Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

VENHA DIVERTIR-SE NO CINE DO BEM E AJUDE A JUVENTUDE DA CASA

October 10, 2019 13:26, by Redação CDC - 0no comments yet

Cine do bem 2019 2

VENHA DIVERTIR-SE NO CINE DO BEM E AJUDE A JUVENTUDE DA CASA!

 

Traga a sua família, seus amigos, os vizinhos e quem mais você quiser para passar uma tarde muito especial com pipoca e filme:
 
"VIVA. A VIDA É UMA FESTA!"
 
Diversão garantida. Um filme engraçado, emocionante e que, ao mesmo tempo, promove diversas reflexões a respeito da nossa existência. Um programa imperdível para fazer junto com toda a família! Você não pode ficar fora dessa. Vamos encher o salão de alegria e pessoas para vivenciarem uma experiência diferente!
 
Ah! Informação muito importante: toda a contribuição com a venda dos ingressos será para ajudar as atividades da Juventude Espírita Casa do Caminho que, dentre outros objetivos e atividades, promove ações no bem.
Uma delas, a viagem para a CONJEB (Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia) que ocorre durante o carnaval e leva para os jovens momentos inesquecíveis. Lá, eles vivenciam oficinas diversas, todas com planejamento pedagógico cuidadosamente organizado pela Federação Espírita do Estado da Bahia para promover reflexões sobre o nosso mundo e nossa caminhada, mas também, um programa intenso para construírmos todos juntos um mundo melhor!
 
Esse ano, o tema da 30 CONJEB será: "Amor, força que transforma os destinos". 
 
 
O QUÊ: CINE DO BEM. FILME: VIVA. A VIDA É UMA FESTA!
ONDE: CASA DO CAMINHO PRONTO-ATENDIMENTO ESPÍRITA. SUSSUARANA SALVADOR/BAHIA
QUANDO: 20/10, DOMINGO
HORÁRIO: 16 HORAS
CONTRIBUIÇÃO: INGRESSOS INDIVIDUAIS  VALOR  R$ 5,00
VENHA LANCHAR CONOSCO NESSA TARDE!
 
 
"Dissemos que o objetivo essencial da arte é a procura e a realização da beleza; é, ao mesmo tempo, a procura de Deus, pois que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral. Quanto mais a inteligência se apura, se aperfeiçoa e se eleva, mais se impregna da idéia do belo.
O objetivo essencial da evolução, portanto, será a procura e a conquista da beleza, a fim de realizá-la no ser e nas suas obras. Tal é a norma da alma na sua ascensão infinita"
(Léon Denis).
 


A Casa do Caminho completa 18 anos de portas abertas!

October 2, 2019 20:41, by Casa do Caminho - 22 comments

Lona com ilhos 18 anos casa do caminho

 

A HONRA D E SERVIR

(Bezerra de Menezes/Divado Franco - 2011)

 

"Nestes dias gloriosos, assinalados por tremendos conflitos no âmago da criatura humana; nesta hora em que todos somos convocados à solidariedade cristã, deveremos descruzar os braços para utilizar as armas do amor, construindo um mundo melhor de paz e de caridade, pelo qual todos anelamos (...).

Sois os Embaixadores da Era Nova!

Jesus elegeu aqueles setenta da Galileia e os mandou dois a dois, para que divulgassem o reino.

Agora vos conclama a todos vós, para que proclame o reino da concórdia, a era da misericórdia, o momento da construção do mundo novo.

(...) semeai a esperança, a alegria de viver, a irrestrita confiança em Deus, que nos orienta por intermédio de Jesus, que prossegue conosco até o fim. Ele disse que nunca nos deixaria órfãos. Os Seus Embaixadores estão entre nós, conosco, e auxiliam-nos na grande para o mundo de regeneração.

Filhos e filhos e filhos, filhas e filhas e filhas da alma, amai, não vos importe a ausência da resposta do amor, por enquanto. Sede vós aqueles que semeiam os formosos dias do porvir, exultando pela honra de haverdes sidos convidados à hora última para a seara do bem (...)."

