Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

Prepare-se! O Seminário com Francisco Masan está próximo

February 10, 2020 11:46, by Redação CDC - 0no comments yet

20200209 221

Prepare-se! O Seminário com Francisco Masan está próximo! 

 

"Depressão: entendendo o que é, para melhor superar!" 
Quem conhece a palestra de Francisco Masan sabe o quanto é esclarecedora e capaz de renovar a alma.
Agora está na hora de conversarmos um pouco mais sobre a depressão. Todos nós estamos envolvidos, de alguma forma, com esse tema, esse assunto. Seja porque somos portadores de sintomas de depressão, ou da depressão propriamente dita, ou conhecemos alguém que se encontra com depressão. 
A depressão tem relação profunda com a nossa existência como Espírito. Para ajudar alguém ou ser ajudado, venha conhecer o tema de forma leve e fácil com Francisco Masan!  
 
A depressão é um adoecimento que tem assolado a humanidade, com aumento expressivo nos últimos anos. Afeta nossas vidas, corroendo a motivação e a esperança, bem como a forma com que enxergamos fatos e pessoas e o sentido de vida. 
 
Saber mais sobre ela, suas causas e sintomas nos ajuda a identificá-la mais cedo e compreender seus aspectos psicológicos e espirituais, auxiliando-nos a buscar os tratamentos adequados e soluções para melhor cuidar de algo tão delicado quanto a nossa saúde em sua integralidade.
 
Participe! Venha passar uma manhã de domingo diferente, aprendendo, sorrindo e compartilhando momentos com seus amigos e familiares. Claro que não faltará a participação musical!
Temos certeza que sairá com muito a refletir e a transformar em suas vidas!
Além disso, você terá a oportunidade de contribuir com a continuidade das ações sociais e espirituais da Casa do Caminho.
 
Quem é Francisco Masan?
Francisco Masan é psicólogo e artista plástico, pós-graduado em Terapia Junguiana, especialista em Psicotraumatologia (SE®), autor dos livros “Carta Aos Que Querem Amar” e “Reflexos do Dia”. Pesquisa desenvolvimento humano há mais de 25 anos com enfoque na realidade integral do Ser, ou seja, em seus aspectos Físico, Mental, Emocional e Espiritual. Francisco Masan conduz grupos de crescimento em empresas e clínicas e realiza palestras e seminários sobre Desenvolvimento e Relações Humanas e Espiritualidade, dando ênfase no processo de Individuação e na reconstrução do Sentido da Vida.
Tem ampla experiência como psicólogo em consultório e grande experiência com palestras em diversos centros espíritas em Salvador.
Além disso, uma sensibilidade ímpar, uma voz doce e cativante, sabe envolver e tocar os corações de quem o escuta.
 
O QUÊ: Seminário "Depressão: entendendo o que é, para melhor superar"
QUEM: Palestrante Francisco Masan
QUANDO: domingo, dia 29/03/2020
HORÁRIO: das 8:30 às 12:30
CONTRIBUIÇÃO: R$ 25,00 (individual) R$40,00 (duas pessoas)
ONDE: Casa do Caminho Pronto - Atendimento Espírita
Av. Ulisses Guimarães, n. 5000 Sussuarana/Salvador - Ba. 

"A beleza da vida está nas experiências que propõem o desenvolvimento do ser integral. Nascido para o triunfo, as dificuldades que encontra fazem parte do método para alcançar as metas para as quais ruma inevitavelmente. Cada etapa vencida apresenta-se, depois, como uma vitória alcançada, sendo lição de inapreciável significado que se incorpora ao patrimônio de que se enriquece"
(Vida: Desafios e Soluções. Joanna de Angelis/ DIvaldo Franco). 

 



Fique atento à programação Casa do Caminho durante o Carnaval 2020!

February 6, 2020 20:36, by Redação CDC - 0no comments yet

Avisos 2020 3

 

O período de Carnaval está chegando e, como de costume, a Casa do Caminho tem seu funcionamento alterado. Fique atento para as modificações em nossa programação para este ano!


DOUTRINÁRIA EM HORÁRIO ESPECIAL: 
- Sexta, 21/02, das 9 às 10 horas 
- Tema "Amar ao próximo como a si mesmo, Lei de Amor", com Nilton Lima. 
- Após a palestra haverá apenas o passe coletivo (não haverá atendimento individual). 

