , by Vicente Aguiar - | 1 person following this article.
Viewed 32509 times
Licensed under CC (by)

 

Reuniões Doutrinárias

  • Abertas ao público.
  • Quando acontece: às terças e sextas-feiras às 19h30min, às quartas-feiras às 14h e aos sábados às 16h.
  • Confira aqui a Programação Mensal das Reuniões Doutrinárias.

 Você sabia que durante a reunião doutrinária o tratamento espiritual já está ocorrendo? As doutrinárias são palestras consideradas de suma importância, por isso, são previamente programadas e tratam de assuntos referentes aos conteúdos de O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo ou outros livros da Codificação Espírita. Podem também tratar de assuntos relevantes da atualidade, dentro da ótica espírita, ou tomando por base livros consagrados sobre o tema.

“A Reunião Espírita é, acima de tudo, um avançado curso de aprimoramento moral, onde aprendemos, por lição fundamental, que ninguém atinge o Reino de Deus gratuitamente; a consciência tranqüila e a alegria e a paz interior são conquistas que exigem trabalho, muito trabalho, na lavoura do Bem e da Virtude.”* Richard Simonetti no livro "Para Viver a Grande Mensagem".

 

Evangelização Infantojuvenil

  • Aberta ao público infantojuvenil.
  • Quando acontece: aos sábados à tarde das 14 às 16 h para faixa etária dos 14 aos 24 anos e aos domingos pela manhã para crianças e jovens de 03 a 13 anos.
  • Orientações: as matrículas acontecem anualmente, no segundo sábado de fevereiro, observando o limite de vagas para cada grupo.

A Evangelização Infantojuvenil tem como objetivo principal despertar e cultivar no espírito da criança e do jovem o entendimento da importância da prática das boas obras, da boa conduta e do amor ao próximo. Para a espiritualidade orientadora da Casa do Caminho essa é uma atividade das mais relevantes, por contribuir para a formação do "homem de bem". Sendo assim, ela obedece a um programa pedagógico anual, organizado para o ensino da moral cristã a crianças e jovens.

"A educação da alma é a alma da educação!" André Luiz. Conduta Espírita/ Psicografia de Waldo Vieira

"Hoje é a oportunidade ditosa para depositardes sementes no solo dos corações; amanhã será o dia venturoso de colherdes os frutos da paz." Francisco Thiesen, sobre a evangelização infantil; psicografia de Divaldo Franco/FEB).

 

Aconselhamento

  • Aberto ao público.
  • Quando acontece: às terças, chegada até às 19h15min/ às quartas-feiras chegada até às 13h45min/ aos sábados, chegada até às 15h45min.
  • Orientações: para ter acesso ao aconselhamento, é necessário cadastrar-se na recepção antes do início da palestra (reunião doutrinária). O início do atendimento ocorre após o término da palestra, por ordem de chegada.

Ponto de partida para todos os tratamentos espirituais oferecidos pela CASA. O atendimento acontece de forma personalizada, em sala específica, onde você conversa com um bom espírito, através de um médium, que ouve suas considerações, angústias e aflições, orientando-o e, quando necessário, prescrevendo o tratamento espiritual adequado.

“É da Lei que a sabedoria socorra a ignorância, que os melhores ajudem aos menos bons. Os homens, cooperando com os Espíritos esclarecidos e benevolentes, atraem simpatias preciosas para a vida espiritual, e as entidades amigas, auxiliando os reencarnados, estarão construindo facilidades para o dia de amanhã, quando de volta à lide terrestre.” André Luiz no livro "Nos Domínios da Mediunidade", ditado a Francisco Cândido Xavier.

 

Cirurgia Espiritual

  • Aberta ao público.
  • Quando acontece: às terças e sextas chegada até às 19h20min/ às quartas-feiras pela manhã, chegada até às 7h50min, à tarde, chegada até às 13h50min/ e aos sábados chegada até às 15h50min.
  • Orientações:para ter acesso a esse tratamento, é necessário que tenha antes realizado aconselhamento e recebido orientação espiritual. Deverá apresentar-se à recepção antes do início da palestra (reunião doutrinária). O início do atendimento ocorre após o término da palestra, por ordem de chegada.

A cirurgia é realizada pela equipe médica espiritual com o auxílio de um médium. O paciente deve confiar, orar e cumprir as recomendações recebidas antes e depois da operação (sem dor e sem cortes). Não há milagre neste, como em nenhum dos demais tratamentos. Assim, o bom resultado vai depender da fé e do merecimento individual.

