Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

FIQUE ATENTO! MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

December 4, 2019 11:58, by Redação CDC - 0no comments yet

20191202 180723 0000

 

FIQUE ATENTO! MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO
 
Em dezembro, celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Sim, o Espírito mais iluminado que já passou pela Terra. Renasceu em dezembro, segundo a História, para deixar uma linda lição de AMOR aos homens. Qual o propósito da nossa existência? Disse Jesus, aprender a amar e servir! Amar muito e muito a si mesmo, para dessa forma irradiar amor ao próximo que caminha na mesma jornada... E progressivamente, contribuirmos para um planeta harmonioso, com habitantes plenos e felizes!
 
Por isso, a Casa do Caminho precisa também cuidar de quem cuida. Cuidar de todos os voluntários que trabalham incessantemente todos os dias da semana para fazer acontecer todas as atividades da Casa e, que não são poucas...
 
Portanto, fique atento!
 
- NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO AO PUBLICO EXTERNO NAS SEGUINTES DATAS:
 
SEXTA-FEIRA DIA 06/12
SÁBADO DIA 07/12
 
SEXTA-FEIRA DIA 13/12
SÁBADO DIA 14/12
 
- NO DIA 08/12, DOMINGO, A EVANGELIZAÇÃO FUNCIONARÁ NORMALMENTE
- NO DIA 14/12, NO PERÍODO DA MANHÃ, ALGUNS CURSOS FUNCIONARÃO NORMALMENTE
Dezembro 2019 1
 
 
- ATENDIMENTO NORMAL NOS OUTROS DIAS, ATÉ 20/12/2019 COM UMA LINDA DOUTRINÁRIA IMPERDÍVEL, PARA REFLETIRMOS SOBRE O SIGNIFICADO DO NATAL, MINISTRADA POR IVAN CÉZAR.
 
- A CASA ESTARÁ FECHADA, PARA O ATENDIMENTO EXTERNO, NO PERÍODO DE 21 DE DEZEMBRO A 01 DE JANEIRO DE 2020.
 
ABRIRÁ AS SUAS PORTAS, COM SUAS ATIVIDADES NORMAIS A PARTIR DO DIA 02 DE JANEIRO DE 2020. 
 

 
 
Distanciado dos simbolismos e dos rituais religiosos, o espírita consciente procura festejar o Natal todos os dias, expressando-se com fraternidade e amor ao próximo. Admite, igualmente, que […] a Doutrina Espírita nos reconduz ao Evangelho em sua primitiva simplicidade, porquanto somente assim compreenderemos, ante a imensa evolução científica do homem terrestre, que o Cristo é o sol moral do mundo, a brilhar hoje, como brilhava ontem, para brilhar mais intensamente amanhã. Perante as alegrias das comemorações do Natal, destacamos três lições ensinadas pelos orientadores espirituais, entre tantas outras. Primeira, o significado da Manjedoura, como assinala Emmanuel: As comemorações do Natal conduzem-nos o entendimento à eterna lição de humildade de Jesus, no momento preciso em que a sua mensagem de amor felicitou o coração das criaturas, fazendo-nos sentir, ainda, o sabor de atualidade dos seus divinos ensinamentos.
 
A Manjedoura foi o Caminho. A exemplificação era a Verdade. O Calvário constituía a Vida. Sem o Caminho,o homem terrestre não atingirá os tesouros da Verdade e da Vida. Segunda, a inadiável (e urgente) necessidade de nos aproximarmos mais do Cristo, de forma que o seu Evangelho se reflita, efetivamente, em nossos pensamentos, palavras e atos. Para a nossa paz de espírito não é mais conveniente sermos cristãos ou espíritas “faz de conta”.[…]
 
Comentando o Natal, assevera Lucas que o Cristo é a Luz para alumiar as nações. Não chegou impondo normas ou pensamento religioso. Não interpelou governantes e governados sobre processos políticos. Não disputou com os filósofos quanto às origens dos homens. Não concorreu com os cientistas na demonstração de aspectos parciais e transitórios da vida. Fez luz no Espírito eterno.
 
Embora tivesse o ministério endereçado aos povos do mundo, não marcou a sua presença com expressões coletivas de poder, quais exército e sacerdócio, armamentos e tribunais. Trouxe claridade para todos, projetando-a de si mesmo. Revelou a grandeza do serviço à coletividade, por intermédio da consagração pessoal ao Bem Infinito. Nas reminiscências do Natal do Senhor, meu amigo, medita no próprio roteiro.
 
