Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Gratidão! A Juventude Espírita da Casa do Caminho foi à CONJEB

April 23, 2020 21:03 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 72 times

Montagem conjeb1

Fotos. Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Nossa fila do café com as nossas evangelizadoras. Atividade nas oficinas em sala. Gabi na  apresentação da Juventude da Casa para todos os jovens.  As primeiras no banho da manhã!/saída da Casa do Caminho, cheios de expectativas no ônibus. Pais e responsáveis ansiosos despedindo-se/Oficinas em salas   
 
 
Gratidão! A Juventude Espírita da Casa do Caminho foi à CONJEB...
 
Nossos sinceros e carinhosos agradecimentos a todos que direta ou indiretamente tornaram realidade a nossa viagem para a Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia (CONJEB), realizada no período do carnaval, na cidade de Santa Bárbara! Sem o apoio de vocês, não seria possível!

Montagem conjeb2

Fotos. Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Alguns textos espalhados pelo espaço do Colégio que chamavam atenção dos jovens Noite da chegada, jovens de 13 e 14 anos cheios de expectativas. Abertura com o tema família e participação de Marcel Mariano e André Peixinho (representantes da FEEB). Salão cheio na abertura. Jovem da Casa do Caminho na apresentação no palco principal.
 

Foi um grande esforço e empenho de energia, envolvimento, financeiro e de organização para que pudéssemos levar uma caravana com aproximadamente 55 jovens e evangelizadores da Casa do Caminho nessa imersão de aprendizado e amor. Sabemos que investir nos jovens é uma responsabilidade de todos os que compreendem que eles herdarão a Terra. Estamos ajudando a "construir" seres mais plenos - o que pode representar mais amor, menos depressão, menos suicídio, mais fraternidade - e, portanto, um mundo melhor!  

As atividades eram intensas durante todo o dia. Na abertura, além de esquete teatral e música, uma mesa redonda com Marcel Mariano e André Peixinho sobre os desafios do amor em família. As salas são divididas por faixa etária e as oficinas ocorrem durante todo o período da manhã e tarde. À noite acontecem as oficinas noturnas (cada jovem escolhe onde quer ficar). Nos intervalos temos ainda tempo para meditação todos juntos, jogos cooperativos, atividades rápidas de movimento de corpo e integração.

O Colégio Estadual São José, no município de Santa Bárbara, a 160 km de Salvador, foi cuidadosamente preparado para receber as Juventudes de várias cidades. Havia placas com mensagens de estímulo, alegria e reflexão espalhadas nas áreas comuns, uma linda árvore pintada à mão que à noite exibia iluminação especial e muito mais... Uma equipe de voluntários espíritas cuidava de tudo, desde a comida carinhosamente preparada à limpeza, do material didático até o acolhimento de todos em suas diversas necessidades, incluindo sala de passes. Nada ficava sem assistência. 

Montagem conjeb3

Foto com todos os participantes da 30. CONJEB! Aproximadamente 400 pessoas! Embaixo: a Juventude da Casa do Caminho ensaiando para a sua apresentação no palco principal do evento.

 

A CONJEB é uma grande oportunidade que os jovens tem de compartilhar momentos de reflexão sobre a vida, sobre a responsabilidade das escolhas, como conduzir seus caminhos no amor e no bem e, além disso, criar novos laços de amizade com outros jovens que compartilham ideais semelhantes.

Montagem conjeb4

Fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: nossos jovens ansiosos na noite da chegada. Nossa evangelizadora Suellen no salão principal, olhar atento aos nossos jovens. Apresentação da oficina noturna de teatro na área externa.

 

Os depoimentos dos jovens e evangelizadores falam por si só sobre a relevância desse encontro para suas vidas. Acompanhem abaixo alguns testemunhos compartilhados na volta.

Montagem conjeb5Fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: hora da refeição. Apresentação de algumas Juventudes Espíritas no palco principal. Oficinas e atividades diurnas, de acordo com faixa etária. Oficina noturna de origami. Equipes reunidas na sala de lideranças conduzida por André Peixinho (reflexões profundas sobre o papel da doutrina espírita nas casas espíritas e sociedade). Atividades de movimento corporal conduzidas pela equipe da FEEB.

 

"A 30a Conjeb foi a minha terceira. Foi uma CONJEB muito especial para mim. Em cada edição é uma experiência diferente. Eu acho que consegui interagir mais com os jovens. A gente viu a importância do Amor que transforma as nossa vidas e faz a diferença no mundo. Foi incrível! A gente sai de lá levando novos aprendizados. Cada dia tem novas vivências, conhece jovens de outras Juventudes em todo o estado. O que posso dizer: é muito enriquecedor!. Ficamos tristes ao final e morrendo de saudades, ansiosos para que chegue a próxima. Incrível demais (Mai).

Montagem conjeb6Fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: o correio do amor. Envelopes vazios com o nome de cada participante da CONJEB, abertos à troca de mensagens de carinho. O momento de inscrição nas oficinas noturnas era sempre concorrido. Esse ano foram várias oficinas interessantes propostas: como enriquecer nossos relacionamentos por meio da comunicação não-violenta, um minuto com Jesus, meditação e autotransformação, arte e terapia com origamis, música, arte e divulgação do espiritismo, amor, força que transforma destinos e mídias sociais, entre outras. Paineis que estimulavam o registro espontâneo dos participantes, com algumas perguntas reflexivas: como eu amei hoje, pelo que você é grato hoje. Espelho que convidava ao autoconhecimento.

