Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

https://casadocaminho-pae.org.br/galeria/post-caravana

March 18, 2019 17:01, by Redação CDC - 0no comments yet

Post caravana

No dia, 19/03, em 2019, a Caravana da Fraternidade passará em nossa Casa. Participe!   Com uma emocionante apresentação musical de Marcelo Bacellar e uma palestra didática de Nádia Matos, na terça às 19 horas, seremos presenteados. A emoção da música e voz de Marcelo, seguida dos esclarecimentos a respeito do "O Que é Espiritismo" na voz de Nádia Matos farão da noite de terça um evento especial em nossos corações. Venha ver de perto!

 

O que é a Caravana da Fraternidade?

 

" A Caravana da Fraternidade é um movimento criado pela Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) para agregar os centros espíritas e confraternizar com os seus participantes em torno de um projeto, objetivando a ampliação e solidificação do movimento espírita.

A primeira edição da Caravana foi em 1999 (...)."

 

Desde então, entre fevereiro e abril de cada ano, uma palestra doutrinária é ministrada por  representantes da FEEB na casa que recebe a Caravana e um amplo convite é feito para que  todas as casas próximas participem desse momento, em conjunto. Assim, temos oportunidades de visitar outras casas e compartilharmos ideias, ampliarmos a noção de fraternidade entre os irmãos que acreditam em uma mesma proposta do bem, de Jesus Cristo e nos princípios da Doutrina Espírita orientado por Allan Kardec. 

 

A Sussuarana faz parte do CD -10 (Conselho Distrital -10), área delimitada pela FEEB, juntamente com outras casas do Cabula, Mata Escura, Narandiba e tantos outros.

 

Outras palestras da Caravana ainda em março, acontecerão em casas espíritas irmãs/vizinhas. Acompanhe o calendário abaixo e participe!. Não estamos sozinhos no mundo. E a orientação espírita, "Amai-vos"

 

18/03, ÀS 19:30 - GRUPO ESPÍRITA LAR FRANCISCO DE ASSIS (GELFA) CABULA VI 

21/03, ÀS 20:00 - GRUPO ESPÍRITA PORTO DA ALEGRIA 

25/03, ÀS 20:00 - CENTRO ESPÍRITA DEUS NA NATUREZA

 

A Caravana se encerra com um produtivo Seminário entre os dias 19 a 21 de abril, quando no Fiesta Convention Center, em Salvador, todos que desejarem participarão de palestras, discussões, debates com representantes espíritas de outros estados, referências em suas atividades na seara espírita em seus estados. Nesses dias, ainda acontecerá o Congresso da Juventude Espírita do Estado da Bahia

Quer saber mais sobre o Seminário de Encerramento? Acesse a página da FEEB:

http://www.feeb.org.br/

  

 "Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar os incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas. Eu revelei a doutrina divina; e, como um segador, liguei em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis!”

Mas os homens ingratos se desviaram da estrada larga e reta que conduz ao Reino de meu Pai, perdendo-se nas ásperas veredas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana. Ele quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, ou seja, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, sejais socorridos, e que não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz dos que se foram, faça-se ouvir para vos gritar: Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro.

Homens fracos, que vos limitais às trevas de vossa inteligência, não afasteis a tocha que a clemência divina vos coloca nas mãos, para iluminar vossa rota e vos reconduzir, crianças perdidas, ao regaço de vosso Pai.

Estou demasiado tocado de compaixão pelas vossas misérias, por vossa imensa fraqueza, para não estender a mão em socorro aos infelizes extraviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não misturem o joio ao bom grão, as utopias com as verdades.

Espíritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; e eis que, de além túmulo, que acreditáveis vazios, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal; sede os vencedores da impiedade!

(O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec)



Novo Grupo de Estudos na Casa. Venha estudar 'A Gênese'

March 18, 2019 13:38, by Redação CDC - 0no comments yet

Cdc a genese

Novo Grupo de Estudos na Casa. Venha estudar 'A Gênese'!

O que parece difícil sempre fica mais fácil quando nos juntamos com o mesmo propósito de esclarecimento, esforço pessoal para o nosso crescimento e evolução do progresso moral na Terra.
Venha discutir, compartilhar ideias, tirar dúvidas, realizar leitura dinâmica, promover debates no Grupo de Estudos que vai detalhar o Livro "A Gênese" de Allan Kardec. Vale ressaltar, as outras obras básicas já são discutidas em outros dias na Casa. Para completar a família do pentateuco, faltava esse. 
 
