Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

4 de outrubro. Dia de Francisco de Assis

October 4, 2017 0:23 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 46 times
Dia 4 de outubro ficou conhecido como o Dia de São Francisco de Assis. Francisco nasceu em 1182 e desencarnou em 1226, aos 44 anos de idade. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença.
 
À época, era grande o apego ao luxo e às riquezas, o que minava a sociedade e causava danos à Igreja. Francisco, o jovem filho de um bem sucedido comerciante da cidade de Assis, era apegado às amizades, aos bens materiais e às atrações do mundo, como a quase totalidade dos rapazes de sua idade. Por volta de 20 anos, uma guerra começou entre as cidades italianas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo.
 
Enquanto estava enfermo, Francisco ouviu “uma voz sobrenatural” que pedia para ele "servir ao amor e ao servo". Em um dia, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, o chamado de Deus foi mais forte. Foi aí que Francisco voltou-se para o Criador e para os mais necessitados em um novo ideal de pobreza, obediência e castidade. Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores (franciscanos), que se expandiu pelo mundo através de várias ramificações. Também, com Santa Clara, fundou a ordem das Clarissas.
 
Foi seguindo seu caminho como peregrino de Deus que Francisco viajou por muitos lugares, vivendo em comunhão com a natureza, se dedicando aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos. Por isso, Francisco de Assis também é considerado protetor dos animais e, por sua vez, o dia 04 de outubro também é o Dia Mundial dos Animais.
 
Em tudo Francisco procurava seguir o Evangelho de Jesus e estimulando o amor ao próximo, tal como percebemos na Oração da Paz, chamada, naturalmente, de Oração de São Francisco.
 
São Francisco de Assis tudo transformava, através do amor universal, afabilidade e compaixão. Do mesmo modo que Cristo mostrou a vida vivendo entre os sofredores e entre os humildes, São Francisco se mistura aos necessitados. E é pelo esforço constante em direção à divisão do que lhe é dado com aqueles que não têm nada, que se fortificam suas pretensões e méritos, ao mesmo tempo que suas aptidões espirituais.
 
Amava intensamente a Deus e ao próximo, vivia à luz de uma fé profunda, que compartilhava com todos, sem distinção. Sua vida era de orações e sacrifícios, para fundir-se com Àquele que tanto amava. Doava-se com franca generosidade atuando constantemente em seu aperfeiçoamento moral e espiritual, como sugere Allan Kardec no “O Evangelho Segundo o Espiritismo“, capítulo XVII, ítem 4: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências”.
 
Francisco, foi homem humilde e simples, assim como o Cristo, a quem amava ardentemente. Foi um verdadeiro Cristão, preocupado com o seu semelhante, totalmente dissociado do poder da vaidade e do orgulho, sendo um exemplo para a humanidade. 
 
Que São Francisco continue a ser um exemplo de paz e de serenidade para todos àqueles que procuram a luz e que faça reverberar em seus corações os resplendores da Graça Divina.

 

Oracao sao franciso


This article's tags: doutrinárias oracao oracao de sao francisco Francisco de Assis 2017

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.