 

E com o sentimento de honra por poder servir com alegria e fé, como propõe Dr. Bezerra no texto acima, estamos celebrando 18 anos do esforço de muitos. Será um mês de outubro para semear nos corações a honra de servir ao próximo, celebrando e agradecendo todas as oportunidades de aprendizado. A programação está intensa e muito interessante. 

Fique atento para chegar mais cedo à Casa e não perder os momentos artísticos! 

 

A nossa celebração especial terá também momento único:

Quando: no dia 05/10 (sábado): celebraremos juntos com arte, música, palestra, e muitas outras surpresas!

Quem: Todos nós, juntos! Você é nosso convidado.

Horário: Chegue às 15 horas. 

Nesse dia não haverá atendimento espiritual individual. A equipe espiritual se fará presente abençoando a todos, cada um conforme a sua necessidade, coletivamente. 

 



Venha celebrar a vida no nosso Festival da Primavera

September 27, 2019 14:20, by Redação CDC - 0no comments yet

Festival da primavera quadrado

Seja nosso convidado especial. Para acontecer, falta você!
Nesse sábado, na Casa do Caminho teremos nosso Primeiro Festival da Primavera!
Com o objetivo de celebrarmos à vida, o nosso Festival está cheio de boas surpresas. 
Música, poesia, exposição de artesanato, vários itens feitos com carinho e muitas, muitas guloseimas. Venha lanchar conosco pela manhã... ou almoçar...
Ahh! E clarooo, na primavera não poderia faltar as flores e plantinhas. Comprando uma mudinha você ajuda a Juventude da Casa do Caminho a conseguir recursos para as suas atividades no bem. E ainda leva para casa um pouquinho de amor em forma de flores e verde! Cuidar de uma plantinha em casa é contribuir com o planeta 🌍
Participe das atividades da Casa do Caminho. Uma linda oportunidade de vivenciar a proposta cristã, estreitar laços de amizade, aprender a arte e desafios de conviver e expandir o amor no mundo. 
Traga os amigos e a família!
 
Detalhe importante: neste dia também teremos a partir das 15 horas, apresentação de violão e do grupo de dança da Casa do Caminho, como parte da Semana Nacional de Arte Espírita. Dia muito especial! Aguardamos você. 
 
O QUÊ: FESTIVAL DA PRIMAVERA 
ONDE: CASA DO CAMINHO PRONTO- ATENDIMENTO ESPÍRITA, SUSSUARANA - SALVADOR/BA
COMO ACONTECE: EXPOSIÇÃO DE VÁRIOS ITENS DE ARTESANATO, GULOSEIMAS, APRESENTAÇÃO MUSICAL, POESIA, TEATRO
QUANDO: 28 DE SETEMBRO DE 2019 
HORÁRIO: DAS 10:00 ÀS 19 HORAS 
 

 

Primavera é quando, num pedacinho da Terra, as flores se abrem,
o sol fica mais forte e a vida fica mais alegre. Quando, num canto da Terra, se faz primavera, nos outros cantos se faz verão, inverno e outono. Das quatro estações, a Primavera é a mais bonita, porque colore a terra, perfuma o ar e contagia os corações sensíveis com sua alegria É uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam .e de colher os frutos e semear a terra. Semear a terra sempre, pois isso significa mantê-la sempre fértil .E de terra fértil, sempre brota a vida.

 

 

Bom seria se a Primavera acontecesse o tempo todo, em todos os corações humanos… florescendo, enfim, na forma de atos, palavras e pensamentos, sempre positivos…se cada ser vivente, fosse como uma flor, bela, pura e cheirosa, toda a Terra viveria uma eterna primavera… Depende de cada um, fazer do próprio coração, a terra…semeá-lo e cuidá-lo, para cultivar o espírito da primavera, todo o tempo…em qualquer estação.
Manuel Bandeira


A ARTE NAS DOUTRINÁRIAS DA CASA DO CAMINHO. PARTICIPE

September 27, 2019 14:02, by Redação CDC - 0no comments yet
Img 20190925 wa0016
 
Imperdível!
 
