Go to the content
Colabore com a casa
or

Full screen Suggest an article
 RSS feed

Próximos Eventos

May 16, 2017 18:03 , by Rodrigo Souto - | No one following this article yet.

Setembro Amarelo - A sua vida vale muito!

September 3, 2017 17:54, by Redação CDC - 0no comments yet

Banner setembro amarelo 1
 
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção desta doença no Brasil e no mundo, com o objetivo de alertar a população e reforçar formas de prevenção.
Sob a luz do Espiritismo, o suicídio é um ato contra a Lei de Deus. “O suicídio voluntário é uma transgressão da lei divina”, afirma a resposta à questão 944, de O Livro dos Espíritos. Por isso, a Casa do Caminho – Pronto Atendimento Espírita integra esta campanha visando amparar, acolher e orientar a todos, encarnados e desencarnados, sobre a importância de valorização à vida e de combater esta doença.
 
Saiba mais informações sobre o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio clicando aqui.
 
 
A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio.
(O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V)
 
 
 
A valorização da vida é um princípio da Doutrina Espírita. A Casa do Caminho oferece formas de ajuda e orientação para quem pensa suicídio mas temem em falar. A Casa oferece ainda acolhimento para familiares e amigos que conheçam ou se relacionem com pessoas que cometeram tal ato. Palestras, aconselhamento, tratamentos espirituais, evangelização e grupos de estudo são atividades que contribuem para busca do autoconhecimento, equilíbrio e auto amor.
 
Conheça melhor os tratamentos espirituais oferecidos pela Casa do Caminho  clicando aqui.
 
Pensando nisso, a Casa do Caminho preparou neste setembro de 2017 uma série de ações de conscietização acerca desta temática. Este mês, as reuniões doutrinárias serão com o foco na valorização da vida e você pode conferir a programação doutrinária clicando aqui.
 
Centro de Valorização da Vida: O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Telefone: 141 (24 horas). Site: www.cvv.org.br .
 
 
 
Deus é Amor e Ele outorga a todas as Criaturas a maior expressão da Sua Bondade Infinita: a possibilidade de os Seres evoluírem sempre (...) e isso é possível através do mais efetivo veiculo da Lei de Evolução: a reencarnação.
(Revista Espiritismo e Ciência)
 
 
 
 
Doutrinarias setembro amarelo page 001
 


Seminário da Casa do Caminho no mês de aniversário

August 25, 2017 18:39, by Redação CDC - 0no comments yet

 

Participe do seminário da Casa do Caminho em outubro!

Para quem já participou, sabe do que estamos falando. Para quem nunca teve oportunidade de assistir a um seminário com Nahon Castro, essa é uma chance imperdível!

No mês que a Casa completa 16 anos, com muita música, banda, alegria e uma linguagem simples e fácil, Nahon comandará o Seminário no dia 22 de outubro, domingo, das 8:30 às 12:30.  
 
Dessa vez, todos os presentes terão a chance de ouvir e refletir sobre um assunto muito atual e pertinente: "não julgueis, para não serdes julgados". 
O julgamento rápido e sumário tem sido frequente em uma época de compartilhamento imediato de situações nas diversas redes sociais, por exemplo. Sobre isso e muito mais, Nahon tem a nos falar.
Vamos ouvir, cantar, emocionar-nos, refletir sobre o amor e os exemplos de benevolência e indulgência deixados por Jesus Cristo para guiar o nosso caminho.  
Além disso, participando do seminário, contribuímos com a manutenção das atividades e ampliação das obras sociais da Casa.
Participe! Traga os seus familiares e amigos para passarem uma manhã de domingo proveitosa. Temos certeza que os nossos corações sairão plenos de energia renovada e muito para pensar...
 
QUANDO: 22 DE OUTUBRO, domingo
ONDE: Casa do caminho Pronto Atendimento Espírita
HORÁRIO: 8:30 às 12:30
CONTRIBUIÇÃO: 20,00 individual e 35,00 para duas pessoas
 
