Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Em setembro foi também o aniversário da Casa do Caminho - Itapicuru!

October 27, 2020 18:55 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 68 times

CASA DO CAMINHO ITAPICURU REALIZA AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL DESDE 2014

O Posto Avançado da Casa Caminho – Pronto Atendimento Espírita da cidade de Itapicuru completou seis anos no dia 22 de setembro de 2020. Sim, seis anos! Desde a sua implantação e em conformidade com as orientações da equipe espiritual, assumiu como prioridade a educação com base nos princípios espiritas, através da Evangelização infanto-juvenil.

2015

A Evangelização é um trabalho de acolhimento e ensinamentos morais do Cristo. Ao oferecer esses conhecimentos, desde cedo, “estaremos contribuindo para que no futuro, as crianças tornem-se adultos conscientes e com boa conduta”, afirma Ricardo Antonio Santos, conhecido por todos como ‘Tonho de Tereza’, que assume o cargo de Presidente da Casa do Caminho na cidade. Crianças da comunidade, independente da religião que possuem, podem participar, bem como os filhos dos voluntários - os caminheiros - e frequentadores da Casa.

2015 1

Os temas dos encontros estão relacionados ao que o Jesus Cristo pregou sobre amor, caridade e perdão. Para isso, desenvolvem atividades como desenhos, colagens, pinturas e ilustram o tema de acordo com o que vivenciam no cotidiano. Caminheiros revezam-se numa escala, para conduzirem os encontros, sempre aos sábados pela manhã.

2017

 

Resultado dessas ações, já foram realizadas em 2016, a encenação da peça teatral “O Pequeno Príncipe” e, em 2017, durante a celebração do terceiro aniversário da Casa, a encenação da “Oração de São Francisco”. Esta última, prestigiada pelos membros do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade e caminheiros de Salvador. Além disso, contamos com a presença de centros espíritas de cidades vizinhas que cantaram, durante a apresentação, com especial vibração, a música-oração.

2017 1

 

 

O Posto Avançado da Casa do Caminho – Pronto Atendimento Espírita Itapicuru

A Casa do Caminho Itapicuru possui um salão com capacidade para aproximadamente 80 pessoas, quatro salas, dois banheiros e uma cozinha. Um local muito acolhedor da cidade, situado em uma rua tranquila.

2017 3

Com a orientação da equipe espiritual, liderada pelos Espíritos Siguratã e Pai João, e  com a assessoria direta dos trabalhadores da Casa do Caminho de Salvador, que periodicamente visitam a cidade, foram iniciados os atendimentos espirituais de auxílio fraterno: palestra doutrinária, aconselhamento, fluidoterapia, reequilíbrio, cirurgia e as reuniões mediúnicas. Vale ressaltar, que na composição da diretoria, Ricardo Antonio Santos é o presidente, como já citado acima, e Adailsa Batista, vice-presidente.

2018 2

A voluntária Andrea Quintanilha, que já trabalhou em todos os setores da Instituição, expressa sua gratidão por fazer parte da “família Casa do Caminho”, um trabalho que além de ajudar o próximo, descobriu ser uma oportunidade de ajudar a si mesma: “a princípio, antes de estudar, eu achava que eu estava ajudando a Equipe espiritual e hoje eu sei, que quando vou para a (reunião de) desobsessão, eu estou me ajudando”, afirma Quintanilha.

2018

 

O Início

Em 2012, o Coronel Sturaro, nascido em Itapicuru-Ba, distante aproximadamente 230 km da capital, ao realizar um atendimento na Casa do Caminho em Salvador, manifestou o desejo de levar a obra da Casa para a sua cidade natal. Na cidade não havia nenhum centro espírita. O mais perto situava-se em Olindina, localizada a aproximadamente 15 km de Itapicuru. 

Siguratã, líder espiritual da Instituição, percebeu as necessidades da região, palco de batalhas da época do cangaço, habitados por muitos espíritos que precisavam de ajuda. Independente da implantação da Casa do Caminho na cidade, orientou que alguns voluntários de Salvador começassem imediatamente as atividades de reuniões mediúnicas, com o objetivo de esclarecimento e acolhimento dos nossos irmãos necessitados. 