 

- "Uma experiência muito enriquecedora: conheci muita gente nova, fiz muitos amigos. Acredito ser uma experiência que todos os jovens deveriam ter, principalmente os jovens espíritas. É muito legal. Você interage com muitas pessoas, aprende muita coisa nova! Foram os melhores 04 dias desse ano de 2020!"(Desirée)

- "Essa foi a minha primeira CONJEB. Fiz novas amizades. Adorei as oficinas noturnas! As oficinas de origami e divulgação e arte que eu participei foram muito legais! Tinha fila para tudo, mas claro, era normal, pois eram muitas pessoas... Até a próxima CONJEB! (Felipe)

- "A CONJEB para mim foi incrível, pois aprendi muitas coisas novas e relembrei algumas que já sabia. Fizemos muitas amizades. Quando você já se enturmou, você não quer sair de lá e aí chega a hora de ir embora...".(Beatriz)

- "É um espaço onde eu consigo evoluir muito. Aprendo as lições de amor e de Jesus Cristo. Uma experiência fantástica e válida para qualquer jovem espírita da Bahia". (José)

 

O relato de uma evangelizadora demonstra o potencial poder transformador de eventos como esse que fortalecem o convite ao autoconhecimento:

- "É um evento que precisamos cultivar. Um dos grandes objetivos do encontro é ajudar aos jovens a encontrarem uma maior conexão com a sua espiritualidade. Eles são reunidos por um bem comum, a fé e o amor. Ajuda-os a transformarem-se em seres melhores, capazes de suportarem situações e provações momentâneas que passamos durante a experiência humana.

Montagem conjeb7Fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: foto oficial da caravana da Casa do Caminho. Atividades de movimentação corporal e com música ou meditação, conduzidas pela equipe da FEEB. Atividade em sala: a teia da vida. Estamos todos conectados, o que afeta um afeta todos. A longa fila do almoço. Momento para distrair-se e refletir sobre a paciência, tolerância. Atividade de meditação e reflexão após a caça ao tesouro no colégio "Deus está em mim...".

 

Acha que acabou? Não... houve tempo para caça ao tesouro (cada equipe precisava cumprir etapas em todo o espaço do colégio). E.. apresentação de algumas Juventudes Espíritas no palco principal, com todos juntos.

A Juventude da Casa do Caminho fez uma apresentação marcante e inesquecível para quem lá estava. Com muita alegria, música e movimento, chamou atenção para a importância da oração e do autoconhecimento para vencer os desafios da vida. E ainda, lembrando aos jovens que não estamos sozinhos e podemos contar uns com os outros e os bons espíritos em nossa trajetória. Emocionante! A música adaptada por nossos jovens não saia das nossas mentes: ... então respira, acalma o coração e respira... você não está sozinho meu irmão...

Montagem conjeb8

Fotos da esquerda para a direita e de cima para baixo: momentos finais de despedida e muita emoção, muitas lágrimas e saudades após a apresentação teatral sobre o convite de Jesus para a humanidade. Refeitório arrumado para receber os participantes. A apresentação da Juventude da Casa do Caminho. Coreografia para estimular autoconhecimento: "Man in the mirror".

Para finalizar deixamos abaixo o depoimento de uma evangelizadora, para a nossa reflexão e emoção, com a certeza de que estaremos todos juntos nos próximos anos, nas atividades da Evangelização Espírita, desenvolvendo talentos, autoestima, autoamor e transformação pessoal. O mundo precisa de fraternidade, que começa em cada um de nós!  Até a próxima CONJEB!

"À juventude está reservado o futuro. Adultos mais adiante, caberá a eles direções sobre o mundo. Por isso, a importância do fortalecimento espiritual de cada um. Como espírito, precisam ter desenvolvido em si sentimento elevados. A CONJEB  é um lugar para isso, fortalecer afetos, desenvolver sentimentos  de amor. Também é um espaço de criatividade, alegria, companheirismo, vivência coletiva e onde exercitamos o respeito e a gratidão.  Como evangelizadora sinto como um ambiente de renovação e entrega. Lá nos aproximamos mais dos jovens e formamos uma grande família. É emocionante, experiências de jovens que necessitam de afeto e valorização conseguirem encontrar lá. O período da CONJEB é impar. Sou grata por fazer parte disso".

 

Quer saber mais como foram os preparativos da Casa do Caminho para irmos à CONJEB? Quer saber mais sobre a CONJEB? Acesse os links abaixo:

https://casadocaminho-pae.org.br/noticias/a-juventude-da-casa-do-caminho-vai-a-conjeb-mais-uma-vez

 

https://casadocaminho-pae.org.br/proximos-eventos/um-sucesso-o-cine-do-bem-esta-de-volta

 

 

“(...) A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto. Todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com o êxito desejável

É indispensável amparar convenientemente a mentalidade juvenil e que ninguém lhe ofereça perspectivas de domínio ilusório.

Nem sempre os desejos dos mais moços constituem o índice da segurança no futuro.

A mocidade poderá fazer muito, mas que siga, em tudo, “a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor”.

 (Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, Verdade e Vida, FEB)

"Trabalhemos, pois, apontando caminhos e caminhando juntos, para que a juventude encontre êxito nessa importante viagem reencarnatória(FEB)".

Não esqueçamos das suas potências como seres imortais, que trazem bagagens relevantes, capacidade de empreender, inovar e  aprendamos  também juntos, jovens, crianças e adultos, para a construção lado a lado, de um mundo de paz!


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.