Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Em 2020, atividades do Grupo dos Responsáveis da Evangelização da Casa seguiram firmes online

September 18, 2021 0:12 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 92 times

0001 7901824159 20210915 002545 0000

 

Enquanto crianças e jovens participam de suas atividades, os adultos evangelizam-se

 

EVANGELIZAÇÃO EXPANDE SUAS ATIVIDADES PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS TAMBÉM NA PANDEMIA

Enquanto as crianças e pré-adolescentes fazem suas atividades com seus evangelizadores da Casa do Caminho-PAE, inicialmente aos domingos e a partir de 2020 aos sábados pela manhã, os pais e/ou responsáveis tem também o seu momento com a nossa equipe de voluntários. 

Esse trabalho foi iniciado há 4 anos e planejado para fortalecer, especialmente, os valores do bem e alicerces do núcleo familiar. 

Aprimorado a cada encontro, as atividades incluem palestras com profissionais diversos, como por exemplo psicólogos, economistas, agrônomos, oficinas com artistas, exercícios do pensar e conviver e proximidade com os ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo, música, dinâmicas reflexivas, depoimentos e muito mais. 

Em 2020, a pandemia interrompeu os encontros presenciais desde a segunda quinzena de março. Entretanto, como sabemos, a equipe da Casa inovou e ressignificou os encontros presenciais para encontros remotos (à distância) com o uso das tecnologias de comunicação disponíveis, especialmente através de smartfones. Desta forma, a Casa não parou a interação com a maior parte das pessoas, incluindo também o encontro com os pais e responsáveis dos evangelizandos da infância e juventude aos sábados pela manhã. 

E o grupo de responsáveis reiniciou seus encontros desde o primeiro sábado do mês de agosto, desta vez, através do celular. Todo sábado, no horário das 10h40 às 11h30, cerca de 100 membros do grupo de WhatsApp puderam interagir online num bate-papo coletivo e amoroso. Lá, ficam registradas todas as conversas e arquivos de imagem e som que compartilhamos. Uma das mães declarou: “... sou muito grata pelas atividades e reafirmo a importância disto nesses dias, para mim, para nós; é um estímulo no bom viver em harmonia e paz, em Cristo”.

0001 7901909908 20210915 002730 0000

Do que falamos? As atividades desenvolvidas seguem um plano de temas alinhado com as orientações do trabalho da equipe de evangelização e busca atender uma das diretrizes da Casa para o fortalecimento dos conceitos e valores da convivência familiar. Portanto, de agosto até o início de setembro foram desenvolvidos temas para auxiliar a percepção de si, neste momento de afastamento social; como devemos manter o equilíbrio da mente e corpo, incentivando meditações, diálogos e interação equilibrada entre os membros da família; e discutimos valores e comportamentos no lar, como estrutura de convivência. 

Com encontros via Whatsapp construímos uma prece em conjunto, discutimos quais valores gostaríamos que fizesse parte da nossa Casa e até construímos essa casa (vide foto). 

No mês de setembro, mês de alegria, ousamos mais um pouco e após pesquisa para análise da viabilidade, passamos a realizar nossa atividade pela plataforma online Zoom. Isso permitiu que nos aproximássemos um pouco mais. Foi possível demonstrarmos nossa energia, carinho e que não estávamos sozinhos. 

No mês da chegada da primavera, das flores e de campanha de atenção à depressão inovamos mais uma vez implantando a primeira oficina de flores, através da plataforma virtual de encontro online por vídeo, o Zoom. O resultado pode ser conferido nas fotos. Ainda desenvolvemos o tema Empatia e seus desafios entre pais e filhos, relacionando com as perguntas 890 e 891 do Livro dos Espíritos (Allan Kardec). “De que forma procuro compreender a criança/jovem que cuido?”

E não paramos por aí. Em seguida, uma psicóloga abordou o tema: “Como reconhecer que a saúde mental da criança precisa de atenção especial?”