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES:
- A partir das 10 horas do dia 21/02 até o dia 25/02, a Casa estará fechada para atendimento externo.

RETORNO ÀS ATIVIDADES:
- Quarta-feira de cinzas, 26/02, às 13 horas, com palestra e atendimentos normais.

Lembramos sempre: as suspensões de atividades programadas pela Casa não implicam em falta aos tratamentos espirituais que estejam em curso. Caso haja dúvidas sobre a situação do seu tratamento, procurem a RECEPÇÃO para maiores esclarecimentos. 

O Carnaval é um período que pede de nós especial vigilância e oração... A prece é um instrumento poderoso de contato com os espíritos benfazejos, em qualquer lugar que estejamos.

 

Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que lhe são peculiares por força da própria natureza, é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre arbítrio o fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa. Sereis por acaso mais perfeitos, se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos? Não, a perfeição não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição.

[O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo 17: Sede Perfeitos. Instruções dos espiritos. Cuidar do corpo e do espirito]



Amar ao Próximo como a si mesmo - Palestra em horário especial!

February 6, 2020 20:04, by Redação CDC - 0no comments yet

 

 

Como parte da programação diferenciada da Casa do Caminho durante o Carnaval, estaremos promovendo a palestra "Amar ao próximo como a si mesmo. A Lei de Amor", na sexta-feira, 21/02, das 9h às 10h da manhã. Você é nosso convidado para este tema de tão singela beleza. Após a palestra, realizaremos o passe coletivo para os presentes, entretanto, não haverá atendimento espiritual individual (aconselhamento e tratamentos).

Saiba mais sobre as alterações na programação da Casa por conta do carnaval, clique aqui:AGENDE-SE CARNAVAL 2020

Jesus nos ensinou que "amar ao próximo como a si mesmo" é o mandamento maior. Toda a lei e os profetas, todas as normas de conduta, todas as dúvidas que temos sobre como devemos proceder em nossa vida, todas as reflexões sobre a paz e a harmonia social, tudo, pode ser resumido nesta máxima.

Qual o desafio maior? Amar ao próximo ou a si próprio? Uma coisa é quase certa: se existe um desequilíbrio nessa relação entre o amor próprio e bem querer à outras pessoas, é porque nós, seres humanos ainda imperfeitos, estamos aquém de por em prática verdadeiramente este ensinamento, de vivê-lo de dentro para fora, em plenitude. Só podemos verdadeiramente AMAR, no sentido mais amplo, ao nosso próximo, quando NOS amamos... ou seja, quando nos reconhecemos como filhos de Deus e sentimos a centelha divina pulsar em nosso ser. Ao ver o Deus de amor em nós, iremos também vê-lo no outro e, assim, trataremos a todos os nossos irmãos com as máximas expressões de justiça e caridade.

Venha aprender mais sobre este tema na Casa do Caminho!

  • O QUE: Palestra "Amar ao próximo como a si mesmo. A Lei de Amor"
  • QUEM: Nilton Lima
  • QUANDO: sexta-feira, 21/02/2020, das 9:00 às 10:00 am
  • ONDE: Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita. Av. Ulysses Guimarães, n.5000, Sussuarana
  • QUANTO: gratuito.

 

Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua. [O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XI - Amar o próximo como a si mesmo]



Casa do Caminho convida para a palestra Intolerância Religiosa

February 5, 2020 1:06, by Redação CDC - 0no comments yet

Acao social quadrado 3

 

Respeitar nossos irmãos de todos os credos (ou mesmo aqueles que não tem crença alguma)... quais as consequências sociais de quando isso - infelizmente - não acontece? 

O GAF - Grupo de Apoio a Família da Casa do Caminho está promovendo nesse domingo, 9 de ferereiro, a palestra "Intolerância Religiosa", com o psicólogo social Gabriel Teixeira.

O evento ocorrerá a partir das 9 horas, com entrada gratuita. Haverá também uma oficina de turbantes e tranças para todos que valorizam a beleza da nossa terra! Traga seu tecido ou adquira um dos que vão ser expostos. A animação musical fica por conta do caminheiro querido Luciano Dagata. 

Vai ser uma manhã linda de aprendizado, cores e valores! 

