Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

O Núcleo de Dança da Casa do Caminho vem transformando almas!

May 11, 2020 19:14 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 121 times

 

 Montagem danca5

Em 29 de abril celebramos o Dia Mundial da Dança. O Núcleo de Dança da Casa do Caminho vem transformando almas!

Considera-se que a dança seja uma das formas mais antigas do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, através de movimentos significativos, livres e espontâneos, que fluem do seu interior e que podem revelar sua realidade, seus desejos, suas necessidades e seus limites. Portanto, pode-se afirmar que, em todo o decorrer da história da humanidade o homem dançou, mesmo que com diferentes objetivos (ZATOVICI, 1999).

No dia 29 de abril, desde 1982, celebra-se o Dia Mundial da Dança. Celebremos, portanto, o Núcleo de Dança da Casa do Caminho que vem trabalhando ativamente para transformar vidas através da arte!

Montagem danca11

O Núcleo de Dança da Casa do Caminho, surge como mais uma forma de tratamento, levando aos seus participantes, os benefícios de uma atividade física que vão além do condicionamento físico. Sendo assim, a dança é também uma terapia para a alma, capaz de elevar a autoestima, ajudar na socialização e combater as doenças psicológicas. 

Montagem danca2

Com muita alegria, em 2018, sob o carinhoso empenho de Saulo Assis, iniciaram-se as atividades. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo está em conexão com temas abordados pelo universo espirita-cristão. As nossas voluntárias abraçaram os desafios de descobrir o seu próprio corpo, aprendendo a amá-lo; transcender os seus limites, e a valorizar as suas potencialidades.

"Sempre quis dançar, declara uma voluntária. Nunca pude, pois desde cedo precisei trabalhar. Depois de adulta coloquei em minha cabeça que meu corpo era duro demais para dançar. Quando surgiu a possibilidade na Casa do Caminho vibrei de alegria. Comecei e achei que era impossível para mim. Quis desistir e graças ao esforço de Saulo e das minhas colegas, permaneci e hoje não tenho palavras para expressar a minha felicidade por ter superado a mim mesmo. Gratidão por tudo!"

 

Montagem danca6

O primeiro tema central abordado foi Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Como didática, foram utilizadas conversas informais sobre o tema e movimentos ligados à expressividade corporal, como psicomotricidade e lateralidade. Para finalizar o primeiro módulo tivemos a composição coreográfica, ela apresentava movimentos fluidos e contínuos. Os figurinos completavam a composição cênica e  evidenciavam características corporais dos participantes. A música escolhida para acompanhar os movimentos foi "Ninguém explica Deus" (do compositor Clóvis Pinho/banda Preto no Branco).

Com amor e simplicidade, o Núcleo de Dança da Casa do Caminho subiu ao palco para demonstrar que é possível, quando se acredita na transformação através da arte, nesse caso, a dança. E, superando os desafios, foram muito aplaudidas! Esses momentos especiais foram registrados em fotos que estão sendo compartilhadas agora, com a comunidade da Casa do Caminho.

Montagem danca41

Dando continuidade aos estudos do Núcleo, no segundo modulo, o foco das nossas atividades foi a Fé. Entende-se como fé, além de outros aspectos, a confiança que sentimos na concretização de um objetivo. Ela está relacionada com a perseverança, a energia e com os recursos que utilizamos para vencermos os obstáculos. Isso impulsiona em nós a esperança e a certeza do futuro. A referência de estudo foram os movimentos retirados das danças populares como, samba de roda e maracatu que serviram de inspiração para a construção coreográfica, concepção cênica e para os figurinos. 

Dessa vez o Núcleo de Dança subiu ao palco ainda mais confiante, demonstrando a sua força e fé. Apresentaram-se ao som da música 'Andar com Fé', do compositor baiano Gilberto Gil e fizeram parte da Semana Nacional de Arte Espírita que aconteceu em setembro passado. Ah! Sem esquecer que além disso, levaram a sua alegria ao Grupo de Responsáveis (pais e familiares) da Evangelização Espírita e aos voluntários da Casa, durante a celebração de aniversário. 

