Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

EM AGOSTO, TEM FESTIVAL DE TORTAS

July 17, 2019 14:05, by Redação CDC - 0no comments yet

Festival de tortas agosto19 1

No sábado, 10 de agosto, a partir das 10 horas, a Cantina da Casa do Caminho promoverá mais um delicioso Festival de Tortas! Para abrilhantar ainda mais a tarde, o festival terá a participação super especial de Luciano Dagata, trazendo em seu repertório um forró danado de bom, além de outros estilos, em voz e violão.

O evento tem entrada gratuita, com a venda das guloseimas, no local.

Doces, salgadas, para todos os gostos… o Festival de Tortas é realizado com muito amor pelos trabalhadores da Casa, mas somente é possível com a participação de todos.

Como você pode participar de nosso festival? Procurando os trabalhadores da cantina para doar ingredientes para as tortas, valores ou mesmo tortas inteiras prontas. Também você pode contribuir vindo ao nosso evento para consumir os deliciosos quitutes, comprar uma torta inteira, ou fatias para levar para sua casa, ou presentear pessoas queridas. Traga seus amigos para ouvir uma boa música e degustar as delícias com sabor de solidariedade!

Aproveite a proximidade do dia dos pais, para trazê-lo a Casa no dia, ou presenteá-lo. Que sabor será que ele mais gosta?

Ah! Lembramos que neste dia as atividades da Casa permanecem normais. Todos os cursos estão mantidos, bem como a doutrinária do dia e os atendimentos espirituais.

Muito importante! A Casa do Caminho depende do carinho e do empenho de cada um de nós para dar continuidade a sua proposta. Toda a renda do Festival de Tortas será direcionada para a manutenção das nossas atividades sociais. Participe! A Casa do Caminho é um esforço de muitos!

 

O QUE: Festival de Tortas da Casa do Caminho

QUANDO: 10/08/19, a partir das 10h

ONDE: Cantina da Casa do Caminho

QUEM: participação de Luciano Dagata, a partir das 13 horas

 

"(...) Obreiros, traçai o vosso sulco; recomeçai no dia seguinte o afanoso labor da véspera; o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente.

Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. 

(...) Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio daquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade. 

(O Evangelho Segundo O Espiritismo /O Espírito de Verdade. Paris, 1861.)



Propostas de vida moderna em harmonia com o planeta já são realidade! Venha conferir!

June 27, 2019 21:38, by Casa do Caminho - 1One comment

 

Palestra Louti Bahia

 

No dia 06/07, a palestra doutrinária da Casa contará com a presença de Luciano José Bahia Mascarenhas, conhecido como Louti Bahia. O tema: A Lei de Conservação Nas Cidades Slow e Cidades de Luz. Se você desconhece ou ouviu falar algo sobre o assunto, mas deseja compartilhar ideias e aprofundar a compreensão sobre o tema, venha participar!

O conceito de que sempre progrediremos, material e moralmente, é uma das bases da Doutrina Espírita. Entretanto, como equacionar o progresso com a imprescindível harmonia com o planeta Terra que nos acolhe? 

No Livro dos Espíritos, Allan Kardec ressalta que Deus deu ao homem a necessidade de viver e junto com ela, claro, os recursos para tal, como exposto na pergunta 704. "Deus, dando ao homem a necessidade de viver, sempre lhe forneceu os meios para isso?

    — Sim, e se ele não os encontra é por falta de compreensão. Deus não podia  dar ao homem a necessidade de viver sem lhe dar também os meios. É por isso que faz a terra produzir de maneira a fornecer o necessário a todos  os seus habitantes, pois só o necessário é útil; o supérfluo jamais o é."

 

Nas "Cidades Slow" (ou cidades "lentas", em tradução livre) existe o princípio básico da busca por qualidade de vida, em contrapartida aos danos do ritmo acelerado dos grandes centros urbanos. Associado a isso, com regras de convivência entre os moradores que fortalecem os laços de união e fraternidade. Ahh! Importante: e já são vários exemplos dessas cidades espalhadas pelo mundo. Mas o tema é amplo e não pára por aí.... Para saber mais sobre o assunto, venha assistir a palestra de Louti Bahia. 

 

E quem é Louti Bahia?

