Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

Encerramento 2017 nos Grupos de Apoio à Familia e Gestantes

December 6, 2017 16:50, by Redação CDC - 0no comments yet
No próximo dia 10/12,  em uma linda linda manhã de domingo, as equipes dos Grupos de Apoio à Família e Gestantes, estarão reunidas para fecharem o ciclo de muito trabalho em 2017. 
Será uma manhã alegre, em clima de confraternização e gratidão pelo intenso ano de oportunidades de servir com muito carinho às novas mamães do planeta e as diversas famílias que buscam a Casa do Caminho.
 
Venha assistir a uma palestra jovial e reflexiva proferida por Vicente Aguiar... Traga a sua família para celebrar conosco!
Ainda tem apresentação do Coral da Casa do Caminho! Imperdível! E muito mais...
 
O Grupo de Apoio à Família vem desenvovlendo um trabalho crescente, recebendo às famílias aos sábados pela manhã, para apoio, ajuda, acolhimento das diversas necessidades do ser humano em transição nesse planeta. Em intensa atividade de capacitação para atender ainda melhor a todos que nos procuram, a equipe tem realizado reuniões de planejamento de suas ações com profissionais capacitados nessa área.  
 
O Grupo de Gestantes que acolhe com muito amor e trabalho, grávidas e seus bebês ainda na barriga, tem muito a celebrar! Completaram 10 anos de existência esse ano, atendendo, fazendo atividades de interação mãe e bebê, oferecendo um lindo enxovais ao final da gestação e muito mais... 
 
Quer saber mais sobre o projeto com as gestantes?  Acesse os links: 
 
 
 
Natal de jesus 2017 1
 
 
"Caridade, na sua execução não se cansa, não se exaure, não reclama, não se considera, tudo dá,mais do que dá: dá-se!
Jesus , culminando o  seu ministério entre os homens da Terra, após as incontáveis doações pela estrada da compaixão e da misericórdia, com que a todos socorreu e leniu, doou-se , deu a vida na cruz,  como sublime legado de amor, inapagável luz de caridade que passou a clarear os milênios porvindourosafora, desde aquele momento."
 
"Sentindo a dor do próximo como sua própria dor e a queda do irmão  como desfalecimento da sua aspiração, o espírita se renova, renovando, também, e não descoroçoa quando estão em jogo os interesses de todos, mesmo em detrimento do próprio interesse. A solidariedade que o vitaliza faz-se-lhe a alma das aspirações e engrandece-se  pelo método de fazer-se móvel do progresso da comunidade, que se liberta, então a penates, é certo, porém, com segurança, do jugo do egoísmo e do despotismo do orgulho."
(Joanna de Angelis/ Divaldo Franco. Estudos espíritas)
 

 



Programe-se - Dezembro na Casa do Caminho

December 6, 2017 11:55, by Redação CDC - 0no comments yet

Programe-se - Dezembro na Casa do Caminho.

No dia 08/12, na próxima sexta-feira não haverá atividades para o público na Casa do Caminho, em virtude de atividades internas. 

No dia 09/12, o funcionamento da Casa é normal.
 
No dia 16/12/2017, sábado, a partir das 15 horas, você é nosso convidado muito especial. É dia de confraternização!
Traga a sua família também, para que possamos agradecer juntos as bençãos desse ano, os desafios que tivemos oportunidade de transcender e vivenciar. Todas as experiências que nos fazem sempre crescer e crescer... Estamos melhores hoje do que fomos ontem. 
Ainda no dia 16/12, teremos apresentações musicais com David e orquestra de violões, Coral da Casa do Caminho, palestra, alegria, abraço amigo, reencontros e muito mais... Venha compartilhar seu sorriso! 
 
A Casa do Caminho é um esforço de muitos e precisa da nossa harmonia e presença nesses momentos de integração e fraternidade. 
 
Lembre-se: nesse dia não haverá atendimento individual. A equipe espiritual estará celebrando conosco e, com certeza, difundindo boas energias para cada um dos presentes.
 
