Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Mais uma turma conclui as atividades de capacitação para doutrinadores

July 15, 2019 14:37 , by Redação CDC - 22 comments | No one following this article yet.
Viewed 91 times

Curos doutrinadores 19 1

 

Mais uma turma conclui as atividades de capacitação para doutrinadores!

 

E as atividades de capacitação e aperfeiçoamento não param na Casa do Caminho Pronto-Atendimento Espírita. 
Agora foi a vez da preparação dos voluntários para atuarem como doutrinadores (esclarecedores) nas reuniões mediúnicas.
 
Nos últimos 05 meses, um grupo de pessoas já com conhecimento da Doutrina Espírita, dispostas a aprender e dedicar-se ao serviço do bem, reunia-se todas as manhãs de sábado para compreender a arte de dialogar com os espíritos nas reuniões mediúnicas. 
Durante os encontros, ouviram aulas expositivas, fizeram seminários, realizaram debates, compartilharam informações com médiuns ostensivos e participaram das atividades práticas. Foram muitas oportunidades de aprendizado.
A nobre e Divina tarefa de socorro e ajuda aos espíritos que atualmente encontram-se no plano espiritual é uma das mais belas e importantes do centro espírita e, portanto, deve ser encarada com seriedade e compromisso. Ao final, quando compreendemos o trabalho, percebemos que o maior beneficiado somos nós mesmos que aprendemos com tudo o que ouvimos dos espíritos em sofrimento e desalinho.
 
No encerramento, que ocorreu no dia 06/07/19, foram muitos depoimentos tocantes feitos pelos voluntários a respeito do que vivenciaram durante os encontros e apenas como exemplo, citamos alguns deles abaixo. 
 
"Já trabalhava na Casa em outras áreas. Eu olhava para a sala onde acontecia a mediúnica como  um local de outro mundo, difícil de conceber, como algo que eu não poderia nem ficar perto, algo de outro mundo. Hoje, após o final do curso, descubro que é um trabalho maravilhoso, dignificante. Além disso o mais especial é saber que são pessoas comuns'normais' com as suas angústias e desafios, umas tentando ajudar as outras. A diferença é que algumas estão nesse plano e outras estão desencarnadas, os dois lados aprendendo. "
Curos doutrinadores 19 3
 
"Cheguei no curso com a ideia de que eu ia aprender a doutrinar. Acabo o curso com a compreensão de que preciso estudar ainda muito mais, que não temos uma 'receita de bolo' para dialogar com os espíritos, que preciso ser ainda mais humilde  e que essa atividade servirá ainda mais para o meu cotidiano. Transformador!"
 
Curos doutrinadores 19 2
"Esses encontros modificaram a convivência em minha própria casa, com a família. Durante o curso eu aprendi a relevar muitas coisas, melhorei a minha tolerância com meus filhos e companheiro. A harmonia do meu lar foi transformada para melhor. É uma linha bem clara para mim, de como eu consigo agora ver com mais clareza o meu papel transformador..."
 
"No início do curso achei que seria incapaz de realizar essa tarefa. Ao longo dos encontros comecei a perceber que sou capaz, mesmo com muito ainda para aprender."  
 
Ouvindo todos os depoimentos dos participantes, a equipe que coordena essa atividade com imenso afinco e carinho guarda o sentimento de dever cumprido. E que dever é esse? 
 Doutrinadores 2019
 
Semear...  Assim como nos ensinou Jesus Cristo em uma de suas mais belas parábolas 
 
"O semeador saiu a semear; quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; logo nasceu, porque a terra não era profunda, e tendo saído o sol, queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram, e sufocaram-na, e não deu fruto algum. Mas outras caíram na boa terra e, brotando e crescendo, davam fruto, um grão produzia trinta, outro sessenta e outro cem. Disse: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» (Marcos 4:3-9).
 
Ainda no final da manhã, todos os presentes celebraram a conclusão de uma etapa em seu processo de evangelizar-se, com alegria, integração e um lanche preparado com carinho por todos. Momentos que ficarão no coração. 
Sabemos que novos voluntários terão oportunidade de trabalho na seara do Cristo, como dialogadores, exercitando o amor fraterno, portanto, que Deus abençoe a nossa vontade de perseverar no bem!
 
 
"O esforço pessoal para a autossuperação, para  o estabelecimento de uma disciplina de estudo e para o cumprimento dos acordes de grupo deverá conduzir a harmonização de cada um e do grupo, fundamental para o bom andamento das atividades  voltadas para o aprendizado e o intercâmbio mediúnicos. (...)
O Espírito Emmanuel diz que 'para doutrinar basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo' e, portanto, 'a leitura e o conhecimento', ms, para evangelizar, 'é necessária a luz do amor no íntimo, é preciso vibrar e sentir com o Cristo'. Ensina  ele que o doutrinador muitas vezes não é senão o canal dos ensinamentos, mas o sincero evangelizador será sempre o reservatório da verdade, habilitado a servir as necessidades de outrem, sem privar-se da fortuna espiritual de si mesmo.  (...) 
Cabe-nos considerar que, qualquer que seja a situação, a função do dialogador é apoiar o Espírito manifestante no processo de autoconhecimento, na identificação de suas  dificuldades interiores e de suas necessidades. Na sequencia desse processo, o doutrinador o ajuda a encontrar seu caminho de redenção, a refazer suas escolhas de vida, impulsionando-o no rumo da reconquista de si mesmo  de volta ao dinamismo do crescimento interior do qual se afastou"
 (Carlos e Vera Campetti/ do Livro Trabalho Mediúnico). 

 


22 comments

  • E7d59fdcd0accf08b116b90114530317?only path=false&size=50&d=404Ariane damasio(unauthenticated user)
    July 27, 2019 19:20

     

    Boa tarde gente ! Quando haverá nova turma. Tenho interesse! Quando vi essa turma já havia começado! Obrigada!


    • Marca fundo branco minorRedação CDC
      August 1, 2019 3:04

       

      Olá, Ariane!
      Assim que a Coordenação dos Cursos abrir nova turma, informaremos.
      Nos acompanhe aqui e nas redes sociais da Casa!

      Fraternalmente,
      Equipe de Comunicação


Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.