Louti Bahia é soteropolitano, espírita e atua há mais de 20 anos com jovens em centros espíritas, além das atividades na Federação Espírita do Estado da Bahia. Além disso, é redator publicitário e de campanhas de marketing político. Porém sua formação é transversal: estudou Arquitetura e fez dois cursos de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Planejamento Ambiental. Nesse período, desenvolveu o projeto "Em busca de vida simples" que engloba algumas linhas de pesquisa sobre cidades e estilo de vida simples. A partir daí, elaborou sua pesquisa sobre as "Cidades Slow", realizada inicialmente na Itália, onde morou e estudou em 2015. E não parou mais... O projeto incluiu também dados sobre as ecovilas e "Cidades de Luz", coletados em Findhorn, localizada na Escócia - um exemplo de "Cidade de Luz"  e a primeira ecovila do mundo.

Além das experiências acima, Louti tem uma ampla pesquisa sobre o passado de Salvador (Bahia) com um acervo de quase 2500 fotos antigas da cidade. Essas fotos são disponíveis para quem desejar apreciar tamanha riqueza!

Você pode conferir a beleza do projeto "Amo a História de Salvador" que já conta com mais de 88.000 seguidores nas redes sociais. Acesse os links: http://www.amoahistoriadesalvador.com/ ou Instagram ou Facebook (@amoahistoriadesalvador) 

As pesquisas de Louti estão sendo compiladas em um livro que, em breve, será lançado. Fique atento! O resultado de suas relevantes experiências sobre o tema 'estilo de vida e simplicidade' tem sido apresentado e compartilhado em escolas, Universidades, centros espíritas, seminários e congressos. 

 

QUANDO: 06/07/2019

ONDE: NA CASA DO CAMINHO - PAE 

HORÁRIO: 16 HORAS, SÁBADO

O QUÊ: PALESTRA "A LEI DE CONSERVAÇÃO NAS 'CIDADES SLOW'  E  'CIDADES DE LUZ'

QUEM: LOUTI BAHIA 

       

Por que a terra nem sempre produz bastante para fornecer o necessário ao homem?

       — É que o homem a negligencia, o ingrato, e no entanto ela é uma excelente mãe. Freqüentemente ele ainda acusa a Natureza pelas conseqüências da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se o homem soubesse contentar-se. Se ela não supre a todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário. Vede o árabe no deserto como encontra sempre do que viver, porque não cria necessidades fictícias. Mas quando metade dos produtos é desperdiçada na satisfação de fantasias, deve o homem se admirar de nada encontrar no dia seguinte e tem razão de se lastimar por se achar desprevenido quando chega o tempo de escassez? Na verdade, eu vos digo que não é a Natureza a imprevidente, é o homem que não sabe regular-se.

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)

 



Emilson Piau e Cássia Aguiar juntos com palestra especial em julho!

June 27, 2019 12:39, by Redação CDC - 0no comments yet

 

 

O mês de Julho vem iniciando o segundo semestre de forma especial! 

 
Na terça-feira, 09 de julho, a partir das 19:00, nossos irmãos Emilson Piau e Cássia Aguiar estarão juntos na palestra especial "O Amor é de essência divina"! Com abordagem musical composta por um repertório rico em canções diversas da música popular brasileira, essa dupla com certeza irá enriquecer a noite de todos com conhecimento, cultura e arte.
 
Venha aprender sobre a natureza fundamental da manifestação de Deus: o Amor! A palestra é gratuita e o atendimento espiritual após a reunião doutrinária ocorrerá normalmente.
 
🔹O QUE: Palestra especial "O Amor é de essência divina"
🔹QUEM: Emilson Piau e Cássia Aguiar
🔹QUANDO: terça-feira, 09/07/19, às 19:30
🔹ONDE: Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita. Av Ulysses Guimarães, n. 5000, Sussuarana. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 
"Deus é Amor. Tudo o que você recebe e de que se utiliza é o resultado do amor divino" 
- Livro: Divina Presença-Comentários mediúnicos a João da Cruz.
Autoria: Espírito Yogashririshnam, médium Elzio Ferreira de Souza


Confira a programação para Junho na Casa do Caminho

June 7, 2019 14:02, by Redação CDC - 0no comments yet

Agende se1 quadrado
Confira a programação para Junho na Casa do Caminho!


FIQUE ATENTO: NOS DIAS 22, 23 E 24 DE JUNHO/2019 A CASA DO CAMINHO ESTARÁ FECHADA PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXTERNO. NOSSAS ATIVIDADES RETORNAM NORMALMENTE A PARTIR DO DIA 25/06.

EM TODOS OS OUTROS DIAS DO MÊS DE JUNHO, A CASA ENCONTRA-SE DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER QUEM A PROCURA, INCLUSIVE NOS DIAS 20 E 21/06.

Se o seu atendimento seria feito entre esses dias em que a Casa estará fechada, lembre-se de manter-se em vigilância e oração que, com certeza, a equipe espiritual estará conosco!

