Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

Novo Ano, novas oportunidades de aprendizado na Casa do Caminho!

January 7, 2019 18:57, by Redação CDC - 0no comments yet

Cursos 2019
 
 
O ano de 2019 já começou há alguns dias e com ele, novas inscrições estão abertas para os vários cursos da Casa do Caminho. Não perca a oportunidade de aprender, trocar ideias, ensinar debater sobre a nossa interação com o mundo espiritual em suas diversas faces. Somos Espíritos! Compreender a nossa origem e trajetória ajuda-nos a sermos melhores para nós mesmos e para o mundo. 
 
* PEDIMOS AOS QUE DESEJAM SE INCREVER NOS CURSOS QUE, CASO SEJA DE SUA VONTADE E POSSIBILIDADE, CONTRIBUAM COM A DOAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E ITENS DE LIMPEZA PARA NOSSA CESTA BÁSICA. A LISTA DE ITENS PRIORITÁRIOS ESTÁ FIXADA PRÓXIMA AO SALÃO DOUTRINÁRIO (ÁREA DO LIVRO DO DIA) *
 
 
Acompanhe as datas abaixo:
 
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 
Você pode inscrever-se em qualquer data, o curso é rotativo.
O início do programa
TURMA DE QUARTA-FEIRA: 09/01 (HORÁRIO: 19;30 ÀS 21:00)
TURMA DE SÁBADO: 12/01 (HORÁRIO: 08:00 ÀS 09:40)
 
 
CURSO DE FLUIDOTERAPIA (PASSES)
Somente para quem concluiu o curso básico.
Número de vagas: 40 
 
TURMA AOS SÁBADOS DAS 10:30 ÀS 12 :00
INSCRIÇÕES: 12/01, ÀS 9:30 
INÍCIO DAS AULAS: 19/01
 
CURSO DE DOUTRINADOR (ESCLARECEDORES)
Somente para quem concluiu o curso básico.  
 
NÚMERO DE VAGAS: 35 
 
TURMA SÁBADO DAS 10:00 ÀS 12:00
INSCRIÇÕES: 26/01, DAS 10 ÀS 12 HORAS
INÍCIO DAS AULAS: 02/02
 
 
CURSO EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
Somente para quem concluiu o curso básico e tem orientação da equipe espiritual.  
 
NÚMERO DE VAGAS: 35 (POR TURMAS)
 
TURMA SÁBADO 10:30 ÀS 12 HORAS
INSCRIÇÕES: 02/02, ÀS 10:30 
INÍCIO DAS AULAS: 09/02
 
TURMA QUARTA-FEIRA, 19:30 ÀS 21;30 
INSCRIÇÕES 20/03, ÀS 19:30 
INÍCIO DAS AULAS: 27/03
 
Em caso de dúvidas, procure a equipe de coordenação de cursos, sempre aos sábados pela manhã, das 08:00 às 11:30 na área da Livraria da Casa do Caminho. Haverá alguém para te servir com presteza e cortesia. 
 
ATENÇÃO: OS GRUPOS DE ESTUDOS DAS OBRAS BÁSICAS DE ALLAN KARDEC ESTÃO SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER A TODOS, AO LONGO DO ANO. NÃO PRECISA DE INSCRIÇÃO. VENHA, ENTRE E PARTICIPE!
 
SEGUNDA-FEIRA, 18 HORAS : ESTUDO SISTEMATIZADO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO COM PRÁTICA
 
TERÇA-FEIRA, 18:30 GRUPO DE ESTUDOS DO LIVRO DOS MÉDIUNS 
 
QUARTA-FEIRA,18:30 GRUPO DE ESTUDOS DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
 
SÁBADO, 17:30 GRUPO DE ESTUDOS DO LIVRO O CÉU E INFERNO
 
 
 
"(...)Antecipando esses tormentosos dias, Jesus prometeu o Consolador que, há mais de um século, triunfalmente inaugurou a Era Espírita entre os homens, conclamando-os à renovação e à felicidade real.
Com Allan Kardec se confirmaram os prenúncios dos dias felizes a que se reporta a Boa Nova. A mensagem de que se fez vexilário restaura a pureza do Cristianismo, retirando os erros que nele foram introduzidos pela estultícia humana, como da ganga o garimpeiro hábil recolhe o diamante precioso.
Estudar o Espiritismo na sua limpidez cristalina e sabedoria incontestável é dever que não nos é lícito postergar, seja qual for a justificativa a que nos apoiemos. Cada conceito necessariamente examinado reluz e clarifica o entendimento, facultando mais amplas percepções a cerca da vida e dos seus fenômenos (...). 
Seus conceitos fulgentes são convites ao amor e chamamentos à sabedoria, cultura do sentimentoe da razãonum intercâmbio exitoso para a libertação do coração e da inteligência, por meio do qual o Espírito se alça a Deus (...).
A Seara Espírita possui as sementes para todos os seminários e plantações da fé como do raciocínio, na multiplicidade de exigências em que se apresentam (...)."
(Joanna de Angelis, Espírito. Psicografia: Divaldo Franco. Estudos Espíritas)


O Coral da Casa continua enCANTANDO em 2018. Acompanhe a programação!