  • O QUE: Palestra "Intolerância Religiosa" 
  • QUEM: Gabriel Teixeira - Psicólogo Social. 
  • E MAIS: Oficinas de turbantes e tranças e animação musical com Luciano Dagata
  • QUANDO: domingo,, 9/02/2020, 9:00
  • ONDE: Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita. Av. Ulysses Guimarães, n.5000, Sussuarana
  • QUANTO: gratuito.

 

"Tolerância, porém, não é conceito de superfície. É reflexo vivo da compreensão que nasce, límpida, na fonte da alma, plasmando a esperança, a paciência e o perdão com esquecimento de todo o mal.
Pedir que os outros pensem com a nossa cabeça seria exigir que o mundo se adaptasse aos nossos caprichos, quando é nossa obrigação adaptar-nos, com dignidade, ao mundo, dentro da firme disposição de ajudá-lo.
Tolerar é refletir o entendimento fraterno..."

[Do cap. 25 do livro Pensamento e Vida, de Emmanuel, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.]



IVAN CÉZAR E GRUPO ILUMINAR NA ÚLTIMA PALESTRA DE 2019. IMPERDÍVEL

December 17, 2019 18:46, by Redação CDC - 0no comments yet

Palestra ivan cezar natal quadrado 2

IVAN CÉZAR E GRUPO ILUMINAR NA ÚLTIMA PALESTRA DE 2019. IMPERDÍVEL!

Faça-se presente! Dê um presente a si mesmo nesse Natal. A última doutrinaria pública do ano de 2019 contará com a presença de Ivan Cézar e participação musical do Grupo Iluminar. Estejamos todos juntos celebrando a renovação. A proposta de simplicidade e amor trazida por Jesus Cristo ao nascer em uma manjedoura  merece momentos de reflexão. 

E também muito a aprender...

A tradição religiosa nos ensina que Jesus teria nascido no dia 25 de dezembro. Estudiosos e pesquisadores do passado e do presente apontam para outros meses, como janeiro, março, abril e junho. A pergunta que fica é: será que o nascimento de Jesus deve ser apenas uma data no calendário?

Talvez a resposta definitiva para o nascimento de Jesus deva ser buscada de outra maneira, utilizando outros métodos... 

São algumas das reflexões que Ivan Cézar fará na palestra do dia 20/12.

Chegue mais cedo e traga seus amigos e familiares para participarem também da apresentação musical do Grupo Iluminar e vá se harmonizando com as boas vibrações do ambiente e iluminando-se para um verdadeiro Natal de paz, com Jesus Cristo em nossos corações.   

 

Sobre o Grupo Iluminar...

O Grupo Iluminar é composto por Daiane, Carminha, Samia, Luiza e Sabrine. Todas trabalhadoras do GEPEC (Grêmio Espírita Perseverança e Caridade). Apresentam-se aos sábados, lá, desde 2008, levando a boa música aos corações dos ouvintes e contribuindo para a harmonia e paz pelo mundo afora. 

O nome do Grupo foi inspirado em uma das canções de Gabriel Musse, cujo título é “Iluminar”. 

 

O QUE: PALESTRA E APRESENTAÇÃO MUSICAL  (ENTRADA FRANCA)

QUEM: IVAN CÉZAR E GRUPO ILUMINAR 

DATA: 20/12/19, SEXTA-FEIRA

HORÁRIO: 18:50

ONDE: CASA DO CAMINHO PRONTO-ATENDIMENTO ESPÍRITA, SUSSUARANA, SALVADOR/BA 

 

Cristo – Esperança

Miramez

 

Não rejeiteis, portanto, a vossa confiança, que tem grande 
e avultado galardão.
Hebreus, 10:35

“Cristo – Esperança é aquela força grandiosa, que não deixa a alma esmorecer: ensina ao doente a acreditar na cura, ao caído a levantar, ao pobre a esperar com paciência, ao preso a confiar no futuro, ao faminto e ao nu a manter no coração a certeza de que no amanhã tudo poderá estar mudado. A esperança espiritualizada vence a morte, porque no momento da partida, confia na vida do além-túmulo como a verdadeira vida.

A esperança é uma das filhas do amor e da caridade. É um dos frutos mais puros deste consórcio divino, para a divina felicidade. Qual de nós não precisamos de esperança? Ela gera o otimismo e clareia a vida com alegria , predispondo todo o organismo, mesmo o espiritual, a uma harmonia perfeita, assinalando, por onde passa, a existência de quem acredita na paz laboriosa (...).