Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Caravana da Fraternidade FEEB 2015 na Casa do Caminho no dia 07/04 : Construindo a Consciência da Imortalidade. Não perca!

March 21, 2015 15:02 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 264 times

Este ano, a Federação Espírita do Estado da Bahia - FEEB comemora seus 100 anos de fundação e, homenageando os 150 anos do livro Céu e Inferno, de Allan Kardec, traz o tema: Ampliando a Consciência da Imortalidade como foco de todas as ações federativas de 2015.

Projeto anual da federação, a Caravana da Fraternidade é uma ação da FEEB que tem como objetivo trabalhar a união e a unificação do Movimento Espírita do Estado da Bahia, realizando encontros e visitas a todos os Centros Espíritas durante os meses de março a maio de cada ano. A Caravana deste ano leva a palestra “Construindo a Consciência da Imortalidade” a todas as casas espíritas.

Quer conhecer mais sobre esta temática? No dia 07 de abril, terça-feira, às 19:30, a Casa do Caminho recebe a Caravana que desenvolverá esse tema. Compareça!

Mas, o que é essa consciência da imortalidade e como construí-la e, melhor ainda, ampliá-la? A FEEB traz um texto base, de autoria de André Luiz Peixinho, sugerindo passos para o alcance desta consciência, que resumimos abaixo.

Embora vivamos numa sociedade em que o culto aos valores exteriores é o pilar do sucesso, estimulando o consumismo, o egocentrismo e a competição, tal compreensão restringe o sentido da vida a uma autorrealização transitória, incompleta, que ignora a realidade espiritual.

A Doutrina Espírita não pretende retirar o homem do mundo, isolando-o dos avanços científicos e tecnológicos, nem tampouco apartá-lo do convívio social. O isolamento total é uma afronta a Lei de Sociedade, pela qual a humanidade deve progredir unida, ajudando-se mutuamente, e assim fazer progredir o nosso planeta material e moralmente[1]. A proposta espírita é fazer o homem superar a fase materialista de consciência, transcendendo-a, através da compreensão de que a matéria é um estágio útil à evolução espiritual, esta sim, permanente.

Como alcançar a consciência de ser imortal? Existem métodos diversos de maior ou menor complexidade. São eles:

  • Conhecer-se a si mesmo enquanto ser imortal, transcendente à matéria, potência divina, essência.

Este autoconhecimento nos traz a ideia de que estamos num corpo e possuímos um períspirito, mas não somos nenhum dos dois, pois como dito, estes são ferramentas transitórias de atuação e evolução do Ser real, que é o espírito. Para nos reconhecermos como tal, segundo Leon Denis (1987), devemos:

  1. Controlar o físico, reduzindo as exigências materiais ao necessário;
  2. Regular as emoções, desprendendo-se de todo o sentimento de egoísmo.
  3. Ordenar e elevar o pensamento, fiscalizando-os e imprimindo-lhes uma direção determinada, um fim nobre e digno.
  • Experienciar a vida no mundo espiritual

Embora vivamos no mundo material, podemos, a partir dele, viver em parte a dimensão espiritual. Esta vivência nos trará a conclusão de que não somos só a matéria e o “eu” presente, mas que existe uma outra realidade paralela a nossa, em que espíritos vivem pela eternidade. Podemos experienciar a erraticidade através de:

  1. Leituras e experiências exteriores sobre o plano espiritual;
  2. A observação da própria mente, distinguindo que pensamentos são seus e quais são alheios;
  3. A vivência do mundo espiritual através dos sonhos ou projeções astrais;
  4. A identificação em si mesmo de faculdades mediúnicas.
  • Identificar sua participação em Deus e tomar consciência da unidade fundamental.

Este é a etapa definitiva, o momento em que nós, criaturas, veremos face a face o nosso criador e também “seremos deuses”. Superaremos toda a separação com a divindade, nos libertando de tudo o que é transitório. Para buscar um pouco deste estado no momento presente, podemos:

    1. Estabelecer a pureza de coração, pois como afirma Jesus, isso é condição necessária para se ver a Deus em seu estado de bem-aventurança;
    2. Aprimorar a percepção do Universo, pelo estudo e contemplação da criação divina;
    3. Desenvolver novos estados de consciência, percebendo-se parte da criação universal.

A construção e a ampliação da consciência da imortalidade não é tarefa fácil, nem mesmos a nós espíritas, e por isso esta é a tônica do ano da FEEB.

E, se ainda quiser beber mais desta fonte de conhecimento, não perca o Seminário de encerramento da Caravana da Fraternidade: Construindo a Consciência de Imortalidade, que acontecerá no dia 12 de abril de 2015, de 9h às 17h, no Centro de Convenções da Bahia, com entrada franca (informações: 71 3359-3323).

Para ler o texto completo da FEEB em 2015, acesse: http://feeb.org.br/ampliando-a-consciencia-da-imortalidade-e-o-tema-do-ano-da-feeb-baixe-o-artigo/

Para se inscrever no Seminário, acesse: http://feeb.org.br/feeb-realiza-seminario-construindo-a-consciencia-de-imortalidade/

[1] Livro dos Espíritos, capítulo 7.

 

 


This article's tags: imortalidade peixinho caravana feeb

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.