A Casa do Caminho faz parte da Semana Nacional de Arte Espírita. Venha participar! A arte nos ajuda a compreender melhor nós mesmos e o mundo, além disso, pode ser um instrumento de amor e paz. 
Na quarta, sexta e sábado, várias manifestações artísticas acontecerão na Casa. Venha conferir!
 
PROGRAMAÇÃO NA CASA DO CAMINHO 
 
No dia 25/09: durante a palestra doutrinária de quarta-feira, às 13:45, você ouvirá POESIA, de uma forma diferente, com Maria Eduarda (Evangelização da Casa do Caminho) e José Wagner. Tema: o amor. 
 
No dia 27/09: teremos apresentação do Coral Espírita Irmã Elisabete, às 18:50 e em seguida apresentação teatral (Juventude Espírita Casa do Caminho) na palestra com Robson Ferrer e Juventude da Casa do Caminho. Tema: Para melhor servir
 
No dia 28/09: teremos às 15 horas concerto de violão com Ruan de Souza e em seguida apresentação do Grupo de Dança da Casa do Caminho, na palestra com Flávio Santos. Tema: A fé transporta montanhas. 
 
 
Qual a importância da arte na Doutrina Espírita?
 
A arte pode promover a educação e a cultura espíritas, com ênfase nos valores ético-morais cristãos, estimulando o uso da arte-educação como recurso didático-pedagógico. É indiscutível a importância da arte no processo de desenvolvimento do ser humano, sob o prisma biológico, psicológico, social e espiritual;

 

O que é a Semana Nacional de Arte Espírita

A III Semana Nacional de Arte Espírita objetiva uma concentração de prática e divulgação da arte espírita em todo o país no período de 21 a 29 de setembro de 2019.

Neste período, cada cidade ou região metropolitana realizará apresentações artísticas e palestras sobre a arte espírita.

É um evento promovido pela Abrarte – Associação Brasileira de Artistas Espíritas – e realizado por trabalhadores da Arte Espírita de todo o Brasil.

Cada cidade ou região metropolitana organizará a programação de atividades ligadas a Arte Espírita no período em que acontecerá a Semana Nacional: de 21 a 29 de setembro de 2019.

Alguns exemplos de atividades que podem ser programadas neste período:

  • Palestras sobre arte espírita
  • Apresentações de artistas e grupos de arte espírita
  • Oficinas de arte
  • Estudo sobre arte espírita

Nada impede que sejam conjugadas apresentações artísticas com as palestras ou os estudos, por exemplo. O importante é discutir, divulgar e praticar a arte espírita durante a semana.

Saiba mais acessando:
 
 

"O estudo atento da alma nos mostra que tudo na natureza – os sons, os perfumes, os raios de luz, as cores – encontra em nós suas correspondências, suas analogias, e que suas radiações se fundem e se harmonizam às profundezas do ser, na medida da nossa evolução. É isso o que constitui o senso artístico, a compreensão do belo sob todas as formas.

A evolução desse senso íntimo, a faculdade de expressá-lo, desenvolvem-se nas almas de vidas em vidas e terminam por produzir o talento, o gênio. Nos aspectos superiores da arte, o artista encontra a alta concepção da beleza eterna; ele compreende que sua fonte única está em Deus. Do infinito, essa fonte se lança sobre todos os seres e os penetra de acordo com o seu grau de receptividade.

Raios de luz e cores, sons e perfumes, estão ligados por um encadeamento, uma espécie de escala da qual cada nota representa uma soma particular de vibrações e que constituem, em seu conjunto, uma unidade perfeita. Se a ela se juntam as formas e as linhas, essa unidade se tornará a lei geral do belo, e a arte, em suas múltiplas manifestações, terá por objetivo reproduzi-las.

O estudo da arte e suas realizações nos impregnam, pouco a pouco, de esplendores do Universo. Inicialmente insensível e inconsciente no homem primitivo, esse trabalho acaba consciente, acentua-se, revela-se sob formas crescentes para se tornar como que um reflexo da suprema beleza.