Ah! Importante. Não perca o primeiro encontro do Grupo de Estudos, quando James Nei ministrará uma interessantíssima aula sobre o livro. Tenha certeza que sairá de lá com uma linda impressão sobre a beleza da obra de Allan Kardec.  
 
Não há necessidade de inscrição em nenhum dos Grupos de Estudos na Casa do Caminho. Basta chegar, entrar e participar. 
 
QUANDO: INÍCIO 29/03/19 
ONDE: NA CASA DO CAMINHO, PISO SUPERIOR
HORÁRIO: 18:30, ÀS SEXTAS-FEIRAS 
INSCRIÇÃO: NÃO É NECESSÁRIA. PARTICIPE!  
 
 

"Dois elementos ou, se assim queira, duas forças regem o Universo: o elemento espiritual e o elemento material (a); da ação simultânea desses dois princípios, nascem fenômenos especiais que são naturalmente inexplicáveis, se fizermos abstração de um em relação ao outro, absolutamente como a formação da água seria inexplicável se fizéssemos abstração de um de seus dois elementos constituintes: o oxigênio ou o hidrogênio.

 

O Espiritismo, demonstrando a existência do mundo espiritual e suas relações com o mundo material dá a chave de uma quantidade de fenômenos incompreensíveis e considerados, por si mesmos, como inadmissíveis por uma certa classe de pensadores. Estes fatos abundam nas Escrituras e é falta de conhecer a lei que os rege, que os comentadores dos dois campos opostos, girando sem cessar no mesmo círculo de ideias, uns fazendo abstração dos dados positivos da ciência, os outros do princípio espiritual, não podem chegar a uma solução racional.

 

Esta solução está na ação recíproca do Espírito e da matéria. Ela tira, em verdade, da maior parte destes fatos seu caráter sobrenatural; mas o que se quer de melhor: de admiti-los como resultado das leis da natureza, ou de rejeitá-los de um só golpe? Sua rejeição absoluta arrasta aquele da própria base do edifício, enquanto que sua admissão a este título, suprimindo apenas os acessórios, deixa esta base intacta. Eis porque o Espiritismo restabelece tanta gente à crença de verdades que considerariam há pouco tempo como utopias.

 

Esta obra é, pois, assim como temos dito, um complemento das aplicações do Espiritismo a um ponto de vista especial (...).

A Gênese - Allan Kardec

 
 
 
 
3 Attachments
 
 
 
 
 
 
 

 



Compreenda melhor as Leis Divinas no Seminário em parceria com o Porto da Alegria!

March 17, 2019 12:59, by Redação CDC - 0no comments yet

Onde estão escritas as Leis de Deus?
De que forma você reage à vontade de Deus quando esta vontade entra em flagrante conflito com aquilo que você deseja? Rebela-se? Revolta-se?
Você já teve 'raiva' de Deus?
Até que ponto as leis de Deus estão claras em sua consciência?
Você sabia que o conhecimento dos Princípios Espíritas pode, de forma significativa, ajudar-lhe a decifrar a vontade de Deus expressa em Suas Leis?
O quanto você tem escolhido mal, no campo do livre arbítrio, atraindo a dor, porque ainda não mergulhou nas verdades Divinas escritas na Constituição Espírita?
Já parou para questionar onde está Deus diante dos desastres coletivos? Fica confuso quanto à compreensão da Justiça Divina?

Venha encontrar essas e outras respostas participando do Seminário Musicado "A Constituição Espírita: compreendendo as Leis de Deus e Emancipando a Consciência" com Nahon Castro e Banda e assuma a direção da sua vida rumo à felicidade e plenitude.

É claro que não podemos deixar de lembrar que será uma manhã leve, com direito a profundas reflexões juntamente com Nahon, e também com direito a alegria, sorrisos e renovação das ideias e energias. A certeza de que sairão todos com muito para pensar e felizes por vivenciarem esses momentos!

Traga seus amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos e quem mais quiser. Isso pode ajudar a cada um a promover um encontro com si mesmo e o Divino que há em nós!!. O que representa? Possibilidades de transformação pessoal e serenidade!


