Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Como está o ESDE na Casa do Caminho?

April 19, 2018 16:32 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 293 times

Como está o ESDE na Casa do Caminho?

Esde 2

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE - completa dois anos na Casa do Caminho!

A caminhada começou em 2016.

Durante todo o ano de 2016, a primeira turma de alunos do tomo II e a turma de facilitadores empenharam-se muito para manter acesa a chama da sede pelo conhecimento. Fizemos um ano memorável, trabalhando as Leis Morais!

Os facilitadores brilharam ao usar novas dinâmicas para trabalhar os conteúdos  do material didático disponibilizado pela Federação Espírita Brasileira (FEB).

Os coordenadores do projeto empenharam-se na organização de folhas de frequência, providências com material didático e fornecimento de textos aos participantes, atendendo e cuidando de todos com carinho.

Esde 3

Durante os encontros, a integração entre os participantes e facilitadores foi crescente e a adesão às dinâmicas propostas trouxe enriquecimento, facilitando a aquisição de conhecimentos.

Trabalhamos com imagens de revistas, corte e colagens, apresentação em equipes, entrevistas, jogos, cartazes. Incluímos a arte como proposta pedagógica com representações teatrais e música relacionadas aos temas.

Os integrantes com sede de conhecimento perseveraram até o fim do programa!

Ao final, comemoramos! O esforço para sedimentar o conhecimento espírita trazendo oportunidades para que os integrantes pudessem ressignificar o entendimento sobre a vida na Terra, refletindo profundamente sobre as Leis Morais, valeu à pena.  Compartilhamos um lanche, momentos de integração e ampliação de laços de afeto, como orientado pelo Cristo, agradecidos pelo sentimento de dever cumprido. Observem as fotos que falam por si.

Ao todo, foram mais de 33 inscritos, tendo ao final uma turma de 24 concluintes, um aproveitamento de mais de 70% da turma!

Esde 4

E não parou por aí! Em 2017...

A equipe do ESDE assumiu novos desafios em 2017: implementar 02 turmas simultaneamente. Mais uma vez, agora com duas turmas, Tomos I e III, novos coordenadores e a chegada de novos facilitadores, a equipe manteve-se coesa.

Dessa vez, ofereceu as turmas encontros lúdicos e propostas da didática transpessoal, utilizando a  razão, emoção, intuição e sentimento (REIS) como possibilidades para ampliação do conhecimento. Em um dos encontros, trabalhando pluralidade dos mundos habitados, usamos a meditação para induzir a visita a um mundo de regeneração.  O resultado dessa meditação e visita foi relatado com desenhos e cada um descreveu algumas características percebidas que diferem do nosso planeta. Aprendemos que é possível transcender a matéria. As discussões em equipe foram estimuladas em diversas dinâmicas, usando os textos propostos no ESDE e enriquecidas com vídeos de curta duração, além de outros recursos pedagógicos.

Ao final, já com saudades, a equipe de facilitadores ofereceu aos participantes um encontro muito especial para o  encerramento, com direito a música ao vivo, mensagem de despedida, muita emoção e um gostoso lanche foi servido. Todos esses momentos registrados em muitas fotos que é possível conferir aqui.  

O aproveitamento de concluintes das turmas seguiu numa crescente: no Tomo I, 16 pessoas concluíram, das 20 inscritas, e no Tomo III foram 17 concluintes, dos 19 matriculados. Um total de 85% de egressos de ambos os cursos, que com certeza saíram ainda mais desejosas de aprender os princípios fundamentais da Doutrina Espírita!

Esde 6

Aguardemos agora, as notícias do ano de 2018 que já está com as suas duas turmas completas - Tomos I e II -  e a todo vapor.



À luz dos conceitos espíritas, educar é ir ao encontro dos germens da perfeição que se encontram potencializados na alma desde sua criação, é despertar, dinamizar as qualidades superiores que todos trazemos nas profundezas da vida inconsciente.

[Reforma íntima sem martírio - Wanderlei Oliveira]

Esde 7

Esde 8


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.