Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen

Sobre a Cultura da Paz

May 18, 2014 0:57 , by Vicente Aguiar - 22 comments | No one following this article yet.
Viewed 1133 times

No contexto da Cultura da Paz, a palavra “paz” é utilizada como princípio ou valor humano que significa “harmonia”. Paz, então, é sinônimo de harmonia, mesmo que nas crises, diversidades e conflitos; de movimento, trabalho e luta constantes; de ação holística, proativa, criativa, transformativa e afirmativa; de aprendizagem processual e permanente.

Desta maneira, a Cultura da Paz pode ser definida como um conjunto de conhecimentos que busca o desenvolvimento da consciência, da compreensão, da transformação e a consolidação de ações pacíficas, pacificadoras e pacifistas nas relações humanas,  em termos pessoal, social e ambiental.

A paz, neste momento, convida-nos a repensar o mundo, buscando melhor qualidade de vida para todos. Mas não podemos mudar a existência sem esforço e força de vontade. Desfrutar um estado de paz demanda trabalho!

Por isso, a paz é, ao mesmo tempo, um desafio de todos nós e uma necessidade de mudança da sociedade contemporânea: precisa urgentemente ser construída, aprendida e divulgada, como filosofia de vida, não só como forma de resolução criativa de conflitos, mas como estratégia política para a transformação da realidade.

"Estamos todos cansados de tanta guerra, da violência e do desamor! Então, se você quiser ser um "emissor" e um "receptor" da Cultura da Paz, segundo Roberto Assagioli (espírito)/psicografia Ruth Brasil, basta inicialmente saber que você é uma "Potência de Paz", que ela se encontra no núcleo do nosso ser mais profundo, que é o nosso Espírito.

Como Espírito em busca de consciência divina, trabalhe sempre pela paz no micro- e no macrocosmo, pois a paz é um dos valores humanos mais importantes para a sobrevivência da Humanidade. Aja pela paz, mesmo nas pequenas ações, porque quando boa parte da humanidade sair do paradigma da violência e construir o da Cultura da Paz, todos nós aprenderemos definitivamente a agir e a viver em estado de paz.

Olhemos sempre em frente, concentrados na paz... Que a paz de Jesus esteja sempre conosco!

                                   Jaildon Góes

                          Arte-educador e Multiplicador da Cultura da Paz


This article's tags: cultura paz cultura da paz

1One comment

  • Ab3226673627600b43764d85506466be?only path=false&size=50&d=404Paula(unauthenticated user)
    May 11, 2017 4:21

     

    Hi, yup this post is truly nice and I have learned lot of things from fuck it ([url=http://ricky2barlow78.snack.ws/can-hammertoes-cause-numbness.html]ricky2barlow78.snack.ws[/url]) about blogging.
    thanks.


Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.