Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

O espaço Curumim de cara nova há um ano

May 22, 2016 3:00 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 126 times

Corumin5

O Espaço Curumim, assim como tudo na Casa do Caminho, é um esforço de muitos. Esse local foi criado com o objetivo de acolher os filhos dos frequentadores quando tanto os pais, quanto eles, estiverem em tratamento ou visitando o centro.

No último ano, ele foi reestruturado e as crianças passaram a desenvolver, juntamente com os voluntários que trabalham no ambiente, atividades lúdicas envolventes como: hora do conto, cantinho da leitura, pinturas, origamis, dobraduras, brincadeiras de roda, jogos, desenho livre... Enfim, viver momentos de interação, de partilha e grandes aprendizagens. Também surgiu a tarde da música, momento em que as crianças soltam a voz, e, o cineminha do Espaço, com filmes pré-selecionados pelo grupo que desenvolve o trabalho.

De acordo com a Equipe, os filmes exibidos sempre trazem a oportunidade de discutir e debater sobre temas vivenciados pelas crianças no cotidiano delas dentro e fora da Casa do Caminho.

Corumin3 

A Equipe ainda se preocupou em proporcionar aos garotos e garotas um momento muito especial: a leitura do Evangelho. Nesse instante, eles param para ouvir os ensinamentos do Cristo e refletem juntos sobre o que escutam. Em seguida, recebem um passe coletivo, exatamente como ocorre após as doutrinárias.

Adesão e opinião

Nesse período de doze meses, percebeu-se um aumento significativo de crianças envolvidas com as propostas de trabalho e buscando o Espaço, bem como a aproximação dos pais que, igualmente, se envolvem com as brincadeiras e incentivam os filhos a participarem de todo o movimento feito para acolhê-los.

Segundo Cicília, frequentadora do centro, ir à Casa do Caminho aos sábados com as filhas tem sido uma grande alegria, pois ela sente que, além do tratamento, as crianças podem desfrutar de um espaço de socialização e aprendizado. “As meninas já esperam pelo dia de ir ao centro e, a hora da saída, sempre acaba em choro porque não querem ir embora. Elas se sentem acolhidas pela equipe. Agora, para elas, passou a ser uma prioridade ir aos sábados para Casa do Caminho e isso tem me deixado muito feliz!”, acrescenta ainda.  


O Espaço Curumim foi um achado maravilhoso para nós. Nele, pudemos promover a interação dos nossos filhos com outras crianças especiais ou não, o que ajudou muito no desenvolvimento deles. Os voluntários são fantásticos, prestativos, amorosos e sempre nos ajudam. Muitas vezes, cuidam melhor das crianças que os próprios pais. É com enorme gratidão que eu posso afirmar que esse espaço proporcionou para a gente um conforto e uma recarga para os dias seguintes."

Corumin1

Os trabalhadores estimularam nas crianças, de forma natural, a prática do Evangelho, o respeito ao próximo, o amor às pessoas, mostraram a importância de ser paciente e esperar a vez para falar etc.  Eles também começam a disseminar nelas os ensinamentos de Cristo de maneira lúdica e divertida.

Que sigamos trabalhando para apresentar a proposta transformadora da doutrina espírita e de Jesus Cristo a todos que chegam, em qualquer idade!!! 

 

Deixai vir a mim as crianças, o Reino dos céus pertence aos que são puros de coração” (Mateus 19:14)

 


This article's tags: crianças Espaço Curumim 2016

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.