Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Em 2018 "A Gênese" faz 150 anos!

January 6, 2018 6:52 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 42 times

Em 2018 "A Gênese" faz 150 anos!

Em 06 de janeiro de 2018, o livro A Gênese comemora 150 anos de lançado. Em 1868, o codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, lançou o quinto livro do pentateuco da doutrina espírita “A Gênese – Os milagres e as predições segundo o Espiritismo”. A obra levanta questões sobre a criação da humanidade, tanto corpórea quanto espiritual. 

A obra, de tom notadamente científico, é composta por três partes. A primeira, trata da Gênese, ou seja, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda, dos milagres, onde se discute sobre o que pode ser considerado milagre, e se explica, à luz da doutrina espírita os muitos milagres feitos por Jesus. E a terceira parte, explica como e porque podem haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas afins.

Abaixo alguns trechos da obra, que versam sobre o progresso do homem, sobre o caráter de revelação da Doutrina Espírita e sobre Deus, nosso criador. 

"Os homens progridem incontestavelmente por si mesmos e pelos esforços da sua inteligência; mas, entregues às próprias forças, só muito lentamente progrediriam se não fossem auxiliados, como o estudante o é pelos professores. Todos os povos tiveram homens de gêncio, surgidos em diversas épocas, para dar-lhes impulso e tirá-los da inércia." - Capítulo 1, item 5.

"O Espiritismo, dando-nos a conhecer o mundo invisível que nos cerca e no meio do qual vivíamos sem o suspeitarmos, assim como as leis que o regem, suas relações com o mundo visível, a natureza e o estado dos seres que o habitam, e, por conseguinte, o destino do hmem depois da morte, é uma verdadeira revelação, na acepção científica da palavra. " - Capítulo 1, item 12.

"Deus é a suprema e soberana inteligência. É limitada a inteligência do homem, pois que não pode fazer, nem compreender tudo o que existe. A de Deus, abrangendo o infinito, tem que ser infinita. Se a supuséssemos limitada num ponto qualquer, poderíamos conceber outro ser mais inteligente, capaz de compreender e fazer o que o primeiro não faria e assim por diante, até o infinito." - Capítulo 2, item 9

"Deus é soberanamente justo e bom. A providencial sabedoria das leis divinas se revela nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, não permitindo essa sabedoria que se duvide da sua justiça, nem da sua bondade. " - Capítulo 2, item 14

 

06

 

 


This article's tags: 2018 Codificação allan kardec espiritismo Curso Básico Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita obras básicas A Gênese

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.