E ainda mais importante: contribuir com a manutenção das duas instituições que promovem o seminário: O Porto da Alegria e a Casa do Caminho que trabalham incessantemente para auxiliar à implantação do amor na Terra.

 

QUANDO: 24 DE MARÇO (DOMINGO)
O QUE: SEMINÁRIO COM NAHON CASTRO E BANDA
ONDE: CASA DO CAMINHO PRONTO-ATENDIMENTO ESPÍRITA
HORÁRIO: 09 ÀS 13 HORAS
CONTRIBUIÇÃO: INDIVIDUAL: R$ 30,00/ DOIS INGRESSOS JUNTOS: 50,00

 

 

619. Deus proporcionou a todos os homens os meios de conhecerem a sua lei?

– Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem e os que desejam pesquisá-la.Não obstante, todos um dia a compreenderão, porque é necessário que o progresso se realize.

Comentário de Kardec: A justiça da multiplicidade de encarnações do homem decorre deste princípio. pois a cada nova existência sua inteligência se torna mais desenvolvida e ele compreende melhor o que é o bem e o que é o mal. Se tudo tivesse de se realizar numa só existência, qual seria a sorte de tantos milhões de seres que morrem diariamente no embrutecimento da selvageria ou nas trevas da ignorância, sem que deles dependa o próprio esclarecimento? (Ver os itens 171a 222.)

620. A alma, antes de sua união com o corpo, compreende melhor a lei de Deus do que após a encarnação?

— Ela a compreende segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conserva a sua lembrança intuitiva após a união com o corpo; mas os maus instintos do homem freqüentemente fazem que ele a esqueça.

621. Onde está escrita a lei de Deus?

— Na consciência.

621. a) Desde que o homem traz na consciência da lei de Deus, quenecessidade tem de que lha revelem?

— Ele a tinha esquecido e desprezado: Deus quis que ela lhe fosse lembrada.

622. Deus outorgou a alguns homens a missão de revelar a sua lei?

- Sim, certamente; em todos os tempos houve homens que receberam essa missão. São Espíritos superiores, encarnados com o fim de fazer progredir a Humanidade.

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)

 



Lei de Justiça. Pensando a inclusão na Casa Espírita - Palestra 2019

February 26, 2019 17:19, by Redação CDC - 0no comments yet

Card pat palestra cdc

No sábado, no dia 09/03, vamos refletir sobre a Lei de Justiça orientada pelos espíritos no Livro dos Espíritos. 

Porém a que Justiça estamos nos referindo? À Justiça Divina. Ao Direito Natural que determina que devemos respeitar o direito de todos os homens. Todos, significam todos! 

Dessa forma, Patrícia Teodolina virá conversar conosco sobre como sermos mais inclusivos e acolhermos pessoas com diversos transtornos, entre eles, o autismo.  

Sabemos que ser diferente é normal, é comum, mas nossa sociedade ainda teima em não aceitar tal realidade e termina tendo condutas preconceituosas. Qual o papel das Casas Espíritas  nesse processo de reeducação social? Como acolher as pessoas com diferentes transtornos  e promover a verdadeira inclusão nas nossas searas de amor?

É claro que se aprendemos a incluir no cotidiano da casa espírita, levaremos também nossas propostas para outros ambientes que fazemos parte. Assim, ajudamos a construir um mundo verdadeiramente justo, pois aplicamos a Lei de Justiça "em toda a sua pureza".

Ah! Muito importante: nesse dia, Patrícia Teodolina, estará disponível para venda e autógrafos dos livros O Piquenique das Letras e O fantástico mundo autista. 

O livro Piquenique Das Letras apresenta um enredo divertido, suave, rico de possibilidades de manejo para proporcionar a aprendizagem do alfabeto. Há outros itens importantíssimos abordados nesta literatura: a identificação de sentimentos, o processo de comunicação e o gerenciamento de conflitos. Já O fantástico mundo autista, é uma aventura na qual somos conduzidos por Rô, Iara e o novo amigo Vinícius pelo ainda pouco conhecido universo autista. 

Patrícia é a atual presidente do Projeto FAMA (Fantástico Mundo Autista) e a venda dos livros contribui para a manutenção desse trabalho de amor. Deseja saber mais sobre o projeto? Acesse:

https://www.projetofama.org/

 

875. Como se pode definir a justiça?

      — A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.