 

Montagem danca3

Muito importante citar que, em todas as apresentações, contamos com a contribuição carinhosa de maquiadores profissionais que cederam o seu tempo e fizeram um benefício ainda maior do que preparar as bailarinas para a apresentação no palco: elevaram a autoestima de cada uma! Gratidão a todos os maquiadores, sem esquecer da equipe de produção dos figurinos. A Casa do Caminho é sempre um esforço de muitos!

Partindo para o terceiro módulo, este em andamento (continuidade após retornarmos do isolamento social), o tema ‘Viver’ foi o escolhido. Para a realização dessa etapa, fomos elevando a complexidade e propondo novos desafios aos bailarinos. O coordenador das atividades de dança, com o olhar sempre atento, comprometido, meticuloso e carinhoso, decidiu trazer outras linguagens e informações de danças diferentes daquelas que estavam sendo trabalhadas até aqui. Modalidades como Balé Clássico, Afro, Dança do Ventre, Bachata, Cigana, Moderno, Stiletto são exemplos de aulas vivenciadas pelos integrantes do grupo. Gratidão a todos os professores convidados que ofereceram o seu tempo para levar conhecimento, nas diversas modalidades acima citadas, às nossas dançarinas. Atualmente, planeja-se uma concepção coreográfica pautada na fusão de todas as informações transmitidas aos participantes. 

Durante esse período, nos bastidores dos encontros do Núcleo de Dança, a história não contada e que não pode passar despercebida é a importante oportunidade da convivência. O que é senão o verdadeiro cristianismo e a proposta da casa espírita! Autoaceitação, aceitar as diferenças, perdoar os equívocos morais do outro e de si mesmo, respeitar os limites do outro, executar novas propostas, mesmo muitas vezes pensando não ser capaz e considerar desistir – superar-se! Tudo isso em conjunto nos leva à reflexão de que a dança é, sim, um potencial instrumento de autotransformação e, consequentemente, de transformação social. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto por não desistirem dos seus propósitos no bem!

"... Superar - afirma uma das dançarinas - é enfrentar tudo que você julga difícil ou impossível. Dançar é fácil, mas apresentar uma coreografia é superação para quem nunca dançou assim! E nós, cada uma do seu jeito foi vencendo barreiras e dificuldades... fomos acolhidas e os idealizadores desse projeto nos fizeram prosseguir com entusiasmo. Acreditaram que seríamos capazes e, isso fez toda a diferença em nossas vidas. Gratidão a todos vocês que fazem parte da criação desse projeto e da dedicação em nos ajudar a vencermos a nós mesmos".

É inequívoca a relevância que a dança pode ter para a vida dos seus praticantes. Recomendamos a todos que desejam reencontrar-se com a alegria de viver, que aceitem um convite para dançar e permitam-se contagiar por essa  magia. Acompanhem as novas apresentações do Núcleo de Dança da Casa do Caminho. 

 

“O objetivo essencial da arte, já dissemos, é a busca e a realização da beleza; é ao mesmo tempo, a busca de Deus, uma vez que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral. Quanto mais a inteligência se purifica, se aperfeiçoa e se eleva, mais se impregna da ideia do belo. O objetivo essencial da evolução será, portanto, a busca e a conquista da beleza, a fim de realizá-la no ser e em suas obras. Tal é a regra da alma em sua ascensão infinita.”

 (Léon Denis)

“Tendo a reforma íntima por fim do grupo espírita de dança, o objetivo da apresentação coreográfica passa a ser o “doar-se”.  A apresentação ganha um novo sentido, que vai além da demonstração técnica, da divulgação da doutrina, mas atinge o campo da vibração, a ação sem palavras, o diálogo de alma para alma”

(https://dancaespirita.wordpress.com/ciclo-de-dialogos-sobre-danca-espirita/).


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.