Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Juventude da Casa do Caminho na CONJEB 2018!

March 7, 2018 16:06 , by Redação CDC - 1One comment | No one following this article yet.
Viewed 148 times

Juventude da Casa do Caminho na CONJEB 2018!

No último carnaval, a Juventude Espírita da Casa do Caminho marcou,  com muito amor e alegria, presença da 29ª edição da CONJEB, levando uma turma de 54 pessoas entre jovens de 13 a 25 anos e evangelizadores para Vitória da Conquista-BA!

A CONJEB, sigla da Confraternização de Juventudes Espíritas do Estado da Bahia, é um evento realizado pelo Núcleo de Juventude da Área de Educação da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). Desde a década de 1960, a CONJEB acontece a cada dois anos durante o período de Carnaval, oferecendo uma alternativa para os jovens durante o festejo. Neste ano, aconteceu entre 10 de 13 de fevereiro simultaneamente em dois pólos, Serrinha e Vitória da Conquista.

Para  tornar possível a ida da Juventude a CONJEB no pólo de Vitória da Conquista, uma soma de várias mãos, esforços, carinho e alegria se fez. Durante todo o ano de 2017 os jovens trabalharam arduamente, empregando toda sua energia juvenil e alegria em ações para arrecadar recursos. Todas essas mãos, as dos jovens, frequentadores e trabalhadores da Casa do Caminho possibilitaram mais uma ida a CONJEB, através da venda de alimentos em eventos, bazar de roupas e artigos domésticos, venda de lindas flores e edificantes livros. Estas realizações, além de possibilitar os meios necessários para inscrição e transporte, serviram de enorme aprendizado a vida, pois desenvolveu nos jovens o trabalho em equipe, o espírito de cooperação, a união entre todas as faixas etárias e o fortalecimento dos laços de amizade.

De inscrições feitas e malas prontas, os jovens de 13 a 25 anos partiram para 10 horas de viagem de ônibus entre Salvador e Vitória da Conquista. Alegria e risadas resumem com muito carinho o trajeto de ônibus, com direito a muita cantoria, brincadeiras e lanches (saudades, pipoca!).

Nesta edição da CONJEB os jovens foram convidados a vivenciar e construir reflexões sobre o tema “Juventude, a Nova Era já resplandece no horizonte”, sempre com base nos ensinamentos trazidos pela Doutrina Espírita. E, provocando entre os jovens a retomada do pensamento da antiga Comunidade Cristã, a Casa do Caminho do tempo dos apóstolos foi relembrada, como modelo de convivência. Durante o dia, os jovens se organizaram por idades em oficinas e atividades que possibilitaram a construção de sentimentos, reflexões sobre o tema e suas derivações para a realidade cotidiana. Após um dia repleto de atividades, os jovens são presenteados a noite com com momentos de arte, música e integração, com atividades confraternativas como: Show de Talentos (com direito à banda da Juventude dando uma canja cantando “O Homem” de Roberto Carlos), forró (saudades arraiá CONJEB!) e danças circulares (Deus está em mim… meu coração é cheio de Amor…).

Toda edição da CONJEB é sempre recheada de emoção por aqueles que a participam, sempre deixando saudades naqueles que viveram a experiência de ser “Conjebista”. Prova disso são os abnegados participantes de edições anteriores, que mesmo não possuindo a idade para viver novamente o evento, voltam para trabalhar e fazer os jovens que agora participam experienciar o máximo possível da confraternização.

A participação dos jovens neste evento é de uma importância, pois além do aprofundamento nos conhecimentos da Doutrina, a CONJEB termina por ser um lugar de (re)encontros. Um espaço de construção de vínculos entre jovens que frequentam diferentes juventudes de várias partes da Bahia. E principalmente, um espaço de descoberta de si e do próximo, através das provocações e reflexões lá construídas. E, não menos importante, da vivência de experiências edificadoras, como a da comunidade cristã, trabalhada extensamente este ano.

Portanto, A Casa do Caminho, especialmente a Juventude, quer agradecer a cada um que investiu e investe na Evangelização de todas as idades e acredita nessa atividade como parte da construção da nova era deste planeta. A todos que doaram, ajudaram, deram palavras de incentivo, oraram, vibraram: muito obrigado!


* * *

“Filhos! Perseverai no bem! Não desistais do ideal do bem, nunca. Aos doze anos, Jesus esteve no ministério ante os Doutores da Lei. A juventude espírita, na atualidade, é algo de muita importância. A mensagem dos Espíritos imortais chegou à Terra através de médiuns jovens. O apóstolo Paulo, em se comunicando com seu jovem discípulo, escreveu-lhe uma carta: "Timóteo, meu filho, que Deus abençoe a tua juventude". Jesus chamou a João, o futuro Evangelista, quando este contava dezesseis anos.

Os jovens de hoje estão preparados pelas informações para construir o mundo melhor da Humanidade. Amadurecidos no Bem, são a árvore frondosa que deve dar abrigo, lenho, flores e frutos em favor do porvir. Filhos da alma, avancem no rumo do destino que vos está traçado! Não revideis mal por mal, nem erro por erro. Se fordes chamados ao testemunho, exultai, cantando o hino da imortalidade. Nós, os Espíritos Espíritas, saudamos em vós todos a Era Nova, que já começou. Deixai que as criaturas percebam em vossa conduta o selo do Mestre Jesus, que é a cordura, que é a mansidão. Haja o que houver, amai. Somente no algodão do amor morrem os petardos do ódio. Confiai em Deus e entregai-vos. Suplicamos ao Amorável Mestre que vos abençoe e a todos vos guarde em dúlcida paz.

O servidor humílimo e paternal, que vos abraça, Bezerra.

[Mensagem de Bezerra de Menezes por intermédio de Divaldo Franco no “Encontro com os jovens” em Santa Catarina, 2005]

 

2

3

4

5

6


This article's tags: 2018 Notícias feeb Vitória da Conquista CONJEB 2018 CONJEB evangelização infantojuvenil Juventude Espírita Casa do Caminho

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.