"– Crês que posso curar-te?
- Eu creio, Senhor.
- Então que seja feito segundo tua fé.” Jesus (Mateus IX, 27-28)


Fluidoterapia

  • Aberta ao público.
  • Quando acontece: às terças e sextas chegada até às 19h20min/ às quartas-feiras pela manhã, chegada até às 7h50min, à tarde, chegada até às 13h50min/ e aos sábados chegada até às 15h50min.
  • Orientações: para ter acesso a esse tratamento, é necessário que tenha antes realizado aconselhamento e recebido orientação espiritual. Deverá apresentar-se à recepção antes do início da palestra (reunião doutrinária). O início do atendimento ocorre após o término da palestra, por ordem de chegada.

A Fluidoterapia (ou "passe") é uma transmissão de fluidos (bioenergia) do médium passista ou curador para o paciente, quase sempre com o auxílio dos benfeitores espirituais. "É valioso recurso para a recomposição das carências orgânicas, emocionais e espirituais. Não obstante os seus efeitos valiosos, nem toda enfermidade pode ser sanada mediante a simples aplicação dessa energia restauradora de forças. Somos o resultado daquilo que fizemos de nós mesmos. (...). A cura, portanto, depende muito da cessação dos fatores que engendraram a enfermidade." Por Divaldo P. Franco, Terapia pelos Passes.

 

Reequilíbrio Energético

  • Aberto ao público.
  • Quando acontece: às terças e sextas chegada até às 19h20min/ às quartas-feiras pela manhã, chegada até às 7h50min, à tarde, chegada até às 13h50min/ e aos sábados chegada até às 15h50min.
  • Orientações: para ter acesso a esse tratamento, é necessário que tenha antes realizado aconselhamento e recebido orientação espiritual. Deverá apresentar-se à recepção antes do início da palestra (reunião doutrinária). O início do atendimento ocorre após o término da palestra, por ordem de chegada.

Tratamento fluidoterápico potencializado através da transferência de energia de um espírito com conhecimento e recursos para o realinhamento dos chacras. Com o auxílio de um médium. Não há milagre neste, como em nenhum dos demais tratamentos. Assim, o bom resultado vai depender da fé e do merecimento individual.

"E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! No mesmo instante, ele ficou limpo da sua lepra." (Mateus, cap 8; 1-4)

 

Orientações para o Culto do "Evangelho no Lar"

  • Abertas ao público.
  • Quando acontece: às segundas e quintas-feiras às 19h.

A oração em família no Culto do Evangelho do Lar, atraíndo bons espíritos, promove o saneamento das energias do ambiente familiar, melhoria do padrão vibratório dos seus moradores, contribuíndo com a harmonia no lar. A sua realização regular, pelo menos uma vez por semana, auxilia a resposta aos tratamentos espirituais e deve ser mantido durante toda a existência na Terra. Compreendendo sua importância, a CASA realiza o estudo do Evangelho com treinamento (orientações) das pessoas interessadas na sua implantação em seus lares.

“Dedica uma das sete noites da semana ao Culto do Evangelho no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.(…) Quando o lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. (…) Jesus no Lar é vida para o lar.” Livro "Messe de Amor", ditado pelo espírito Joanna de Angelis a Divaldo Pereira Franco.


Auxílio Fraterno à Distância

  • Aberta ao público.
  • Quando acontece: às terças chegada até às 19h30min, às quartas-feiras até às 14h, às sextas até às 19h30min e aos sábados até às 16h.
  • Orientações: o solicitante dirige-se à recepção, informando alguns dados da pessoa a quem se direciona o auxílio fraterno. As informações serão encaminhadas para um espírito aconselhador que fornecerá as orientações cabíveis. Ao final do atendimento do dia, as orientações recebidas serão passadas ao solicitante através de e-mail, caso tenha fornecido, por telefone ou pessoalmente na recepção.

O auxílio fraterno espiritual é destinado àquelas pessoas impedidas de comparecerem à CASA por se encontrarem em hospitais, casas de saúde, confinados ao leito, bem como aqueles em outras cidades, estados ou países.

 

Núcleo de Estudo Espírita

  • Aberto ao público
  • Orientações sobre datas, material, etc, escreva para: cursoscasadocaminho@gmail.com
  • Se desejar, procure os coordenadores, aos sábados pela manhã, às 8 horas, para maiores informações.
  • Curso Básico de Espiritismo: curso destinado àqueles que desejam conhecer a doutrina espírita. O curso ocorre de forma rotativa ao longo do ano. O aluno pode entrar em qualquer aula e ao final de 15 aulas, recebe um certificado de conclusão. No primeiro dia que comparecer ao curso, deverá chegar 30 minutos antes do início para realizar inscrição e receber orientações dos coordenadores. Obs: esse curso é pré-requisito para todos os outros cursos da Casa.

