Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Atividade de Aperfeiçoamento para os trabalhadores da Cantina

February 18, 2019 18:37 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 139 times

Encontro para Aperfeiçoamento dos trabalhadores da Cantina

 
Aperfeicoamento2
E a Casa do Caminho continua trabalhando incessantemente para atender a todos com, ainda maior, presteza e cortesia! Muitas atividades de capacitação continuam em curso...
Entretanto, sem esquecer que os voluntários da Casa recebem uma grande oportunidade de vivenciar o Evangelho de Jesus, aprendendo a tolerância e desenvolvendo o amor entre os companheiros de equipe e os frequentadores.
Chegou a vez daqueles que colocam todo o seu carinho e esforço para que o atendimento na cantina seja sempre alegre, ágil e em harmonia.
A equipe é composta atualmente por 25 pessoas que se revezam, diariamente, colocando o seu tempo e amor à disposição do trabalho no bem!
 
No dia 10 de fevereiro, os trabalhadores da cantina reuniram-se em um dia especial recheado de muito aprendizado e integração. Um evento organizado especialmente para eles! 
O tema do encontro foi: "A vivência de servir e amar" que contou com a presença da equipe espiritual, representada por Seguratã em uma belíssima explanação sobre amor, perdão e a importância do serviço prestado pelos  trabalhadores na cantina.
Em seguida, os trabalhadores ouviram uma palestra sobre o essencial para o atendimento ao público com o instrutor Jurandir Silveira que gentilmente cedeu o seu tempo para trazer para os voluntários da cantina a sua experiência.
Contaram, ainda, com uma exposição sobre os desafios e possibilidade de crescimento pessoal no trabalho da casa espírita, com o palestrante Emilson Piau.
 
 

Aperfeicoamento1

Ahhh! O cuidado direto com o corpo e mente não foram esquecidos. Os trabalhadores participaram de uma relaxante e importante aula de Yoga com a Professora Lucy, para que todos pudessem lembrar da necessidade de encontrarmos o tempo do cuidado com o corpo e de aquietar os pensamentos, proporcionando contato com o Divino que há em nós.

 

Após os momentos intensos vividos, os presentes foram brindados com a oportunidade de estreitar os laços com os companheiros de jornada, nas atividades da cantina, em um almoço dançante.

E assim finalizaram o dia: com a animação e boa música do nosso querido  Luciano DaGata e participação de Luciano Silva, além do baixista Tiago.

 

E assim, com as almas alimentadas de amor, alegria e energia de renovação seguem nossos colaboradores da cantina, com a certeza de que servir é a maior e melhor experiência que a vida na Terra pode nos proporcionar. E, que esse foi o caminho ensinado por Jesus para que alcancemos a felicidade duradoura, real e plena, como espíritos imortais que somos!

 

 

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.” 

Jesus (Marcos, 10-15.)         

Estamos no plano físico para aprender e evoluir, desenvolvendo nossas potencialidades. E a melhor maneira de fazer isto é através do serviço. É claro que para servir bem é necessário aprender, porque só a boa intenção não basta. Mas se sabemos e não aplicamos o conhecimento também nada adianta saber. Um barraco rústico, construído sem técnica, com péssimo material, ainda assim tem alguma utilidade para alguém; enquanto que um belo projeto, feito com requinte, marquises maravilhosas, se ficar só no papel não servirá para nada. Elucida Emmanuel – “Ninguém pode assistir a outrem, com eficiência, se não procurou a edificação de si mesmo; ninguém medicará, com proveito, se não adquiriu o espírito de boa vontade para com os que necessitam, e ninguém ensinará, com segurança, se não possui a seu favor os atos de amor ao próximo, no que se refira à compreensão e ao auxílio fraternais”. De fato, só a boa vontade não basta, mas, como ensinam os especialistas, “aprendemos a fazer, fazendo”. Se não nos exercitarmos, se não aplicarmos o que já sabemos, não progrediremos na aquisição de maiores recursos, de mais habilidade.

Todos temos possibilidades de servir. E se podemos ser úteis a alguém, ou a alguma causa nobre, o maior beneficiário na ação de servir é o próprio servidor, porque ele aprende, ganha experiência, e se promove. Afirma o citado Emmanuel, através de Chico Xavier: “A pessoa que se habitua a ser invariavelmente servida em todas as situações, não sabe agir sozinha em situação alguma. A criatura que serve pelo prazer de ser útil progride sempre e encontra mil recursos dentro de si mesma, na solução de todos os problemas”.  O citado autor, no livro “Fonte Viva”, capítulo 82, nos dá uma bela aula sobre o tema em foco. Vejamos: “A Natureza, em toda parte, é um laboratório que elege o espírito de serviço por processo normal de evolução. Os olhos atilados observam a cooperação e o auxílio nas mais comezinhas manifestações dos reinos inferiores. A cova serve à semente. A semente enriquecerá o homem. O vento ajuda as flores, permutando-lhes os princípios de vida. As flores produzirão frutos abençoados. Os rios confiam-se ao mar. O mar faz a nuvem fecundante.

Por manter a vida humana, no estágio em que se encontra, milhares de animais morrem na Terra de hora a hora, dando carne e sangue a benefício dos homens.(...)"

(http://www.oconsolador.com.br/ano4/181/jose_silveira.html)

 


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.