Tens suficiente luz para a marcha? Que espécie de claridade acendes no caminho? Foge ao brilho fatal dos curtos-circuitos da cólera, não te contentes com a lanterninha da vaidade que imita o pirilampo em voo baixo, dentro da noite, apaga a labareda do ciúme e da discórdia que atira corações aos precipícios do crime e do sofrimento. Se procuras o Mestre divino e a experiência cristã, lembra-te de que na Terra há clarões que ameaçam, perturbam, confundem e anunciam arrastamento…
 
Estarás realmente cooperando com o Cristo, na extinção das trevas, acendendo em ti mesmo aquela sublime luz para alumiar? Por último é muito importante aprendermos a ser gratos a Jesus pelas inúmeras bênçãos que Ele nos concede cotidianamente, em nome do Pai, como a família, os amigos, a profissão honesta, a vivência espírita etc., sabendo compartilhá-las com o próximo, como aconselha Meimei: Recolhes as melodias do Natal, guardando o pensamento engrinaldado pela ternura de harmoniosa canção…
 
 
Percebes que o Céu te chama a partilhar os júbilos da exaltação do Senhor nas sombras do mundo. […] Louva as doações divinas que te felicitam a existência, mas não te esqueças de que o Natal é o Céu que se reparte com a Terra, pelo eterno amor que se derramou das estrelas. Agradece o dom inefável da paz que volta, de novo, enriquecendo-te a vida, mas divide a própria felicidade, realizando, em nome do Senhor, a alegria de alguém!..
 

Marta Antunes Moura

 


Em novembro, venha para a Feira das Estações!

November 19, 2019 23:51, by Redação CDC - 0no comments yet

11

 

A Casa do Caminho está, constantemente, procurando novas formas de captação de recursos, integrando a comunidade e incentivando a economia solidária.

Pensando nisso, e com o sucesso do Festival da Primavera, vem aí a FEIRA DAS ESTAÇÕES - VERÃO! Um evento que unirá apresentações artísticas e musicais, gastronomia, serviços de beleza e venda de produtos para todos os gostos: homens, mulheres, crianças e até os pets!

Dia 30 de novembro, sábado, a partir das 10 da manhã, você é nosso convidado! Venha colorir o seu verão participando de nossa Feira e conhecer os expositores que, com muito carinho, trarão produtos artesanais e únicos! Receberemos marcas de moda e vestuário feminino, estampas étnicas, moda pet, itens elegantes para mesa posta, produtos de decoração, bottons super descolados, serviços de estética facial, mel artesanal... uma variedade incrível! 

Os grupos sociais da Casa também participarão deste dia cheio de cor e vida! Passe um dia alegre conosco, ouvindo a boa música da caminheira Genise Ferreira, além de poder comer um lanche feito com todo capricho pelo Grupo de Apoio a Gestantes. A Juventude da Casa trará mais uma plantinhas para você caprichar na decoração.

Ufa! Quanta coisa! Agora só falta você! A entrada é gratuita e a Casa terá seu funcionamento NORMAL no dia, com todos os cursos, Aconselhamento e tratamentos... Então, não fique de fora! Se você já vem nesse dia, traga mais uma pessoa com você.

Parte da renda obtida com a Feira das Estações será direcionada para a manutenção da Casa e ampliação das nossas ações sociais.

  • O QUE: Feira das Estações - Verão!
  • QUANDO: sábado, 30/11/19, 10:00
  • QUANTO: entrada gratuita
  • ONDE: Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita. Av. Ulysses Guimarães, n. 5000, Sussuarana.


Adilton Pugliese lança seu novo livro na Casa do Caminho!

November 19, 2019 23:45, by Redação CDC - 0no comments yet
Adilton pugliese 2019 quadrado 1
 
A Casa do Caminho completou, em 2019, 18 anos de portas abertas e recebeu um presente muito especial... 
'Os Sete Maiores Mistérios do Universo à Luz da Doutrina Espírita". Esse é o título do novo livro de Adilton Pugliese que será lançado na Casa do Caminho no dia 23 de novembro. Em um ato de generosidade e carinho do autor, todos os recursos obtidos com a venda do livro serão utilizados para manutenção das obras sociais da Casa do Caminho.
Nesse dia, ele estará disponível para autógrafos e ministrará a palestra doutrinária da tarde de sábado.
 