Porém, sobre a Terra, a arte ainda é apenas um balbucio. Nos outros mundos, e principalmente no espaço, dizem-nos os nossos guias, ela produz maravilhas perto das quais as mais belas obras humanas pareceriam bem pobres e quase infantis. Chegada a essas alturas, a arte torna-se a forma mais sublime do culto prestado à divindade.

Até aqui o artista se inspirou nas coisas do mundo visível ou tangível; dele ouviu as vozes, as harmonias; estudou-lhe as formas, as cores e com elas conseguiu impregnar suas obras. Assim, o artista criou uma comunhão mais íntima entre o homem e a natureza. 

Graças a ele, as coisas obscuras e mudas tomaram uma alma e suas vagas aspirações, suas queixas, suas dores encontraram expressões que, tornando-as mais vivas, as aproximavam de nós, ao mesmo tempo em que a alma humana tornava-se mais sensível ao contato da vida exterior.

Assim, a arte entregou à vida do globo o sentido profundo que lhe faltava. Por meio da arte, as forças cegas da natureza penetraram em nós e adquiriram como que um reflexo da nossa consciência e dos nossos sentimentos".

(Léon Denis)



Adeilson Salles esta de volta a Salvador

September 13, 2019 18:38, by Redação CDC - 0no comments yet

Adeilson sales set2019 quadrado

 

 

Adeilson Salles está de volta à Bahia e à Casa do Caminho!

 


Com a sua simplicidade e sabedoria, sabe tocar o coração dos presentes. São temas que permeiam as mentes dos jovens e dos adultos, tratados de forma que todos possam compreender e, assim, encontrar respostas e soluções em suas vidas.
Dessa vez, ele vem nos falar sobre mediunidade na infância e juventude. Juntamente com esse tema, ele abordará sobre os crescentes casos de tristeza, depressão e suicídio entre jovens. A mediunidade pode confundir os membros de uma família que, algumas vezes, por desconhecimento, não consegue acolher a situação com serenidade.
As famílias precisam de esclarecimento. Os jovens também! Participem da palestra com Adeilson e encantem-se com o que ele tem a dizer!
Ah... Para quem não o conhece, Adeilson é um escritor especial. Autor de vários livros infantis e para adultos, suas páginas são capazes de chamar atenção do leitor para assuntos palpitantes como as consequências dos vícios em jogos eletrônicos, série juvenil com heróis inimagináveis, e muito mais... O seu novo livro, uma psicografia de Luiz Sérgio, tem um título impactante, o mesmo da palestra.
Adeilson estará disponível, com muito carinho, para autógrafos, após a palestra.
Essa oportunidade é imperdível. Afinal, não é todos os dias que podemos ouví-lo!


O que: Palestra com Autógrafos

Quem: Adeilson Salles.
Título: Vossos jovens profetizarão. A mediunidade nas crianças e jovens.
Data: 21/09, sábado
Horário: 16 horas
Onde: Casa do Caminho Pronto-Atendimento Espírita Sussuarana/Salvador-Bahia

 

Quem é Adeilson Salles?

Adeilson Salles é natural do Guarujá, litoral de São Paulo. É escritor, palestrante e poeta premiado pela Prefeitura Municipal do Guarujá.
Até o momento, tem 77 livros publicados para crianças, jovens e adultos. Desse número, a grande maioria é dedicada à literatura infantojuvenil. Alguns de seus títulos são paradidáticos e foram adotados em escolas públicas e particulares.
Sua obra, de cunho infantojuvenil, também foi adaptada para o teatro e traduzida para a língua inglesa. O êxito de seu trabalho se reflete na participação constante nas maiores bienais e feiras do livro do Brasil.
Atua como palestrante e contador de histórias em centros espíritas, escolas públicas e particulares, universidades e empresas.

 

“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos a anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
E farei com que ocorram eventos espantosos no céu e na terra: sangue, fogo e grandes nuvens de fumaça! (...)
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.“

(Bíblia Sagrada. Joel 2:28 a 31)