Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Em busca de Deus: histórias pra contar

March 23, 2017 2:36 , by Redação CDC - 33 comments | No one following this article yet.
Viewed 255 times

 

Photo 2017 03 22 21 06 02Que é Deus? A primeira pergunta do Livro dos Espíritos, organizado por Allan Kardec, tem uma resposta bem clara. "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Provavelmente preparado para a incredulidade dos homens, logo em seguida, Allan Kardec faz a seguinte pergunta aos espíritos: "Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?" E a resposta dos espíritos foi incontestável, aos olhos daqueles que desejam ver: - "Numa máxima que aplicais às vossas ciências: Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a razão vos responderá."

"A maioria das pessoas pode aceitar que o apego aos bens materiais crie obstáculos intransponíveis para o conhecimento do Divino, ainda que, essencialmente, a maioria também dos que se afirma em busca do conhecimento espiritual não avance por apegos a eles. O que desconfortará a muitos é saber que os bens espirituais e consolos podem criar idênticos impedimentos ao trabalho do espírito. Não importa a espécie de apego, e sim a amarra com que se está ligado.

Pode-se estar preso por uma corrente de ferro, uma corda ou um fio, mas em todas as três hipóteses se está preso: a ligadura pode ser maior ou menor, mas a prisão continua.

(...) Não procure saber qual o plano espiritual a que faz jus (...) esteja livre de tais preocupações que costumam encarcerar a alma e tornam a sua caridade em uma cobrança aos cofres divinos. Você deve agir por amor ao AMOR e, nada mais.
Não busque senão a Deus, porque o espírito divino é tão livre que lhe ensinará o gosto pela liberdade que você desaprendeu. Só com quem é livre, aprendemos a sê-lo."

(do livro Divina Presença/ psicografia Elzio F. de Souza)

Ainda hoje, há um sem número de indivíduos que não aceita a existência de Deus e argumenta que tudo que aí está, inclusive a rotação dos planetas em plena harmonia, o dia e a noite, a combinação de moléculas, o perfeito funcionamento do corpo humano, tudo isso seria obra do acaso.

Para esses e para os divertidos, algumas pessoas iluminadas e criativas tem proposto histórias interessantes a respeito de Deus, que valem a nossa reflexão. E, quem sabe, se acharmos interessante, contarmos por aí afora...

***

Photo 2017 03 22 21 05 44


O menino e o tamanho de Deus

Um garoto perguntou ao pai:
– Qual o tamanho de Deus?
Então ao olhar para o céu, o pai avistou um avião e perguntou ao filho:
– Que tamanho tem aquele avião?
O menino disse: Pequeno, quase não dá para ver.
Então o pai o levou a um aeroporto e, ao chegar próximo de um avião, perguntou:
– E agora, qual o tamanho deste?
O menino respondeu: Nossa pai, este é enorme!
O pai então disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto, maior Ele será na sua vida!

***

Deus existe: é hora de buscá-lo


Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem e começaram a falar sobre Deus... O barbeiro disse:

– Eu não acredito que Deus exista, como você diz.

– Por que você diz isto? – o cliente perguntou.

– Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas.

O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu. Neste momento, ele viu um homem na rua com barbas e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia sujo e arrepiado. Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro.

– Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem.

– Como assim, eles não existem? - perguntou o barbeiro. – Eu estou aqui e eu sou um barbeiro!

– Não! – o cliente exclamou. – Eles não existem porque, se eles existissem, não existiriam pessoas com barbas e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua.

– Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas.

– Exatamente! – afirmou o cliente. – É justamente isso, Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, porque é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e tanto sofrimento no mundo.

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. (Romanos, 1:20)

O que confia no Senhor, esse é feliz! (Provérbios, 16:20)

(Autor desconhecido. Reproduzido a partir do folheto da Disk Solução - Mensagem de Amor e Consolo)

***

Photo 2017 03 22 23 56 55

O ventre da mãe

No ventre de uma mãe havia dois bebês. Um perguntou ao outro:

– Você acredita em vida após o parto?

O outro respondeu:

– É claro. Tem que haver algo após o parto. Talvez nós estejamos aqui para nos preparar para o que virá mais tarde".

– Bobagem... – Disse o primeiro – Que tipo de vida seria esta?

– Eu não sei, mas haverá mais luz do que aqui. – Disse o segundo – Talvez nós possamos andar com as nossas próprias pernas e comer com nossas bocas. Talvez tenhamos outros sentidos que não possamos entender agora.

O primeiro retrucou:

– Isto é um absurdo. O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o mais de que precisamos. O cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto está fora de cogitação.

– Bem, eu acho que há alguma coisa e talvez seja diferente do que é aqui. – insistiu o segundo – Talvez a gente não vá mais precisar desse tubo físico.

– Bobagem, e além disso, se há realmente vida após o parto, então por que ninguém jamais voltou de lá?

– Bem, eu não sei – respondeu o segundo – mas certamente vamos encontrar a mamãe e ela vai cuidar de nós.

– Mamãe, você realmente acredita em mamãe? Isto é ridículo. – desdenhou o primeiro - Se a Mamãe existe, então, onde ela está agora?

– Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela. É nela que vivemos. Sem ela este mundo não seria e não poderia existir.

– Bem, eu não posso vê-la, então, é lógico que ela não existe.

– Às vezes, quando você está em silêncio, se você se concentrar e realmente ouvir, você poderá perceber a presença dela e ouvir sua voz amorosa.

Este foi o modo pelo qual um escritor húngaro explicou a existência de Deus.

***

Photo 2017 03 22 23 56 48

 

Advertência

Três amigos encontravam-se no campo, quando uma imensa luz de brilho inexcedível e singular transparência surgiu à frente deles vinda do horizonte.
Um deles fugiu.
O outro ficou paralisado e fechou os olhos com o anteparo das mãos.
O terceiro mergulhou nela
(Haveria um quarto amigo que afirmaria: - "Eu não vi coisa alguma").

 

 

 ***

"Não procure a Deus nas expressões fenomênicas, porque, se elas falam de Deus, não são Deus. Aprenda a esconder-se: aja tão silenciosamente que sua presença passe despercebida; cale, para que Deus fale pelos seus lábios; escute, para que Deus possa conversar com você; ame, de modo que possa sente-lo, amando-o no outro.
Quanto mais for para o oculto de si, você mais se aproximará de Deus. Só quem se esconde na realização das obras, sem deixar de agir e espalhar o bem, pode achá-lo e sentí-lo no seu esconderijo de amor pela humanidade."

(do livro Divina Presença, autoria espiritual de Yogashhririshnam, psicografia de Elzio Ferreira de Souza)


This article's tags: 2017 Divina Presença Em busca de Deus Deus

0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.