 'Os Sete Maiores Mistérios do Universo à Luz da Doutrina Espírita" é um livro que vale à pena ser lido! Poderíamos citar múltiplas razões, mas talvez a mais relevante delas  é compreender que os mistérios que ainda atormentam a humanidade, de visão materialista, foram muito bem desvendados pelo Espiritismo há muito tempo. E isso pode ajudar você a ter um novo olhar para a sua existência. 
O livro é formado por textos (crônicas) e, com certeza, cada um deles terá algo de novo para nos fazer refletir ou ensinar algo.  De leitura fácil e envolvente, nos fará navegar por curiosidades e detalhes, pouco conhecidos por alguns de nós, sobre os desafios da construção da proposta libertadora trazida por Jesus e reforçada pela Doutrina Espírita. A perseguição sofrida por médiuns ao longo da História da Humanidade, o primeiro núcleo cristão – a Casa do Caminho –, a contribuição do Espiritismo para a Ciência, o primeiro centro espírita do mundo, fundado por Allan Kardec, são alguns dos temas desenvolvidos, sempre com riqueza de informações preciosas capazes de iluminar a nossa alma.
 
Ah! Muito importante: se está procurando um presente duradouro que leve uma mensagem que possa tocar os corações, saiba que um livro de conteúdo espírita pode ser importante para mudar uma vida! E os recursos obtidos com as vendas na livraria contribuem para dar continuidade às atividades da Casa do Caminho.
 
Quem é Adilton Pugliese, o autor?
 
Adilton Pugliese é uma pessoa comprometida com a Doutrina Espírita há mais de 40 anos. Quem o conhece sabe que chama atenção o seu bom humor, alegria de viver e simplicidade! Alguém que merece ser conhecido e tem muito a ensinar àqueles que convivem ao seu lado.   
 
Ele nasceu em 4 de março de 1944, em Salvador-Bahia.  Em sua vida profissional foi militar e bancário, sendo hoje aposentando. Iniciou suas atividades espíritas em julho de 1975, no Centro Espírita Cristo Redentor e presidiu-o durante dez anos. Ex-presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia, na gestão 1991-1994. Desde 1 de agosto de 1994 é voluntário e sócio efetivo no Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho), fundado pelo médium Divaldo Franco, membro do seu Conselho Diretor, ex-diretor do Departamento Doutrinário (1995-2013) e ex-encarregado do Setor de Pessoal (1994-2013). É palestrante e articulista da Revista Presença Espírita, de O Reformador (órgão da Federação Espírita Brasileira) e da Revista Internacional de Espiritismo. 
É autor dos livros: A Obsessão: Instalação e CuraOs Anjos Guardiães Segundo o EspiritismoReuniões Doutrinárias e Mediúnicas no Centro Espírita/Planejando e Organizando com Qualidade (em conjunto com a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda); Allan Kardec e o Centro EspíritaReconhecimento a Allan Kardec, em coautoria com Álvaro Chrispino; O Espírito AzulNobres Verdades EspíritasDaniel Dunglas Home – O Médium Voador e Espiritismo: Jesus de Novo na Terra.
(Fonte: Autobiografia.)
 
  • QUANDO23 de novembro de 2019, sábado 
  • O QUÊ: lançamento do livro 'Os Sete Maiores Mistérios do Universo à Luz da Doutrina Espírita", tarde de autógrafos e palestra.
  • QUEM: Adilton Pugliese 
  • HORÁRIO: a partir das 14:45
  • ONDE: Casa do Caminho Pronto-Atendimento Espírita/ Sussuarana 
  
 
  "Neste livro abordamos várias temáticas da contemporaneidade, examinadas e comentadas à luz da Doutrina Espírita, sobretudo o capítulo dedicado a oferecer respostas a temas considerados enigmas pela Ciência ortodoxa, a exemplo da existência de Deus, vida após a morte, o sentido da vida, e outros desafiadores assuntos e para os quais o Espiritismo, em sua característica de Terceira Revelação das Leis de Deus, e analisando-os sob o seu prisma científico, oferece argumentos e axiomas para explicá-los (Adilton Pugliese).
  
(...)  “A terceira revelação, vinda numa época de emancipação e madureza intelectual, em que a inteligência, já desenvolvida, não se resigna a representar papel passivo; em que o homem nada aceita às cegas, mas quer ver aonde o conduzem, quer saber o porquê e o como de cada coisa – tinha ela que ser ao mesmo tempo o produto de um ensino e o fruto do trabalho, da pesquisa e do livre-exame. Os Espíritos não ensinam senão justamente o que é mister para guiar o homem no caminho da verdade, mas abstêm-se de revelar o que ele homem pode descobrir por si mesmo [grifo do original], deixando-lhe o cuidado de discutir, verificar e submeter tudo ao cadinho da razão, deixando mesmo, muitas vezes, que adquira experiência à sua custa. Fornecem-lhe o princípio, os materiais; cabe ao homem aproveitá-lo e pô-los em prática” 
 
(A Gênese/ Allan Kardec).
 
