Este ano, a Federação Espírita do Estado da Bahia - FEEB comemora seus 100 anos de fundação e, homenageando os 150 anos do livro Céu e Inferno, de Allan Kardec, traz o tema: Ampliando a Consciência da Imortalidade como foco de todas as ações federativas de 2015.
Projeto anual da federação, a Caravana da Fraternidade é uma ação da FEEB que tem como objetivo trabalhar a união e a unificação do Movimento Espírita do Estado da Bahia, realizando encontros e visitas a todos os Centros Espíritas durante os meses de março a maio de cada ano. A Caravana deste ano leva a palestra “Construindo a Consciência da Imortalidade” a todas as casas espíritas.
Quer conhecer mais sobre esta temática? No dia 07 de abril, terça-feira, às 19:30, a Casa do Caminho recebe a Caravana que desenvolverá esse tema. Compareça!
Mas, o que é essa consciência da imortalidade e como construí-la e, melhor ainda, ampliá-la? A FEEB traz um texto base, de autoria de André Luiz Peixinho, sugerindo passos para o alcance desta consciência, que resumimos abaixo.
Embora vivamos numa sociedade em que o culto aos valores exteriores é o pilar do sucesso, estimulando o consumismo, o egocentrismo e a competição, tal compreensão restringe o sentido da vida a uma autorrealização transitória, incompleta, que ignora a realidade espiritual.
A Doutrina Espírita não pretende retirar o homem do mundo, isolando-o dos avanços científicos e tecnológicos, nem tampouco apartá-lo do convívio social. O isolamento total é uma afronta a Lei de Sociedade, pela qual a humanidade deve progredir unida, ajudando-se mutuamente, e assim fazer progredir o nosso planeta material e moralmente[1]. A proposta espírita é fazer o homem superar a fase materialista de consciência, transcendendo-a, através da compreensão de que a matéria é um estágio útil à evolução espiritual, esta sim, permanente.
Como alcançar a consciência de ser imortal? Existem métodos diversos de maior ou menor complexidade. São eles:
- Conhecer-se a si mesmo enquanto ser imortal, transcendente à matéria, potência divina, essência.
Este autoconhecimento nos traz a ideia de que estamos num corpo e possuímos um períspirito, mas não somos nenhum dos dois, pois como dito, estes são ferramentas transitórias de atuação e evolução do Ser real, que é o espírito. Para nos reconhecermos como tal, segundo Leon Denis (1987), devemos:
- Controlar o físico, reduzindo as exigências materiais ao necessário;
- Regular as emoções, desprendendo-se de todo o sentimento de egoísmo.
- Ordenar e elevar o pensamento, fiscalizando-os e imprimindo-lhes uma direção determinada, um fim nobre e digno.
- Experienciar a vida no mundo espiritual
Embora vivamos no mundo material, podemos, a partir dele, viver em parte a dimensão espiritual. Esta vivência nos trará a conclusão de que não somos só a matéria e o “eu” presente, mas que existe uma outra realidade paralela a nossa, em que espíritos vivem pela eternidade. Podemos experienciar a erraticidade através de:
- Leituras e experiências exteriores sobre o plano espiritual;
- A observação da própria mente, distinguindo que pensamentos são seus e quais são alheios;
- A vivência do mundo espiritual através dos sonhos ou projeções astrais;
- A identificação em si mesmo de faculdades mediúnicas.
- Identificar sua participação em Deus e tomar consciência da unidade fundamental.
Este é a etapa definitiva, o momento em que nós, criaturas, veremos face a face o nosso criador e também “seremos deuses”. Superaremos toda a separação com a divindade, nos libertando de tudo o que é transitório. Para buscar um pouco deste estado no momento presente, podemos:
- Estabelecer a pureza de coração, pois como afirma Jesus, isso é condição necessária para se ver a Deus em seu estado de bem-aventurança;
- Aprimorar a percepção do Universo, pelo estudo e contemplação da criação divina;
- Desenvolver novos estados de consciência, percebendo-se parte da criação universal.
A construção e a ampliação da consciência da imortalidade não é tarefa fácil, nem mesmos a nós espíritas, e por isso esta é a tônica do ano da FEEB.
E, se ainda quiser beber mais desta fonte de conhecimento, não perca o Seminário de encerramento da Caravana da Fraternidade: Construindo a Consciência de Imortalidade, que acontecerá no dia 12 de abril de 2015, de 9h às 17h, no Centro de Convenções da Bahia, com entrada franca (informações: 71 3359-3323).
Para ler o texto completo da FEEB em 2015, acesse: http://feeb.org.br/ampliando-a-consciencia-da-imortalidade-e-o-tema-do-ano-da-feeb-baixe-o-artigo/
Para se inscrever no Seminário, acesse: http://feeb.org.br/feeb-realiza-seminario-construindo-a-consciencia-de-imortalidade/
[1] Livro dos Espíritos, capítulo 7.
0no comments yet