A Casa do Caminho Pronto-Atendimento Espírita deseja a todos um período de festejos juninos cheio de harmonia, serenidade, amor, compaixão, alegria.  Onde quer que estejamos, coloquemos Jesus Cristo como orientador das nossas escolhas e estaremos a serviço do bem! 

 

João Batista

O seu nascimento teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. Como precursor de Jesus Cristo, era filho de Zacarias e Isabel. Quando interrogado quem seria ele, João Batista, enquanto batizava, responde:

"Quem és tu? E confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto. Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. E os que tinham sido enviados eram dos fariseus, e perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias. Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu (João, 1)".

"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele (Mateus, 11:11)."

(...)"Enfim, João Batista arcaria com a responsabilidade de abrir para a Humanidade a era evangélica. Por isso é que Jesus diz que dos nascidos de mulher nenhum foi maior do que João Batista; isto é, não se encarnou ainda nenhum Espírito com missão maior do que a de João Batista. [...] Jesus, conquanto justifique o amor que o povo consagrava a João Batista, adverte-o de que no mundo espiritual existiam Espíritos ainda maiores, por serem mais evoluídos que João Batista.

João é o último profeta enviado pelo Senhor para ensinar os homens a viverem de acordo com os mandamentos divinos. De agora em diante Jesus legará o Evangelho ao mundo, como um roteiro seguro que o conduzirá a Deus. E hoje temos o Espiritismo, um profeta que está em toda parte, falando ao coração e à inteligência de todas as criaturas: aos humildes e aos letrados, aos pobres e aos ricos, aos sãos e aos doentes, espalhando ensinamentos espirituais de fácil compreensão (Eliseu Rigonatti, O E. dos Humildes)."

 



O 'Arraiá do Aconchego' está de volta!

May 15, 2019 13:19, by Redação CDC - 0no comments yet

 

O Arraiá do Aconchego está de volta! Venha trazer sua alegria!

 Eita trem bão, sôôÔ! O tão esperado Arraiá do Aconchego, da integração, da alegria está de volta!

Oia que vai ficar danado de bom 'por demais' com a sua presença!.
 
No dia 09/06, a partir das 12 horas a Casa do Caminho fará um arraiá com o objetivo de celebrarmos a alegria de estarmos juntos, de compartilharmos momentos de fraternidade, exercício de solidariedade, mas também para ajudar a manter as nossas atividades. Momentos para encontrarmos nossos companheiros de caminhada e lembrarmos: estamos juntos na jornada de desafios a serem transpostos! E a alegria ajuda-nos a perseverar. 
 
A presença de Zé Honório - eita forrozinho speciá -, Luciano Dagata e convidados garante os momentos musicais, os sorrisos e alegria. 
 
Contribua trazendo um prato típico das festas juninas: canjica, bolos de milho de aipim, de laranja, carimã, laranja cortada, amendoim, milho cozido, pamonha, arroz doce, pãezinhos, mingau de tapioca, beiju, e tantos outros... Huuummmmm tanta delícias...
As guloseimas serão vendidas na cantina e todo o recurso será utilizado para manter as atividades na Casa do Caminho.
 
Ahhh! Vai ter também um prato quente! Guarde a fome e venha comer com a gente, nesse dia.
 
Participe! Venha passar um domingo prá lá de filiz, divertido e saia com a alma em festa, renovando a energia para continuar a sua jornada! Traga os seus amigos, familiares, vizinhos, colegas, irmãos, filhos, primos... 
A Casa do Caminho é um esforço de muitos. Muito mais: é um esforço de cada um de nós!
 
O QUE: ARRAIÁ DO ACONCHEGO.
ONDE: CASA DO CAMINHO 
QUANDO: 09/06/19
HORÁRIO: A PARTIR DAS 12 HORAS 
CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL: R $ 10,00 
Traga também um prato típico se desejar contribuir com as vendas na cantina.
 
"O esforço conjunto é indiscutivelmente a senha de acesso para as realizações produtivas. Ao longo do tempo, leva os integrantes de uma mesma seara espírita a uma visão comum na ação e nas atividades.(...)
Companheiros integrados num mesmo propósito, unidos não somente por fora, mas também entrelaçados por dentro, confiantes em Deus e em si mesmos, são a força magnífica que vence as agitações externas, por maiores que sejam. (...)
Trabalhemos confiantes. Entreguemos a direção geral do núcleo ao Mestre Divino, a "Videira de Luz", pois somente Ele possui os recursos suficientes para conduzir, fortalecer e orientar a todos nós(...)
(Livro: Conviver e Melhorar. Pelo Espírito Batuíra).