A Casa continuará de portas abertas, funcionando normalmente até o dia 22/12. A partir de 23/12, entrará em recesso para atividades internas e voltará às suas atividades, normalmente, no dia 02/01/2018 quando aguardaremos todos, com muito carinho!!
 
A Casa do Caminho agradece a todos que contribuiram, com o seu amor, para que fosse possível a realização de nossas atividades em 2017. 
 
Desejamos um Natal com Jesus Cristo e que seus ensinamentos ocupem cada vez mais espaços em nossos corações e mentes!
 
08/12 - Casa fechada para atendimento ao público
09/12 - Funcionamento normal
16/12 - Confraternização 
18 a 22/12 - Funcionamento normal
23/12/2017 a 01/01/2018 - Casa fechada para atendimento ao público
a partir de 02/01/2018 - Retorno ao funcionamento normal da Casa do Caminho. Aguardaremos todos de portas abertas!
 
 Encerramento 2017

CARTA DE NATAL

Meu amigo, não te esqueças.

Pelo Natal do Senhor

Abre as portas da bondade

Ao chamamento do amor.

 

Reparte os bens que puderes

Às luzes da devoção

Veste os nus. Consola os tristes,

Na festa do coração.

 

Mas, não te esqueças de ti,

No banquete de Jesus:

Segue-lhe o exemplo divino

De paz, de verdade e luz.

 

Toma um novo compromisso

Na alegria do Natal,

Pois o esforço de si mesmo

É a senda de cada qual.

 

 
Sofres? Espera e confia.

 

Não te furtes de lembrar

Que somente a dor do mundo

Nos pode regenerar.

 

 
Foste traído? Perdoa.

 

Esquece o mal pelo bem.

Deus é a Suprema Justiça.

Não deves julgar ninguém.

 

 

Esperas bens neste mundo?

Acalma o teu coração.

Às vezes, ao fim da estrada

Há fel e desilusão.

 

Não tiveste recompensas?

Guarda este ensino de cor:

Ter dons de fazer o bem

É a recompensa melhor.

 

 
Queres esmolas do Céu?

 

Não te fartes de saber

Que o Senhor guarda o quinhão

Que venhas a merecer.

 

 
Desesperaste? Recorda,

 

Nas sombras dos dias teus,

Que não puseste a esperança

Nas luzes do amor de Deus.

 

Natal!... Lembrança divina

 

Sobre o terreno escarcéu...

Conchega-te aos pobrezinhos

Que são eleitos do Céu.

 

- Mas, ouve, irmão! 

Vai mais longe

Na  exaltação do Senhor:

Vê se já tens a humildade,

A seiva eterna do amor.

CASIMIRO CUNHA

 


O Grupo de Apoio a Gestantes convida para a Feirinha de Natal

November 29, 2017 12:12, by Redação CDC - 0no comments yet
Venha presentear com solidariedade!
No dia 02/12, no próximo sábado, a partir das 8 horas na área do estacionamento da Casa do Caminho, o Grupo responsável pelas atividades com as gestantes estará expondo e vendendo itens que podem ser úteis como presentes para esse Natal. Venha conferir! Ah e traga também seus familiares e amigos para comprar! Leve um pedacinho de amor e solidariedade para o seu lar. Faça um Natal diferente! 
 
Esse é o terceiro ano consecutivo que acontece a Feirinha de Natal do Grupo de Apoio a Gestantes. As trabalhadoras voluntárias do Grupo mantem uma atividade de artesanato durante todo o ano. São diversas peças confeccionadas com muito carinho, para serem vendidas nesse momento. Cada peça vem envolvida em energia do bem, pois são feitas com zelo e desprendimento. A venda favorecerá a aquisição de itens para as cestas básicas e o enxoval que são doados às gestantes assistidas pela Equipe ao longo e ao final da gestação, respectivamente.
 
Como funciona o grupo de apoio a gestantes?
 