 
 

 



Um sucesso! O Cine do Bem está de volta

November 11, 2019 13:58, by Redação CDC - 0no comments yet

Cinedobem2

Um sucesso! O Cine do Bem está de volta!

 

Nossa terceira edição do Cine do Bem está chegando. As duas anteriores foram um verdadeiro sucesso!
 
Qual o objetivo do nosso Cine do Bem? 
Permitir o acesso a filmes que tenham uma mensagem edificante, reflexiva e transformadora trazendo alegria e diversão para toda a família!
 
Se você perdeu as versões anteriores, procure saber: todos os presentes saíram alegres e renovados para iniciar uma nova semana com boas energias!
 
Traga toda a família! Chame os vizinhos e amigos, familiares, para compartilharem de momentos juntos, cheios de emoções que um bom filme pode despertar em nós! 

O outro objetivo do Cine do Bem é contribuir para as atividades realizadas pela Juventude Espírita da Casa do Caminho. Os recursos obtidos com a venda dos ingressos ajudarão a levarmos os jovens para a Confraternização das Juventudes Espíritas do Estado da Bahia (CONJEB), no carnaval de 2020, onde se compartilha o bem e a fraternidade, cultivam-se ideias transformadoras para um mundo melhor, com alegria. 
 
Sobre o filme ...
 
"O menino que descobriu o vento" 
 
Um filme inspirador. Muito tocante. Diversão e emoção. Estímulo às nossas potências de transformar o mundo ao nosso redor.
Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.
 
Ahhh! Muito importante: chegue mais cedo, a partir das 15:30 para comprar pipocas e guloseimas e tornar o filme ainda mais divertido!
 
 
 
O QUÊ: CINE DO BEM 
O FILME: O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO 
QUANDO: dia 01/12, DOMINGO
ONDE: CASA DO CAMINHO PRONTO-ATENDIMENTO ESPÍRITA
HORÁRIO: 16 HORAS, MAS CHEGUE 15:30, PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE!


Livros do Bem para crianças, com Ala Mitchell na Casa do Caminho!

October 30, 2019 21:19, by Redação CDC - 0no comments yet

Ala mitchel novembro quadrado 1

Ala Mitchell retorna à Casa do Caminho para novos lançamentos dos seus livros infantis, em parceria com Luis Hu Rivas e a Maurício de Sousa Produções. Isso mesmo: a turma da Mônica!

Dessa vez, com os títulos 'Jesus no meu lar', 'Chico Bento em Além da Vida' (Turma da Mônica/ Maurício de Sousa) e a 'A Ponte e o Muro' (Ala Mitchell e Aline Venâncio), além de outros novos títulos e títulos anteriores já lançados na Casa, como Outro Lar, Ala terá um momento com as crianças a partir das 14:45 no Espaço Curumim, na Casa do Caminho. Esse é um momento muito rico, quando as crianças podem conversar com um autor de livro infantis e aprender um pouco sobre o mundo da literatura.

Em seguida Ala Mitchell ministrará a palestra doutrinária da Casa, e, por fim, claro, estará disponível para os autógrafos, dos livros que podem ser adquiridos em nossa livraria. 

Um pouco sobre os novos livros...

JESUS NO MEU LAR
Neste livro, a Turma da Mônica volta a encontrar André, um primo do Cascão que vai apresentar para as crianças ensinamentos luminosos de Jesus que todos podemos usar no dia a dia. Jesus no meu lar apresenta mensagens sábias e amorosas contadas de forma divertida com os personagens mais queridos do Brasil.

CHICO BENTO. ALÉM DA VIDA
Será que viemos de algum lugar antes de nascer? Alguém cuida de nós, enquanto nos aventuramos pela Terra? E as pessoas que amamos, para onde vão ao final da vida? É possível que sua luz continue brilhando? Aprenda com Chico Bento uma mensagem inesquecível de que o amor sobrevive ao tempo, à distância e até mesmo à ausência. E sempre encontra formas de ser revivido.

A PONTE O O MURO
Tudo o que existe hoje foi imaginado por alguém um dia. Criar é dar asas à imaginação, renovar o mundo e manter viva a chama da esperança que habita em nós. Esta encantadora história fala do poder da nossa imaginação, e da capacidade de criarmos o que quisermos. É valioso convite para que a nossa imaginação ultrapasse qualquer barreira, transformando velhos muros em belas pontes.