Quando acontece: aos sábados das 08:30 às 09:45 e às quartas-feiras, à noite, das 19:30 às 21:00 

  • Curso de Passes: destinado aqueles que já concluíram o curso básico e desejam trabalhar como voluntário, na equipe de fluidoterapia (passes) na Casa do Caminho. Para saber datas de início, compareça aos sábados pela manhã, às 8 horas e informe-se com os coordenadores.

Quando acontece: aos sábados das 10:30 às 12:00. Uma vez ao ano, às quartas-feiras, das 19 às 20:30. Informe-se sobre as datas com o grupo de apio aos cursos no sábado pela manhã das 8 às 12 horas.

  • Curso de doutrinadores: destinado aos que já tem conhecimento doutrinário e desejam participar como esclarecedores (doutrinadores) dos espíritos desencarnados, necessitados, nas reuniões mediúnicas. Para frequentar esse curso, deverá ter concluído o curso básico.

Quando acontece: aos sábados das 10:30 às 12:00.

  • Estudo de "O Livro dos Espíritos"(Allan Kardec): destinado aqueles que já concluíram o curso básico.

Quando acontece: às quartas-feiras das 18:30 às 19:45

 

"Espíritas! Amai-vos: eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo". (O Espírito da Verdade, Evangelho seg. Espiritismo/ cap. VI - Allan Kardec).

 

Educação Mediúnica

  • Atividade interna.
  • Orientações: Para ter acesso ao grupo, é necessário que tenha antes recebido orientação espiritual e, concluído os cursos básico da doutrina espírita e de passes (fluidoterapia)
  • Para outras informações mande e-mail para: cursoscasadocaminho@gmail.com

Atividade destinada ao estudo, educação e desenvolvimento de médiuns. Obedece a um programa teórico-prático, baseado nas obras de Allan Kardec, em especial “O Livro dos Médiuns”, e de autores encarnados e desencarnados de reconhecida idoneidade doutrinária.

“Desenvolvimento Mediúnico não é ajustamento ao fenômeno da comunhão entre os dois mundos – é, acima de tudo, aperfeiçoamento da personalidade, educação da alma e do raciocínio, aprimoramento do cérebro e do coração.” (do livro Dicionário da Alma. Autores Diversos. Psicografia de Francisco Cândido Xavier).

 

Reuniões mediúnicas

  • Atividade interna.
  • Reuniões privativas.

Também conhecidas como reuniões de desobsessão, tem o objetivo de promover "a assistência sistemática aos desencarnados prisioneiros da insatisfação ou da angústia, por intermédio das equipes de companheiros - encarnados e desencarnados - "consagrados aos serviços dessa ordem que, aliás demandam paciência e compreensão análogas às que caracterizam os enfermeiros dedicados aos irmãos segregados nos meandros da psicose (...). Obsidiados e obsessores, consciente ou inconscientemente arrojados à desorientação, no mundo ou além do mundo, são irmãos que nos pedem arrimo, companheiros que nos integram a família terrestre, e o amparo a família não é ministério que devamos relegar para a esfera dos anjos e sim, obrigação intransferível que nos compete abraçar por serviço nosso." (Emmanuel. Adaptado do livro: Desobsessão. Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira)

…”A desobsessão vige, desse modo, por remédio moral específico, arejando os caminhos mentais em que nos cabe agir,imunizando-nos contra os perigos da alienação e estabelecendo vantagens ocultas em nós, para nós e em torno de nós, numa extensão que, por enquanto, não somos capazes de calcular. Através dela, desaparecem doenças-fantasmas, empeços obscuros, insucessos, além de obtermos com o seu apoio espiritual mais amplos horizontes ao entendimento da vida e recursos morais inapreciáveis para agir, diante do próximo, com desapego e compreensão.” (do livro Desobsessão, ditado pelo espírito André Luiz a Francisco Cândido Xavier.)

 

Socorro a Espíritos Suicidas

  • Atividade interna. Reuniões privativas.
  • Quando acontece: às segundas-feiras às 19h30min.

O suicídio é um dos mais graves delitos que o espírito encarnado pode cometer contra as leis Divinas, gerando para ele próprio, grande desequilíbrio espiritual e perispiritual. Entre os recursos socorristas utilizados pela espiritualidade superior para o atendimento aos espíritos suicidas, está a terapia com o auxílio de um médium especialmente adestrado para esse fim, apoiado por médiuns passistas e esclarecedores (doutrinadores).

A CASA mantém o "Grupo de Socorro a Espíritos Suicidas Yvonne Pereira", desde janeiro de 2002.

Núcleo de Sustentação Humana

  • Atividade interna - atendimento prioritário aos trabalhadores regulares da CASA.
  • Quando acontece: às terças e sextas-feiras às 19:00h, às quartas-feiras às 14h e aos sábados às 15h.