December 7, 2018 12:03, by Redação CDC - 0no comments yet

Img 20171202 wa0044

O Coral da  Casa continua enCANTANDO em 2018. Acompanhe a programação!

Prestigiar e assistir um trabalho belíssimo da arte, através da boa música. Experimente. Em 2018 ainda há várias oportunidades. São mais de 30 vozes que se empenham arduamente em ensaios semanais. Exercitam as orientações de Jesus Cristo, aprendendo a amar e a vencer desafios juntos. Aprender a amar os próximos, bem próximos, em um contínuo exercício de perseverança, paciência para soltar a voz e oferecer ao mundo vibrações de alegria e amor.  Esse é o trabalho do Coral da Casa do Caminho coordenado pelo Maestro Magno Aguiar há mais de 04 anos.
 
O Coral já recebe convites para apresentações fora da Casa do Caminho, em outras instituições espíritas ou asilos e até em outras cidades, como em Santo Amaro (aguardem notícias sobre as apresentações do coral, em breve)!
 
Acompanhe a Programação:
 
DIA 10/12: na Casa do Caminho, no final da tarde durante a atividade do Viva Feliz
 
DIA 12/12: às 16:00, Assembléia Legislativa, Centro Administrativo da Bahia 
 
DIA 14/12: às 14:00, Biblioteca dos Barris
 
DIA 15/12: às 15:30, durante a Confraternização de Natal da Casa do Caminho.
 
DIA 18/12: às 19:30, no Shopping Barra. Saiba mais detalhes sobre essa apresentação no link abaixo.
 
 
 
 DIA 19/12: às 10:30, TV Bahia, Quadro Desaparecidos, Praça da Piedade
 
 DIA 21/12: às 18:00, Programa Vozes de Natal, Imbuí 

 

“Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como isso seria de outro modo? Seu advento mudará a arte, depurando-a. Sua fonte é divina, sua força a conduzirá por toda a parte onde haja homens para amar, para se elevar e para compreender. Tornar-se-á o ideal e objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas, pedir-lhe-ão as suas inspirações, e ele as fornecerá, porque é rico, é inesgotável¨.

     Enfim, se a música influencia todos nós, devemos considerar viável a nossa manutenção mental de especial elevação, a fim de solidificar um pensamento de nortear nossos sentimentos criativos.

     Vivemos um momento delicado, onde a sociedade passa por um desconforto criativo nos mais diversos setores da arte, nem mesmo os que pensam estar fazendo uma arte apreciável possuem convicção se de fato ela é importante e elevada.

     A música de qualidade moverá aos poucos os equívocos musicais de baixa vibração e a sociedade erguerá do caos cultural aos poucos, a ponto de perceber os primeiros passos do verdadeiro sentimento criativo.

     Meditemos um pouco mais sobre o assunto nas orientações edificantes do maestro Gioachino Rossini:

     “- Queres falar de vossa música?

     O que é ela diante da música celeste? Desta harmonia que nada sobre a Terra pode vos dar uma ideia? Uma é para a outra o que o canto do selvagem é para a suave melodia. Entretanto, os Espíritos vulgares podem experimentar um certo prazer em ouvir a vossa música, porque não são ainda capazes de compreender outra mais sublime. A música tem para os Espíritos encantos infinitos, em razão de suas qualidades sensitivas muito desenvolvidas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que a imaginação espiritual pode conceber de mais belo e de mais suave.”

Fonte: http://www.correioespirita.org.br/secoes-do-jornal/correio-cultural/1324-a-musica-e-as-esferas-superiores



Confraternização da Casa do Caminho 2018

December 7, 2018 11:57, by Redação CDC - 33 comments

 

Confra 2018 quadrado

No dia 15/12, às 15:30 teremos uma tarde de alegria na Casa do Caminho. É o dia que lembraremos a passagem de Jesus Cristo pela Terra. Celebraremos o seu nascimento através da palavra e das manifestações artísticas daqueles que ajudam a fazer a Casa do Caminho acontecer. 
A sua presença é essencial para que façamos uma linda festa! Traga seus familiares e amigos. 

A programação está intensa: uma surpresa na llivraria, apresentação do Coral da Casa do Caminho, palestra em seguida, apresentações artísticas oferecidas pelos caminheiros....
Você sairá leve, com muito para sorrir e lembrar. 
Nesse dia, NÃO haverá atendimento individual após a palestra. 
Os espíritos, com certeza estarão conosco, abençoando cada um dos presentes, com um sublime amor.
Venha celebrar a vida e a oportunidade de estarmos juntos!
 