Ainda como atividade do grupo, alguns responsáveis foram convidados a gravarem perguntas em vídeo para participarem da palestra de Ricardo Carvalho, sobre o amor, no canal do You tube da Casa.

0001 7901752230 20210915 002419 0000

Nos meses de outubro e novembro demos continuidade com diversos temas igualmente relevantes, como por exemplo, “Autoestima”, “O que aprendo com as crianças”,  “a importância de brincar” e os responsáveis arrasaram aprendendo ou ensinando a brincar online e fora das telas com as crianças que cuidam, com pouco ou nenhum gasto com brinquedos, “O Homem no Mundo” do Evangelho segundo o Espiritismo e muito mais.

Alguns depoimentos dos adultos fortalecem a certeza do nosso trabalho: “Obrigada mais uma vez, se não fosse pelos encontros não teria sido capaz de fazer um dia das crianças tão especial na minha casa, para o meu filho”. E mais: “sou muito grata por esses momentos, fizemos um piquenique em família estimulados por vocês”. 

Fechamos o ano de 2020 com chave de ouro quando abordamos o “Gerenciamento do tempo: o que significa priorizar?”

Para a equipe que realiza este trabalho: “A cada dia ganhamos um presente para nosso espírito aprendiz!”

Unnamed 1

Caso você tenha filha, filho, sobrinha, sobrinho, afilhado, afilhada, neto, neta, irmão, irmã inscrito na evangelização infantil participe conosco dos encontros! Tenha certeza de que vai se surpreender com a rica troca de experiências e possíveis soluções para alguns dos nossos desafios diários.

E caso ainda não faça parte desse movimento de amor que é a Evangelização Infantojuvenil da Casa do Caminho - PAE, junte-se a nós e venha semear o bem, ajudando as crianças a internalizarem a cultura da paz desde já. 

 

Amado Mestre Jesus,

(Prece feita em conjunto, por pais e/ou responsáveis durante uma das atividades via Whatsapp)

 

É tempo de tribulação, mas também tempo de termos CORAGEM!

Estamos sentindo SAUDADES da nossa vida "normal", às vezes sentimos desânimo, mas sabemos que é preciso acreditar no poder da nossa RESILIÊNCIA... 

O HOJE pode até não estar TOP, TOP como gostaríamos, mas seguimos com FÉ e ESPERANÇA, tendo a certeza de que podemos VIVER O HOJE com GRATIDÃO, pois sempre há muito para agradecermos... Muito!

Que a gente não perca a capacidade de acreditar na semente divina que está dentro de nós, nos dando FORÇA e PERSEVERANÇA.

Que o ENTUSIASMO para fazer o bem esteja sempre como uma das nossas metas de vida, pois o Senhor nos ensinou que sozinhos não somos ninguém! 

Que possamos doar aos que precisam, confortar os que sofrem, orar pelos que perderam pessoas que amam e estão sofrendo as sequelas deixadas pela pandemia. 

Que possamos viver em família, com união, respeito e amor.

Que a nossa saúde seja vista como o nosso bem mais valioso, nos fazendo despertar também para a importância do autoconhecimento e do amor-próprio.

Que o mundo possa se regenerar com esse desafio global, enxergando nas coisas mais simples deixadas pelo Pai, a verdadeira fonte das nossas FELICIDADES diárias.

Que não esperemos pela ilusão do que é ser feliz, sem plantarmos amor nos corações das pessoas com quem convivemos. 

Que saibamos, enfim, o valor de estarmos encarnados, tendo a oportunidade de crescer e VIVER! 

Assim, agradecemos por tudo o que chega até nós, para o nosso crescimento moral e espiritual. 

Sejamos o bem no mundo, sem medo de modificarmos em nós o que precisamos para termos mais paz de espírito e serenidade. 

Que possamos ser luz, onde nós passarmos...

Que assim seja!


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.