As gestantes são acompanhadas desde o quarto mês de gestação com encontros semanais, às segundas à tarde, na Casa do Caminho. Nesses encontros, recebem gratuitamente orientações diversas sobre o cuidado com o bebê, importância de amar o filho desde à gestação, shantala (massagem para bebês), amamentação, cuidados pós-parto, importância do evangelho no lar, oficinas de artesanato e muito mais. 
Existe um acolhimento carinhoso dos desafios que enfrentam, compartilham seus sentimentos e mudanças no corpo com outras gestantes. A equipe voluntária trabalha arduamente para fazer com que esses momentos especiais de gestação sejam único na vida de cada gestante do programa.  
 
 
 
 "O amor materno é um sentimento instintivo e uma virtude". "Quando nasce na mulher o sentimento de abnegação e devotamento em relação aos filhos, essa energia psíquica inicialmente instintiva atinge o grau de virtude. Esse amor persiste por toda a vida, sobrevive mesmo à própria morte, acompanhando o filho até no além-túmulo".
(pergunta 890, do Livro dos Espíritos).
 
Feirinha de natal powerpoint para o site
 
 
 
 "Ser mãe é assumir a responsabilidade de contribuir com Deus na construção da humanidade ditosa do futuro, auxiliando outra alma em sua caminhada evolutiva.
Para cumprir missão de tal envergadura, tem de superar desafios e, muitas vezes, renunciar a seu próprio bem-estar.
Ser mãe é viver em júbilo por compartilhar com Deus o dom da vida, é viver de emoção em emoção, sofrendo resignadamente, mas seguindo sempre e corajosamente.
Ser mãe é cantar de alegria, mesmo na estrada das adversidades; é ter garra, força e coragem para auxiliar o ser amado na busca da felicidade.
Sempre pronta a segurar na mão do seu rebento amado quando das dificuldades da passagem, orienta sobre o bem e o mal, mas respeita-lhe a individualidade e permite-lhe o livre arbítrio.
Ser mãe é receber como filhos, espíritos com os quais mantém laços de afinidade (simpatia) ou de resgates (quando têm dívidas um para com o outro), tendo "outra" oportunidade para que te redimas e aprendas junto com ele.
Ser mãe na Terra, é ter a marca de Deus na alma, é saber ser feliz com pequenas coisas, como o ajudar constante, o amparar solícito, o afago de amor."
Denise Moreira Pereira

 



A Juventude Espírita da Casa do Caminho vai à CONJEB e precisa de nossa ajuda!

November 19, 2017 0:34, by Redação CDC - 0no comments yet
No próximo dia 03 de dezembro, a Casa do Caminho vai abir as suas portas para um evento muito especial e nobre: "Ajude a Juventude Espírita Casa do Caminho ir à CONJEB". A nossa caravana leva aproximadamente 50 jovens para a atividade promovida pela Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) que acontece em outra cidade, durante o carnaval.  
E, para isso, precisamos de recursos financeiros para inscrição e traslado...
No domingo, das 09 às 12 horas, você pode participar, trazer as crianças e quem desejar, para uma manhã rica e diferente. Venha tomar o café conosco! 
 
O que acontecerá nesse dia?
 
Palestra interativa, apresentação musical, atividades infantis, cantinho do artesanato, cantinho de livros e outros e... sorteios, muitos sorteios! Mas são sorteios de verdade! Serviços em odontologia, em salão de beleza, brinquedos, presentes para o Natal. Tudo com muita qualidade!
 
Como faço para participar? 
Adquira o ingresso individual, no valor de R$10,00 que dá direito a entrada no evento, assistir as apresentações e participar dos muuuitos sorteios e oficinas. Além disso, traga uma quantia extra para investir no lanche do dia e nos itens que estarão à venda. Serão muitas coisas interessantes para o Natal, por preços imbatíveis. Vale conferir!

Ingresso

Contamos com a participação de todos! A Casa do Caminho é um esforço de muitos e a Juventude Espírita faz parte desse esforço e de nossas ações para a implantação do bem na Terra!
 