 
“ As comemorações do Natal conduzem-nos o entendimento à eterna lição de humildade de Jesus, no momento preciso em que a sua mensagem de amor felicitou o coração das criaturas, fazendo-nos sentir, ainda, o sabor de atualidade dos seus divinos ensinamentos. A Manjedoura foi o Caminho. A exemplificação era a Verdade. O Calvário constituía a Vida. Sem o Caminho, o homem terrestre não atingirá os tesouros da Verdade e da Vida”  (A manjedoura, Emmanuel.) 

(...) Sabemos que Jesus é o Cristo Consolador, feliz expressão de Allan Kardec, registrada em o Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo seis,  pois ele mesmo, Jesus, nos faz um convite irrecusável: “Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus, 11: 28-)

Espíritas, estamos conscientes de que o Mestre Nazareno é o ser mais perfeito que Deus ofereceu à Humanidade para servir de guia e modelo: “Para o homem, Jesus representa o tipo de perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei.”

Fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/natal/



Dezembro na Casa do Caminho. Mês de celebrar Jesus Cristo. Programe-se!

November 27, 2018 12:56, by Redação CDC - 1One comment

Agende se quadrado

O mês do nascimento de Jesus Cristo. 

Ele nos ensinou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. O que significa que somente seguindo os seus ensinamentos e exemplos teremos plenitude, felicidade... enfim, estaremos verdadeiramente vivos. 
Que Jesus possa ter cada dia mais espaço em nossos corações! 
 
Atenção as datas importantes:
 
No dia 07/12 NÃO haverá atividades na Casa para o público externo. 
 
No dia 08/12 a Casa estará de portas abertas, normalmente, para receber a todos que nos procuram. 
 
No dia 15/12, sábado, às 15:30 celebraremos juntos mais um ano que passou. Agradecermos cada oportunidade de crescimento. E relembrarmos todo o amor que nos trouxe Jesus Cristo, desde o seu nascimento. 
Nesse dia, haverá apresentações artísticas! Participem! 
E após a palestra, haverá passe coletivo e NÃO haverá atendimento individual.
 
Os espíritos estarão com certeza, conosco, cuidando e abençoando cada um, em suas necessidades. 
 
No período de 17 a 21/12 o atendimento e atividades acontecerão normalmente na Casa.
 
A partir de 22/12/18 a Casa estará fechada para atendimento ao público externo. Funcionaremos em atividades internas.
 
Abrirá suas portas, para atender com presteza e cortesia, no dia 02/01/2019 a partir das 13 horas. Que em um novo ano de 2019 deixemos brotar a PAZ que habita em nós, irradiando luz para todo o mundo!  

 

"E Eliud gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Mathan; e Mathan gerou Jacob.
E Jacob gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chamava Cristo.
Mateus inicia o seu Evangelho, traçando-nos a genealogia de Jesus(...).
O certo é que um homem vale por si mesmo e pelas suas realizações; e não pelo que foram ou pelo que fizeram seus antecedentes.
Jesus conviveu com os pequeninos das margens do lago e com os pobres dos subúrbios de Jerusalém; ensinava nas vilas e andava a pé pelas estradas. A vida humilde que viveu  demonstra-nos que nunca se importou com as grandezas do mundo nem com os poderosos de seu tempo;  (...).
Jesus foi um médium de Deus. Diretamente inspirado pelo Altíssimo, tornou conhecido dos homens o código Divino, pelo qual a Terra se ilumina espiritualmente cada dia mais.
(O Evangelho dos Humildes, Eliseu Rigonatti) 


Atenção a algumas modificações de funcionamento na Casa no mês de novembro!

October 31, 2018 18:08, by Redação CDC - 0no comments yet

Agende se novembro

Atenção a algumas modificações de funcionamento na Casa no mês de novembro! 

 

Nos dias 02 e 03 de novembro, sexta e sábado, a Casa funciona normalmente. Estará de portas abertas para receber todos com presteza e cortesia.
 
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, quinta, sexta e sábado, a Casa estará igualmente de portas abertas! No dia 18/11 a Evangelização infantil funciona normalmente!
 
IMPORTANTE: nos dias 23 e 24 de novembro, sexta e sábado, a Casa estará fechada para atividades internas. Nesses dias não haverá atendimento ao público externo! 
No dia 25/11, a evangelização infantil funcionará normalmente. 
 
No dia 07/12, sexta-feira, igualmente, a Casa estará fechada para atendimento ao público externo, em virtude de atividade interna.
 
 
"(...) A visão espírita em torno da ética para a conquista da felicidade ilumina o conceito de Aristóteles, no que diz respeito às dádivas da alma, em razão da sua imortalidade, assim como completa a classificação de Schopenhauer ao acrescentar a reencarnação, em cujas vivências múltiplas são adquiridos os tesouros da sabedoria e da iluminação interior(...).
A ética espírita para a felicidade encontra-se estatuída nas lições incomparáveis do amor que, sem relutância é o instrumento mais eficaz para a conquista do universo de si mesmo, em razão da harmonia interna que proporciona e da alegria perene de viver  no corpo ou fora dele, sempre, porém, na vida, já que se é imortal.
(Vianna de Carvalho/Divaldo Franco)