Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Próximos Eve...
Full screen Suggest an article

Agende-se! Confira a programação de abril na Casa do Caminho

April 12, 2017 12:26 , by Redação CDC - 44 comments | No one following this article yet.
Viewed 361 times

Agende se cdc abril

 

No dia 11/04 às 19 h palestra Caravana da Fraternidade FEEB com participação musical de Cássia Aguiar

Atenção: nos dias 14, 15 e 16 /04 não haverá atividades para o público externo na Casa do Caminho. 

Nos feriados de 21/04 (Tiradentes) e 01/05 (Dia do Trabalho), a Casa estará de portas abertas para receber a todos que nos procuram!

No dia 29/04, sábado, das 14 às 17 horas, Ala Mitchell - um dos autores do livro a Turma da Mônica, Chico Xavier e seus ensinamentos  - estará na Casa do Caminho para tarde de autógrafos e atividades com as crianças. Compareça para ver de perto esse lindo trabalho para o público infantil!

 

  

Você sabe o significado da Páscoa?

A Páscoa é uma festividade muito antiga, que remonta aos tempos antes de Cristo. A palavra “páscoa”, do hebraico pessach, significa “passar por cima" ou "passar por alto” e celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, liderada por Moisés, marcada a partir da travessia no Mar Vermelho (Êxodo, 12, 13 e 14). Até hoje, os judeus celebram este acontecimento durante 7 dias, desde aproximadamente 1440 a.C.

Quando da passagem de Jesus pela Terra, a Páscoa ganhou um novo significado. Foi por ocasião da Páscoa judaica que o Cristo foi até Jerusalém – onde foi recebido por grande número de seguidores com ramos de plantas – e dividiu com seus discípulos a última ceia. Ali, Jesus compartilhou com os apóstolos os derradeiros dias que lhe aconteceriam e então, seguiu-se o plano divino. Jesus foi morto por crucificação na sexta-feira daquela mesma semana e, segundo a liturgia católica, que baseou as seguintes, ressuscitou ao domingo. A data, assim, comemora a “ressureição” de Cristo. A páscoa católica é comemorada pelas igrejas ortodoxas e romana e possui uma data móvel, cujo cronograma foi estabelecido no concílio de Nicéia.

Ao longo dos milênios as festividades de Páscoa incorporaram símbolos de culturas pagãs, para facilitar a assimilação cultural da Igreja Católica por diversos povos. Como exemplos temos a simbologia do ovo, que na Europa antiga já era colorido por ocasião da celebração da chegada da primavera e significa renascimento e vida. Já o coelho, tem origem na deusa nórdica da fertilidade Gefjun, e para a Igreja simbolizaria a multiplicação da fé na instituição e no Cristo, por onde quer que estivesse presente.

A Doutrina Espírita entende que a ressurreição de Jesus não se operou em seu corpo físico, pois isso seria contrariar a lei natural. A aparição do Cristo aos apóstolos e outros seguidores após o seu desencarne ocorreu pelo fenômeno da materialização. O Mestre, conhecedor e representante das leis divinas na Terra, sabia como ninguém manipular elementos como o fluido cósmico universal e o fluido vital dos demais encarnados para criar um corpo fluídico e assim se fazer ver e tocar aos mais próximos, fenômeno chamado de materialização. Os discípulos do Senhor conheciam a importância da certeza na sobrevivência para o triunfo da vida moral. Eles mesmos se viram radicalmente transformados, após a ressurreição do Amigo Celeste, ao reconhecerem que o amor e a justiça regem o ser além do túmulo. Por isso mesmo, atraiam companheiros novos, transmitindo-lhes a convicção de que o Mestre prosseguia vivo e operoso, para lá do sepulcro. (1)

O Espiritismo, mesmo sendo uma doutrina que possui como modelo e guia o Cristo, não comemora a Páscoa, mas respeita a comemoração dos demais credos religiosos. Devemos aproveitar este momento para refletir tanto sobre a vida de Jesus na Terra, o sacrifício que fez por nós, mas, mais importante ainda, sobre o caminho de auto iluminação que nos deixou, trilha segura para a nossa evolução e para a melhoria do planeta. 

 Tudo parecia o fim  mas na verdade era s  o come o

 

“A ressurreição do Cristo representa a vitória sobre a morte do corpo físico, e anuncia, sem sombra de dúvidas, a imortalidade e a sobrevivência do Espírito em outra dimensão da vida.” Emmanuel (2)

 

Referências:

  • Marta Antunes de Moura. Os Simbolismos da Páscoa e o Espiritismo. Federação Espírita Brasileira. Disponível em: <http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/os-simbolismos-da-pascoa-e-o-espiritismo/>
  • Francisco Cândido Xavier. Pão Nosso. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. 176, pág. 365.
  • Wikipédia - Páscoa: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

 


This article's tags: 2017 Recesso Páscoa Agenda Programação

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.