875. a) O que determina esses direitos?            

     — São determinados por duas coisas: a lei humana e a lei natural. Tendo os homens feito leis apropriadas aos seus costumes e ao seu caráter, essas leis estabeleceram direitos que podem variar com o progresso. Vede se as vossas leis de hoje, sem serem perfeitas, consagram os mesmos direitos que as da Idade Média. Esses direitos superados, que vos parecem monstruosos, pareciam justos e naturais naquela época. O direito dos homens, portanto, nem sempre é conforme à justiça. Só regula algumas relações sociais, enquanto na vida privada há uma infinidade de atos que. são de competência exclusiva do tribunal da consciência.

876. Fora do direito consagrado pela lei humana, qual a base da justiça fundada sobre a lei natural?

      — O Cristo vos disse: “Querer para os outros o que quereis para vós mesmos”. Deus pôs no coração do homem a regra de toda a verdadeira justiça,pelo desejo que tem cada um de ver os seus direitos respeitados. Na incerteza do que deve fazer para o semelhante, em dada circunstância, que o homem pergunte a si mesmo como desejaria que agissem com ele. Deus não poderia dar um guia mais seguro que a sua própria consciência. (...)

      877. A necessidade de viver em sociedade acarreta para o homem obrigações particulares?

      — Sim, e a primeira de todas é a de respeitar os direitos dos semelhantes;aquele que respeitar esses direitos será sempre justo. No vosso mundo, onde tantos homens não praticam a lei de justiça, cada um usa de represálias e vem daí a perturbação e a confusão da vossa sociedade. A vida social dá direitos e impõe deveres recíprocos.

878. Podendo o homem iludir-se quanto à extensão do seu direito, o que pode fazer que ele conheça os seus limites?

      — Os limites do direito que reconhece para o seu semelhante em relação a ele, na mesma circunstância e de maneira recíproca.

         879. Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?

      — O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus; porque praticaria também o amor ao próximo e a caridade, sem os quais não há a verdadeira justiça

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).



Agende-se durante o carnaval 2019!

February 21, 2019 17:40, by Redação CDC - 0no comments yet
 
Agende se quadrado capa do site
 
Agende-se durante o carnaval 2019!
 
Fique atento às mudanças de horário de funcionamento na Casa do Caminho no período de carnaval.
 
No dia 01/03, sexta-feira, haverá palestra doutrinária em horário especial: 09 horas, seguida de passe coletivo. Não haverá atendimento individual.
 
Venha vibrar positivamente pelo planeta! E renovar as energias, refletindo sobre fé e prece. Traga os amigos e familiares para coontribuirmos com essa corrente do bem. 
 
A Casa do Caminho interrompe as suas atividades para o público externo às 10 horas do dia 01/03.
 
No dia 06/03 a partir das 13 horas, a Casa do Caminho estará de portas abertas para receber todos com presteza e cortesia, com as atividades normais.
 
 
"Sem dúvida, porém, a festa (carnaval) é o vestígio da barbárie e do primitivismo ainda reinantes, e que um dia desaparecerão da Terra.(...)
Era-me possível perceber sem qualquer esforço de concentração, a densa e larga faixa de vibrações mais fortes sobre a cidade, numa espessura de alguns quilômetros acima da superfície...(...)
A grande concentração mental de milhões de pessoas, na fúria carnavalesca, irradiações dos que participavam ativamente, enlouquecidos, e dos que,  por qualquer razão, se sentiam impedidos, afetava para pior a imensa área de trevas, ao tempo em que essa influenciava os seus mantenedores, por obnubilar-lhes os centros da razão ao passo em que lhes exacerbavam as ânsias do prazer exorbitante.
A sensação que a paisagem escura nos dava era penosa, fazendo-me meditar  no tempo ainda, que certamente transcorreria até que mudasse a configuração  moral do planeta, dependendo, sem dúvida, da transformação do homem.
.
.
"- Por enquanto, auxiliemos  sem qualquer reproche , unindo o amor à compaixão, enfermos que somos quase todos nós, em trânsito para a superação das deficiências que nos tisnam a claridade e o discernimento sobre a vida".
 
 
(Manoel Philomeno/psicografia Divaldo Franco. Nas Fronteiras da Loucura)