E por que a CONJEB é um evento muito importante para a Casa do Caminho?
 
A Casa do Caminho acredita que "se desejamos um mundo melhor, precisamos deixar filhos melhores para o mundo".  Semear o bem é ter a certeza de que a colheita resultará em amor, fraternidade e equidade entre os seres que habitam a Terra. O momento mais propício para a semeadura é quando o solo está mais fértil, como nas crianças e jovens. Eles podem e muitos já estão fazendo a diferença.
 
A Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia (CONJEB) oferece aos jovens uma alternativa ao período do carnaval. Durante os dias do evento, os jovens tem  oportunidade de compartilhar ideias, aprender sobre solidariedade, integração, o Divino em nós, amor fraterno e sobre a responsabilidade que cada ser existente nesse planeta tem com o progresso moral de todos. 
Desde a década de 60, a cada dois anos, sempre no período do carnaval, a CONJEB acontece em diferentes cidades do estado da Bahia, sempre com uma programação pedagógica bem estruturada, com carinho, pelos componentes do Núcleo da Juventude da FEEB. E claro, intensa! A cada dois anos, escolhido cuidadosamente, um tema central permeia as reflexões durante o evento.
Em 2018, com o tema "Juventude, a Nova Era já resplande no horizonte" provocar-se-á, entre os jovens, a retomada do pensamento da antiga comunidade cristã
Durante os dias, os jovens participam de diversas oficinas, organizadas por idades, que conduzem todos a reflexão profunda, de forma lúdica e divertida. À noite, momento de arte, teatro, música e integração. Laços que são criados e fortalecidos, dentro do ideal do bem, alguns que duram toda essa existência e, com certeza, em outros planos. Sem falar no exercício do respeito ao outro....
A próxima CONJEB, em fevereiro de 2018, terá como tema "Juventude, a Nova Era já resplande no horizonte" com o objetivo de provocar nos jovens a retomada do pensamento da antiga comunidade cristã.
 
A participação na juventude espírita ao longo do ano e em eventos como esse, desperta nos jovens a vontade de seguir, semeando o amor...
Alguns espíritas conhecidos hoje, que quando mais jovens participaram de Conjebs, continuam assumindo responsabilidades para servir no bem. Apenas para citar, André Peixinho, atual presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), Marco Oliveira e Jéssica Plácido, atuam no área de educação, no Núcleo de Infância e Juventude da FEEB, entre muitos outros.     
  
 
   "(...) Vivemos numa civilização construída no valor do ter e não no valor do ser, em que a grande massa humana é modelada por uma educação que a faz passiva, competitiva, obediente e crítica - com um único objetivo: que nos tornemos todos consumidores compulsivos. 
(...) Para Sócrates (...) a felicidade real do ser humano, está na posse de si, que parte do autoconhecimento e dá a segurança naquilo que se é e não naquilo que se tem. 
(...) Por isso, em sua defesa diante dos magistrados de Atenas, Sócrates nos lança esse apelo ainda válido: "Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor.
(...)Isso quer dizer que é através de uma educação em que se desperta esse ser divino dentro de cada um, que podemos garantir pessoas solidárias, que possam formar uma sociedade mais harmoniosa. 
A confiança de que podemos ser bons, de que a bondade não é fraqueza, a certeza de que todos os seres humanos, mesmo os aparentemente mais endurecidos, têm uma parte intocada, Divina, que pode ser despertada, muda completamente  a nossa atitude diante das Leis, da Educação, da luta pela transformação social.
  (Dora Incontri/Educação, Espiritualidade e Transformação Social)   
 


Palestra com intérprete em LIBRAS na Casa do Caminho

November 10, 2017 14:28, by Redação CDC - 0no comments yet

Como parte da programação doutrinária do mês de novembro, no dia 29 às 14 horas, quarta-feira, a palestra terá um brilho especial. Contaremos com a presença de um intérprete em LIBRAS. O que significa que todos aqueles com surdez serão bem-vindos à Casa do Caminho, como habitual. Entretanto, nesse dia, com muita alegria e carinho poderemos receber todos de modo mais confortável e inclusivo. 

