Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Próximos Eve...
Full screen Suggest an article

Propostas de vida moderna em harmonia com o planeta já são realidade! Venha conferir!

June 27, 2019 21:38 , by Casa do Caminho - 1One comment | No one following this article yet.
Viewed 229 times
Licensed under CC (by)

 

Palestra Louti Bahia

 

No dia 06/07, a palestra doutrinária da Casa contará com a presença de Luciano José Bahia Mascarenhas, conhecido como Louti Bahia. O tema: A Lei de Conservação Nas Cidades Slow e Cidades de Luz. Se você desconhece ou ouviu falar algo sobre o assunto, mas deseja compartilhar ideias e aprofundar a compreensão sobre o tema, venha participar!

O conceito de que sempre progrediremos, material e moralmente, é uma das bases da Doutrina Espírita. Entretanto, como equacionar o progresso com a imprescindível harmonia com o planeta Terra que nos acolhe? 

No Livro dos Espíritos, Allan Kardec ressalta que Deus deu ao homem a necessidade de viver e junto com ela, claro, os recursos para tal, como exposto na pergunta 704. "Deus, dando ao homem a necessidade de viver, sempre lhe forneceu os meios para isso?

    — Sim, e se ele não os encontra é por falta de compreensão. Deus não podia  dar ao homem a necessidade de viver sem lhe dar também os meios. É por isso que faz a terra produzir de maneira a fornecer o necessário a todos  os seus habitantes, pois só o necessário é útil; o supérfluo jamais o é."

 

Nas "Cidades Slow" (ou cidades "lentas", em tradução livre) existe o princípio básico da busca por qualidade de vida, em contrapartida aos danos do ritmo acelerado dos grandes centros urbanos. Associado a isso, com regras de convivência entre os moradores que fortalecem os laços de união e fraternidade. Ahh! Importante: e já são vários exemplos dessas cidades espalhadas pelo mundo. Mas o tema é amplo e não pára por aí.... Para saber mais sobre o assunto, venha assistir a palestra de Louti Bahia. 

 

E quem é Louti Bahia?

Louti Bahia é soteropolitano, espírita e atua há mais de 20 anos com jovens em centros espíritas, além das atividades na Federação Espírita do Estado da Bahia. Além disso, é redator publicitário e de campanhas de marketing político. Porém sua formação é transversal: estudou Arquitetura e fez dois cursos de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Planejamento Ambiental. Nesse período, desenvolveu o projeto "Em busca de vida simples" que engloba algumas linhas de pesquisa sobre cidades e estilo de vida simples. A partir daí, elaborou sua pesquisa sobre as "Cidades Slow", realizada inicialmente na Itália, onde morou e estudou em 2015. E não parou mais... O projeto incluiu também dados sobre as ecovilas e "Cidades de Luz", coletados em Findhorn, localizada na Escócia - um exemplo de "Cidade de Luz"  e a primeira ecovila do mundo.

Além das experiências acima, Louti tem uma ampla pesquisa sobre o passado de Salvador (Bahia) com um acervo de quase 2500 fotos antigas da cidade. Essas fotos são disponíveis para quem desejar apreciar tamanha riqueza!

Você pode conferir a beleza do projeto "Amo a História de Salvador" que já conta com mais de 88.000 seguidores nas redes sociais. Acesse os links: http://www.amoahistoriadesalvador.com/ ou Instagram ou Facebook (@amoahistoriadesalvador) 

As pesquisas de Louti estão sendo compiladas em um livro que, em breve, será lançado. Fique atento! O resultado de suas relevantes experiências sobre o tema 'estilo de vida e simplicidade' tem sido apresentado e compartilhado em escolas, Universidades, centros espíritas, seminários e congressos. 

 

QUANDO: 06/07/2019

ONDE: NA CASA DO CAMINHO - PAE 

HORÁRIO: 16 HORAS, SÁBADO

O QUÊ: PALESTRA "A LEI DE CONSERVAÇÃO NAS 'CIDADES SLOW'  E  'CIDADES DE LUZ'

QUEM: LOUTI BAHIA 

       

Por que a terra nem sempre produz bastante para fornecer o necessário ao homem?

       — É que o homem a negligencia, o ingrato, e no entanto ela é uma excelente mãe. Freqüentemente ele ainda acusa a Natureza pelas conseqüências da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se o homem soubesse contentar-se. Se ela não supre a todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário. Vede o árabe no deserto como encontra sempre do que viver, porque não cria necessidades fictícias. Mas quando metade dos produtos é desperdiçada na satisfação de fantasias, deve o homem se admirar de nada encontrar no dia seguinte e tem razão de se lastimar por se achar desprevenido quando chega o tempo de escassez? Na verdade, eu vos digo que não é a Natureza a imprevidente, é o homem que não sabe regular-se.

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)

 


This article's tags: Cidades de Luz Cidades Slow Louti Bahia 2019

1One comment

  • Df4417ec709b69bbeffc7b2f35d34126?only path=false&size=50&d=404Edson Antonio(unauthenticated user)
    July 4, 2019 16:32

    PALESTRA "A LEI DE CONSERVAÇÃO NAS 'CIDADES SLOW' E 'CIDADES DE LUZ'

    Gostaria de me comunicar com o ilustre palestrante por email ou whatszap


Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.