Um pouco sobre Ala Mitchell...
Não é muito fácil, encontrar recursos literários para falar da Doutrina Espírita, ou da imortalidade da alma, ou da reencarnação de forma alegre, colorida e tão divertida para as crianças!

Ala Mitchell, juntamente com Luis Hu Rivas descobriram que havia pouco material didático disponível para falar com as crianças sobre tantas coisas interessantes e importantes que o Espiritismo e o Cristianismo nos ensina... E foram fundo... Em uma linda trajetória cheia de desafios, foram acreditando no ideal de transmitir valores do bem para crianças e construíram uma parceria de sucesso com a Maurício de Sousa Produções.
O resultado não poderia ser melhor... Com mais de 150 mil exemplares vendidos, as famílias tem hoje a oportunidade de sentar e compartilhar com seus filhos e amigos os ensinamentos deixados por Allan Kardec e Jesus Cristo de forma divertida.
Esteve na Casa do Caminho em anos anteriores para lançar "Meu Pequeno Evangelho", Magali em outras vidas, Outro Lar e outros títulos. Sempre com um jeito simples e doce, falando com todas as crianças com muito carinho. 

Ala Mitchell é Administrador pela Universidade Católica de Brasília e quando criança, praticamente desenvolveu sua leitura com as historinhas da Turma da Mônica. Aos 13 anos, viu surgir sua curiosidade por mídias eletrônicas e online. Conheceu o Espiritismo aos 15 anos e desde então tem utilizado tais mídias para o estudo e divulgação dessa doutrina. Foi Gestor de Marketing da TVCEI, a TV espírita. Ala idealizou o primeiro projeto com a turma da Mônica ainda em 2008 e agora vê o sonho se tornar realidade.  

Ala Mitchell respondeu a uma entrevista feita em Portugal, como tudo começou:
"No ano de 2007, estávamos trabalhando na TVCEI, a TV do Conselho Espírita Internacional e como responsável pela programação e marketing, sentíamos que só possuíamos material direcionado ao público espírita adulto. Então lembrei que a equipe do Mauricio de Sousa tinha produzido alguns vídeos animados para a criançada e ele falava sobre alguns valores como amizade, respeito aos animais e tinha também algumas historinhas com personagens desencarnados e a ideia era aproveitar algo para falar sobre a vida após a morte. Conversei com o amigo Luis Hu, que era o coordenador responsável pela TVCEI. Entrei em contato com a equipe do Mauricio. No início da conversa eles responderam que não era possível utilizar os vídeos, mas porém, poderíamos escrever tais histórias em livros. Foi aí que em 2014, a Boa Nova Editora resolveu bancar a ideia. Foi assim que lançamos o primeiro livro com o título, Meu Pequeno Evangelho, falando das passagens do evangelho em 25 historinhas, numa linguagem leve e divertida para atrair o interesse dos pequenos."

Com a palavra, a Maurício de Sousa Produções (Rodrigo Paiva)...

 - "Nossa intenção é servir de instrumento para que as famílias de diferentes credos possam transmitir seus valores a seus filhos. Há décadas, Mônica e a turma vêm falando diretamente com as famílias brasileiras sobre a importância da educação, da amizade, do respeito à diversidade, entre outros assuntos importantes. Os personagens são reconhecidos por famílias e escolas como facilitadores na comunicação de valores positivos”, ressaltou.

SERVIÇO:

  • O QUE: Lançamento dos livros, momento com as crianças e palestra com o autor Ala Mitchell 
  • QUANDO: 09/11/2019, sábado 
  • HORÁRIO: a partir das 14:45
  • ONDE: CASA DO CAMINHO, PRONTO-ATENDIMENTO ESPÍRITA

Os recursos obtidos com a venda dos livros, serão todos revertidos para a manutenção das atividades da Casa do Caminho. Participe e contribua! 

 

8 – Os laços de sangue não estabelecem necessariamente os laços espirituais. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porque este existia antes da formação do corpo. O pai não gera o Espírito do filho: fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir.

            Os Espíritos que se encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são os mais freqüentemente Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem pela afeição durante a vida terrena. Mas pode ainda acontecer que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem também por seu antagonismo na Terra, a fim de lhes servir de prova. Os verdadeiros laços de família não são, portanto, os da consangüinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos, que unem os Espíritos, antes, durante e após a encarnação. Donde se segue que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem, pois, atrair-se, procurar-se, tornarem-se amigos, enquanto dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, como vemos todos os dias. Problema moral, que só o Espiritismo podia resolver, pela pluralidade das existências

(Evangelho segundo O Espiritismo).