Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Encontro de médiuns: mais uma atividade de capacitação na Casa

April 15, 2019 13:56 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 127 times

Montagem mediuns

Encontro de médiuns: mais uma atividade de capacitação na Casa.

 

No dia 17 de março (domingo), realizamos o encontro de médiuns e doutrinadores das reuniões mediúnicas e outras atividades mediunicas na Casa.


O evento teve como tema "A consciência de ser médium espírita", com o objetivo de provocar reflexões acerca da prática da mediunidade, a importância de cumprir regras e porque elas existem, além de seguir as orientações da equipe espiritual. Assim, teremos sempre a oportunidade de servir na seara do cristo.


Como de costume o dia foi aberto com um texto do livro "Obreiros do senhor" seguido da prece.


Após a prece deu-se início as palestras da manhã que foram cuidadosamente programadas para que os temas se encadeassem de forma natural, como uma sequência, entretanto a troca de palestrantes trouxe dinâmica às atividades. Assim, a primeira palestra foi "A consciência de ser médium espírita" com o palestrante Emilson Piau que trouxe a história da mediunidade na humanidade, as análises e experiências feitas pelos cientistas dos séculos XVIII e XIX, o fenômeno mediúnico em si. Em seguida, "A prática da Mediunidade, compromissos e responsabilidades" com o palestrante Admar Fontes e por fim "Reflexão sobre a mediunidade: Mediunidade de cura, passe mediúnico, desobsessão" com o palestrante Nilton Lima.


As palestras trouxeram uma reflexão interessante, demonstrando que a mediunidade é uma capacidade orgânica que escolhemos renascer com ela, mas desenvolvê-la e como usar é opção e responsabilidade exclusiva nossa.


Após um breve e delicioso coffe break, as atividades foram retomadas com apresentação das diversas atividades que envolvem mediunidade na casa como o Aconselhamento, Cirurgia Espiritual, Reequilíbrio Energético, Reuniões mediunicas e Fluidoterapia. Também foram apresentados os projetos em plena execução na Casa: Renascer, que lida diretamente com os dependentes, e Viva Feliz, que lida diretamente com os portadores de transtornos mentais.


Foi lembrada a importância de conhecer as atividades da casa e a diferença entre elas.


As atividades da manhã foram encerradas com o almoço acompanhado de músicas leves com atração ao vivo.


A leveza e alegria não poderiam faltar: a atração mais engraçada foi, sem dúvida, a esquete teatral sob a responsabilidade do coordenador da área de teatro, Floriano. Uma divertida paródia do dia a dia dos médiuns e doutrinadores. Foi muito divertido identificarmo-nos com as falas ou atitudes dos personagens ao mesmo tempo que pudemos perceber, de forma descontraída, devido a habilidade e desenvoltura dos atores, ações desagradáveis que cometemos sem nos dar conta. E isso deu-nos a oportunidade de reflexão sobre o nosso comportamento.


Nesse clima descontraído aconteceu a mesa redonda "Trocando experiências sobre a pratica mediúnica" com Gersivaldo Barbosa falando sobre "O trabalho dos pretos velhos". Bernardino Filho falou sobre a "Doutrinação o exercício do amor, cuidados no processo de doutrinação". Milene palestrou sobre "Desafios do coração: autoconhecimento, inseguranças medos e aprendizagens". E por último Vicente Aguiar trouxe um interessante ponto de vista sobre "Desafios do mundo, incompreensão das pessoas e aceitação da família".


Após o coffe break da tarde ocorreu uma seção de perguntas e respostas com médiuns e doutrinadores. Foi uma seção aberta com perguntas livres, quando todos podiam perguntar. As perguntas foram distribuídas pelo mediador aos médiuns e doutrinadores. Neste ponto foi interessante descobrir que as nossas dúvidas também são compartilhadas por nossos colegas voluntários.


Já ao final da tarde, houve a palavra da equipe espiritual que nos trouxe uma mensagem sobre importância do nosso trabalho, a importância do estudo e do conhecimento e da nossa responsabilidade com o outro. Também, colocou à disposição dos médiuns e doutrinadores, a possibilidade de solicitarmos ajuda sempre que sentirmos necessidade e dificuldades.


Por fim, com a prece de encerramento, agradecendo pela oportunidade de melhorarmos, retornamos aos nossos lares com muito para pensar. E, com certeza para muitos, vontade de estudar e buscar conhecimento constantemente.

 

373. Qual será o mérito da existência de seres que, como os cretinos e os idiotas, não podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir?

 

“É uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um estacionamento temporário.”

 

a) - Pode assim o corpo de um idiota conter um Espírito que tenha animado um homem de gênio em precedente existência?

 

“Certo. O gênio se torna por vezes um flagelo, quando dele abusa o homem.”

 

A.K.: A superioridade moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual e os grandes gênios podem ter muito que expiar. Daí, freqüentemente, lhes resulta uma existência inferior à que tiveram e uma causa de sofrimentos. Os embaraços que o Espírito encontra para suas manifestações se lhe assemelham às algemas que tolhem os movimentos a um homem vigoroso. Pode dizer-se que os cretinos e os idiotas são estropiados do cérebro, como o coxo o é das pernas e dos olhos o cego.

(QUESTÃO 373 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS)

 


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.