Espaço destinado à sustentação e equilíbrio do corpo e do espírito, com o objetivo de resgatar a ATITUDE positiva no ser humano, estimulando-o ao autoconhecimento à luz da doutrina espírita.

Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”
O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. (Santo Agostinho, Livro dos Espíritos, questão 919a)


Grupo de Apoio à Família

  • Aberto ao público
  • Quando acontece: aos sábados das 8 às 12h

 

As atividades são desenvolvidas por um grupo de trabalhadores voluntários, que buscam junto a rede de atendimento social e às políticas públicas, atender as demandas de carência material do público que procura ajuda, complementando o trabalho social da Casa do Caminho, seguindo as diretrizes da Equipe Espiritual.

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? (...) quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:35-40).

 

Grupo de Apoio a Gestantes

  • Aberto ao público gestante, previamente matriculado, observando o limite de vagas de cada grupo.
  • Quando acontece: às segundas-feiras, das 13h30min às 17h e no primeiro domingo de cada mês, às 14 horas, para aula e entrega das cestas básicas.

A Casa do Caminho realiza um programa de Atividade Educativa e Assistencial a Gestantes Carentes. São atendidas aproximadamente 40 mulheres em cada grupo, por cada trimestre. O projeto foi criado em 2007 e realiza 03 cursos por ano.

Todo o material fornecido às gestantes é oriundo de doações individuais. O trabalho desenvolvido pela instituição é de caráter educativo, visando à saúde integral da gestante e do bebê e tem como principais objetivos, entre outros: assistir as gestantes carentes proporcionando assim, uma maior integração e vínculo entre mãe e filho; despertar na gestante a importância da amamentação e do aleitamento materno, principalmente, durante os seis primeiros meses de vida do bebê; proporcionar aprendizado através de aulas de artesanato no sentido de ser útil às gestantes; proporcionar orientação evangélica-cristã baseada nos princípios básicos da Doutrina Espírita. Promover a integração da gestante consigo mesma, com o próximo e com Deus, oferecendo os conhecimentos necessários para se perceberem como instrumento de Deus na construção de um mundo melhor.

Grupo de Atenção as Dependências - GAD

  • Aberto ao público.
  • Para ter acesso a esse atendimento, é necessário que tenha antes realizado aconselhamento e recebido orientação espiritual.
  • Quando acontece: o atendimento integrado ocorre às quintas-feiras às 18:00h.

A Casa do Caminho oferece aos recuperandos e a seus familiares, o Programa Renascer. Já em prática em alguns Centros Espíritas, este programa, desenvolvido à luz da Doutrina Espírita tem como foco o tratamento das dependências e suas conseqüências. Composto de um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos que se interconectam, têm por foco o dependente, a família e o dependente desencarnado.

 

Coral da Casa do Caminho

  • Atividade interna - para os trabalhadores regulares da CASA.
  • Quando acontece: às quartas-feiras à noite

O coral tem como objetivos desenvolver a sensibilidade musical, promover a socialização e o sentimento de união, estimulando a convivência fraterna, a harmonia e o AMOR através da música.

"...a música é essencialmente moralizadora, uma vez que leva harmonia às almas, e que a harmonia as eleva e as engrandece.

(...) quando é dado ao Espírito inferior deleitar-se com os encantos das harmonias (músicas) superiores, o êxtase o arrebata e a prece lhe penetra o íntimo. O encantamento o transporta às elevadas esferas do mundo moral; ele entra a viver uma vida superior à sua e assim desejará continuar a viver para sempre. (Do livro Obras Póstumas - Allan Kardec/ Espírito Rossini)

 

Fisioterapia

  • Atividade aberta ao público
  • Para ter acesso a esse atendimento, é necessário que tenha antes realizado aconselhamento e recebido orientação espiritual.
  • Quando acontece: às quartas-feiras das 8 horas às 17 horas.
A Fisioterapia da Casa do Caminho é um trabalho que tem como objetivo o alívio das dores, proporcionar amor e carinho ao paciente, através do poder do toque e/ou exercícios específicos.
A quantidade de sessões é direcionada pelo profissional que avalia o paciente em seu primeiro atendimento, e a alta pelo fisioterapeuta que o atende na última sessão aplicada. Essa alta poderá ser antecipada ou não, a depender da necessidade individual.
 
 
Grupo Ciranda da Alegria (Idosos)
 
  • Atividade aberta ao público idoso
  • Para ter acesso a essa atividade, é necessário ter recebido orientação espiritual ou inscrição feita diretamente com a equipe responsável.
  • Quando acontece: às segundas-feiras das 13:45 às 16 horas.
 

This article's tags: atividades atendimentos