Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Notícias
Full screen Suggest an article

Os avós nascem quando um novo espírito chega ao sistema familiar

August 14, 2020 11:22 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 71 times

10

 

Os avós nascem quando um novo espírito chega ao sistema familiar!

 

No dia 26 de julho, celebra-se no Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós.
Na Casa do Caminho, em uma singela celebração virtual, durante a pandemia de 2020, foi proposto,  aos avós da nossa comunidade, o desafio das fotos. E eles corresponderam! E nos enviaram fotos marcantes do convívio com seus netos. Em cada foto, foi possível perceber que o amor transbordava nessas relações, traduzido também em palavras.
Aceitem o nosso convite para "viajar" pelas imagens e depoimentos e percebam o carinho contido nelas.
 
Dia avo 2020 6
 
Os avós 'nascem' quando um novo espírito chega ao sistema familiar para ocupar o lugar de neto. Desta forma, os recém chegados avós, têm a possibilidade de assumir novos comportamentos perante a vida física, que é sabidamente temporária.
 
Dia avo 2020 4
 
Para a Doutrina Espírita, as relações familiares, sejam elas consanguíneas ou não, são sempre uma oportunidade de aprendizado e um convite a desenvolvermos o amor nas relações humanas, começando nos lares e expandindo para a fraternidade maior entre os seres no Universo.
 
Dia avo 2020 5
 
No Evangelho Segundo o Espiritismo, aprendemos que o propósito de estarmos juntos em um núcleo familiar é trabalharmos pelo progresso comum:
"Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e a semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. A encarnação só os separa momentaneamente, pois que, uma vez retornando a erraticidade, eles se reencontram, como amigos na volta de uma viagem. Muitas vezes eles seguem juntos na encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo, e trabalham juntos para o seu progresso comum. Se uns estão encarnados e outros não, continuarão unidos pelo pensamento."
 
 
Dia avo 2020 2
 
Àqueles que receberam a oportunidade de ser avó nessa encarnação, nosso caloroso abraço fraterno. Que a experiência possa ser um caminho para a evolução pessoal!
Aos netos, que tenham a sensibilidade de enxergarem uma linda proposta de crescimento pessoal, a convivência com os avós!
 
 
Dia avo 2020 1
 
Sobre o Dia dos Avós
 
Nos anos 1980, Dona Aninhas, uma portuguesa da cidade de Penafiel, na região do Porto, porque achava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós, decidiu se tornar uma missionária da causa.
A Penafidelense Ana Elisa (conhecida como D. Aninhas, desencarnada em 2007)) dedicou aproximadamente 16 anos da sua vida para implementar um dia de todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações.
 
 
Dia avo 2020 7
 
Em junho de 2003, o esforço de D. Aninhas foi recompensado, quando a Assembleia da República de Portugal instituiu o Dia Nacional dos Avós.
E a data escolhida tinha um forte motivo: dia 26 de julho é quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, para muitos, os pais de Maria, avós de Jesus.
Uma história, entretanto, que nem na Bíblia está. "Não há nomes, pormenores, nem citações da vida e da existência dos pais de Maria", afirma o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). "Ambos são citados no evangelho apócrifo de São Tiago, não reconhecido pela Igreja. Portanto, não constam em livros canônicos."
 
 
Dia avo 2020 9
 
Desde o século 6 há registros do culto e da veneração aos pais de Maria. "No mundo ocidental, a popularização acontece sobretudo no século 14", pontua Altemeyer. É fato, portanto, que São Joaquim e Santa Ana, são considerados para o catolicismo, os padroeiros dos avós.
 
 
Dia avo 2020 8
 
 
O Dia dos Avós é igualmente comemorado em outros países, embora em datas diferentes.
  
Para refletir um pouco mais sobre o papel dos avós no plano terrestre, convidamos todos a lerem o artigo de Gustavo Biscaia, clicando no link abaixo. Temos certeza que algo no texto tocará seu coração.
 
 
886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”
O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejaríamos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos
(O Livro dos Espíritos/ Allan Kardec). 
 

 

 


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.