2018 1

Assim foi realizada uma força tarefa coordenada por Francisco de Assis (já desencarnado), nosso querido “Assis”, em parceria com Gersivaldo Barbosa e Francisco Menezes, que muitas vezes retornaram à cidade juntamente com outros trabalhadores voluntários de Salvador. 

2019

Enquanto em Salvador, os voluntários se reuniam para planejar a logística para atendimento, o pessoal de Itapicuru, mobilizava o carro de som, buscava as cadeiras para que as pessoas pudessem ter um pouco de mais conforto, limpava o improvisado salão doutrinário na antiga sede do Clube da PM, arrumava as salas que seriam utilizadas para atendimento... esforços distantes, mas conjuntos.

Às 3h30 da madrugada de sábado, a equipe de Salvador partiu em ônibus fretado para Itapicuru. Ao chegar, às 7h30, a equipe local já estava a postos, aguardando todos com um delicioso café da manhã feito com muito carinho.

A satisfação e alegria estampavam o rosto de todos, dos que trabalharam, dos assistidos, dos voluntários locais. A primeira barreira estava vencida. 

A partir daí, foram chegando pessoas, novos voluntários locais, que abraçaram a causa e colaboraram para a estruturação administrativa e a construção das instalações físicas do salão doutrinário.

No primeiro ano de fundação da Casa, foi realizada uma palestra doutrinária de abertura dos trabalhos, por Robson Witzke no novo espaço construído, ainda com o chão de terra batida: um verdadeiro trabalho de equipe! Com um esforço de muitos, pouco a pouco foi-se formatando a Casa do Caminho em Itapicuru. 

No mesmo dia, foi realizada uma Passeata pela Paz, nas ruas da cidade, saindo da Praça Municipal de Itapicuru até a sede da Instituição.

2019 1

O primeiro evento realizado, tendo como foco as ações de Responsabilidade Social, aconteceu no mês de outubro de 2014. Foi um sábado inteiro de muitas atividades: atendimento médico, palestra sobre higiene e saúde, orientações sobre cuidados na maternidade.  Já no início da noite, houve a palestra doutrinária e, na sequência, os atendimentos espirituais: aconselhamento, cirurgia, fluidoterapia e reunião mediúnica. Cerca de 60 pessoas foram atendidas nas orientações médicas e 20 assistidos no auxílio fraterno.

2020

Os anos seguintes...

São seis anos de muito trabalho! A cada ano, em cada celebração de mais um ano com as portas abertas, é possível ver pelas inúmeras fotos, o empenho e amor de muitos para dar continuidade às atividades da Casa do Caminho – Itapicuru.

Em cada celebração pelo aniversário da Casa,  todas especiais, o carinho é perceptível nos pequenos detalhes. Salão doutrinário cheio! Destaque para os bolos, ornamentação e alegria dos que lá estão envolvidos. Todas as imagens revelam o clima de festa que paira no ar!  

Os frutos já estão sendo colhidos e é uma satisfação ver a evolução das crianças da Evangelização, bem como dos trabalhadores voluntários de Itapicuru que participam ativamente das atividades da casa: desenvolvimento mediúnico, reuniões de desobsessão, fluidoterapia, do ensino do Evangelho no Lar nas residências, dentre outros.  A integração entre as pessoas vem se fortalecendo a cada ano. Isso se dá principalmente pelo estudo sistematizado da doutrina espírita e pelas oportunidades de trabalho voluntário que são ofertadas, pois estamos sempre de portas abertas para acolher a todos que aqui chegam desejando contribuir com a obra de implantação do bem na Terra.

Se estiver passando próximo de Itapicuru, vá conferir a Casa do Caminho e distribuir um pouco do seu amor a todos que tornam realidade essa obra de fraternidade! 

 

"Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos:

“Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá:

“Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!”

(O Evangelho segundo o Espiritismo, cap XX/ Allan Kardec)


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.