Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen

O Filme - Causa e Efeito

July 22, 2014 18:47 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 176 times

O longa metragem Causa e Efeito inova a temática do cinema espírita e apresenta uma trama envolvente e cheia de ação. Trata-se do primeiro filme espírita autoral, que fala sobre um dos princípios fundamentais da doutrina espírita e que serviu de base para a construção do roteiro da trama, pois explica as contingências da vida humana. Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre.

O filme conta a história de Paulo, um policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família. Num momento de lazer, Paulo perde a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado. Revoltado pelo homem não ter sido preso, ele resolve tornar-se um justiceiro e acertar contas a mando de seu chefe. Quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos - um padre, um pastor e um espírita - o que causa importantes mudanças em sua vida.

O elenco é formado por Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Maritta Cury, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra e Felipe Mônaco, dentre outros, e conta com as participações especiais de Henrique Pagnoncelli e Rosi Campos.

Segundo o diretor e roteirista, André Marouço, o objetivo sempre foi o de fazer um filme espírita para o ser humano, encarnado nesse momento tão difícil da história terrena. "Vemos que a corrupção, a violência, o materialismo e a sensualidade gratuita despontam como a grande praga desse início de século. E para mudar esse cenário é preciso, no nosso entendimento, que o cinema empreste também sua contribuição, contando histórias de superação, dramas onde a vida real seja estampada na tela e que possam explicar de forma racional como a Lei de Causa e Efeito pode ser corretiva, ou principalmente utilizada de forma a trazer a felicidade relativa aos indivíduos". 
Marouço destaca a época em que as diferenças partidárias e religiosas no Brasil e em outros lugares do planeta parecem estar tão "prementes". Buscando retratar a situação, estão no enredo três religiosos - um padre, um pastor e um espírita. "Eles são idosos, amigos e mesmo tendo crenças espirituais distintas, unem-se naquilo que as religiões deveriam fazer de melhor, que é mitigar a dor humana e auxiliar as criaturas na promoção social do ser", explica. Ele considera a história, cheia de emoção e espiritualidade, "um filme que afasta da mente humana o excessivo valor que se tem dado ao Ter, aproximando os seres humanos da importância do Ser”.

A ideia sobre o filme surgiu quando estava em cartaz O Filme dos Espíritos. Produtores e o diretor notaram que até aquele momento a imensa maioria das pessoas que foram assistir aos filmes espíritas exibidos era formada por espíritas. Assim surgiu a proposta de se criar um filme com ação, romance e com uma trama leve e envolvente, na qual o espiritismo poderia ser inserido. “Dessa forma, acreditamos que aproximamos o grande público do filme, além é claro de mantermos o público espírita”, diz André Marouço.

As filmagens iniciaram no dia 01 de maio de 2013, Dia do Trabalhador, e foi proposital, segundo Marouço, pois se tratava de um projeto que iria requerer, por parte de todos, muito trabalho e profissionalismo.

 

A maior parte dos profissionais do filme trabalha na TV Mundo Maior, uma emissora de TV da Fundação Espírita André Luiz. Os demais trabalhadores trabalharam com o diretor na TV Cultura, e como todos teriam que continuar em seus empregos, trabalhavam durante o dia nas empresas das quais estão ligados. “Reuníamos-nos durante as noites para filmar e as externas que precisavam ser filmadas durante o dia eram feitas aos finais de semana, em São Paulo, Guarulhos, Guararema, São Caetano, Mauá, Mairinque e Fortaleza.


This article's tags: causa e efeito o filme casa do caminho

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.