Contribua com a divulgação! Compartilhe com os surdos e suas famílias! 

A palestra será ministrada por Emilson Piau que abordará o tema da reencarnação de uma forma simples e leve. A compreensão das nossas aflições atuais com um olhar mais atento sobre a providência Divina em cada uma de nossas vidas faz com que possamos trilhar a nossa existência com maior serenidade e sabedoria, usufruindo dos nossos progressos, como ser em evolução.

Um projeto antigo da equipe de programação doutrinária da Casa, que somente foi possível com a ajuda e sensibilidade da APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia). A nossa gratidão pelo apoio recebido da APADA que tornou possível essa conquista. 

 

O que é LIBRAS? 

 

"As línguas de sinais não são apenas um conjunto de gestos que explicam as línguas orais, são complexas e expressivas, permitindo aos seus usuários discutir sobre qualquer assunto, desde filosofia e política, até moda, poesia e teatro. Ela não é universal e cada país pode ter a sua própria língua de sinais. 

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Brasil ganhou espaço a partir de 1857 quando Eduard Huet, um francês que ficou surdo aos doze anos veio ao país a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para meninos surdos primeiramente chamada Imperial Instituto de Surdos Mudos, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

A partir da fundação da escola, os surdos brasileiros puderam então criar a Língua Brasileira de Sinais, que se originou da Língua de Sinais Francesa e das formas de comunicação já utilizadas pelos surdos de vários locais do país (portaleducacao.com.br)". 

O governo brasileiro estima em mais de 9,7 milhões os  portadores de deficiência auditiva no país. O Brasil somente começou a regulamentar a língua brasileira de sinais em 1993, mas o reconhecimento de Libras como uma forma de comunicação e expressão da comunidade surda só veio - e foi oficializado - quase dez anos depois, em 2002, em forma de lei.  Alguns anos depois, mais um avanço: Libras se tornou, com em 2005, disciplina obrigatória para todos os cursos de licenciatura e fonoaudiologia, nas diferentes áreas do conhecimento. Como parte das conquistas mais recentes, em 2010, a profissão de tradutor - intérprete foi regulamentada no país.

Em 2017, os surdos passaram a contar com um grande reforço em suas conquistas: a Vídeo Prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Vídeo Prova permite que as questões sejam apresentadas em LIBRAS por meio de um vídeo e os surdos terão acesso ao caderno de questões impresso com os itens correspondentes  apresentados no vídeo (portal.inep.gov.br). 

 

171. Sobre o que se funda o dogma da reencarnação?

— Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois não nos cansamos de repetir: um bom pai deixa sempre aos filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não diz que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna daqueles cujo melhoramento não dependeu deles mesmos? Todos os homens não são filhos de Deus? Somente entre os homens egoístas é que se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão.

 Comentário de Kardec: Todos os Espíritos também tendem a perfeição, e Deus lhes proporciona os meios de consegui-la, com as provas da vida corpórea. Mas, na sua justiça, permite-lhes realizar, em novas existências, aquilo que não puderam fazer ou acabar numa primeira prova.

  Não estaria de acordo com a eqüidade, nem segundo a bondade de Deus, castigar para sempre aqueles que encontraram obstáculos ao seu melhoramento, independentemente de sua vontade, no próprio meio em que foram colocados(...).

 

 803. Todos os homens são iguais perante Deus?

     — Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez. as suas leis para todos. Dizeis freqüentemente: “O Sol brilha para todos”, e com isso dizeis uma verdade maior e mais geral do que pensais.

Comentário de Kardec: Todos os homens são submetidos às mesmas leis naturais, todos nascem com a mesma fragilidade, estão sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus não concedeu, portanto, superioridade natural a nenhum homem, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos são iguais diante dele.

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)

Cartaza3 libras curvas