 
"Não te permitas a atribuição de avinagrar as horas de outrem mediante o ingrediente da crítica contumaz ou da censura incessante.
Há muitos críticos na Terra que apenas veem o que lhes apraz, conseguindo descobrir o humilde cascalho no leito de um rio de brilhantes preciosos.
Sua argúcia facilmente aponta erros, aguça detalhes negativos, embora insignificantes. São perfeccionistas em relação às tarefas alheias, combativos contra os companheiros de lide, nos quais sempre descobrem falhas, descoroçoando, facilmente, quando no lugar daqueles aos quais combatem.
São críticos, porém incapazes de aceitar as apreciações que os desagradam(...).
Sê tu aquele que ajuda com alegria em qualquer circunstância(...).
Assisitido por tais críticos impiedosos (...) Jesus prosseguiu sereno, por saber que os doentes mais inditosos são os que se recusam a reconhecer a posição de enfermos(...)."
(Joanna de Angelis/Divaldo Franco. Leis Morais da Vida) 

 

Banner nahoncastro2017 curvas



Arena Jovem Casa do Caminho

August 18, 2017 19:08, by Redação CDC - 0no comments yet
Fala, galera!
Como você se comporta na internet? O que você está semeando nas mídias sociais?
Como as suas ações e palavras representam o que está no seu coração? 
Você que é frequentador de juventude espírita, com idade entre 14 e 25 anos, está convidado para participar da ARENA JOVEM CASA DO CAMINHO!
A Arena Jovem é um evento participativo, feito com os jovens e para os jovens, em que se debatem temas próprios da juventude, sob a ótica do Espiritismo, com muito aprendizado e trocas positivas.
Dia 23/09, às 13h30 venha conversar sobre "Diga-me o que postas que eu te direi quem és: reconhece-se a árvore pelos seus frutos". Bate-papo construtivo e descontraído, música, jogos e muita interação... É na Arena Jovem. Venha e traga a sua juventude espírita.
 
O QUE: Arena Jovem Casa do Caminho
QUANDO: 23/09/17, sábado, das 13h30 às 17h30
TEMA: Diga-me o que postas que eu te direi quem és: reconhece-se a árvore pelos seus frutos
ONDE: Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita. Avenida Ulisses Guimarães, n°5000, Sussuarana. Salvador.
INSCRIÇÃO: gratuita, no local.
INFORMAÇÕES: Instagram @arenajovemcdc2017
 
"Somos livres para decidir sobre os nossos atos, muito embora, nos tornemos escravos de suas consequências."
(Chico Xavier)
 

Photo4952121185647306669



Encontro Macrorregional da FEEB na Casa do Caminho

August 4, 2017 19:00, by Redação CDC - 0no comments yet

Whatsapp image 2017 07 17 at 12.30.20

Nos dias 04, 05 e 6 de agosto, acontecerá na Casa do Caminho o Encontro Macrorregional da FEEB. Você que é trabalhador voluntário espírita,  participe! 

O Encontro Macrorregional na Casa do Caminho envolverá os centros espíritas que fazem parte dos Conselhos Distritais (CDs) 02, 07 e 10, estes que incluem os bairros de Cabula, Mata Escura, Brotas, Amaralina, Sussuarana, entre muitos outros.

O tema desse ano, em homenagem aos 160 anos do Livro dos Espíritos será "As Leis Morais". No primeiro dia do Encontro, das 19 às 20:30 teremos uma doutrinária especial de abertura. No sábado, dia 05, ao longo de todo o dia, teremos atividades variadas, com todos os participantes no salão. 

Nesse dia, haverá um almoço musical, preparado com muito carinho pela equipe da Casa do Caminho. Oportunidade ímpar de conhecer e estreitar laços com os voluntários de outras casas espíritas, compartilhando ideias e multiplicando soluções ao som de uma linda voz! Para isso, os organizadores solicitam uma contribuição no valor de R$ 15,00 por pessoa. 

No domingo, dia 06, pela manhã será a vez dos participantes escolherem um tema de sua preferência entre os citados abaixo. Em seguida, poderão desfrutar das diversas oficinas preparadas pela equipe da FEEB, com a certeza de engajamento em profícuas discussões sobre o tema/ área de atuação escolhidos. Muito a aprender! Muito a refletir! 

Por volta do meio-dia, com o coração e a mente plenos de bons sentimentos, reflexões e forças renovadas, voltaremos aos nossos lares e centros espíritas para colocar em prática o BEM e o AMOR na Terra, de acordo com o planejamento de Jesus Cristo. 

Esse é um convite da FEEB aos espíritas mas é também uma convocação dos mensageiros de Deus para que abracemos o ideal Espírita,  investindo em nossa reforma pessoal sem esquecer da nossa responsabilidade Cristã de semear ...

Sobre o Encontro Macrorregional 

"Com o tema As Leis Morais aplicadas à Comunidade Espírita, os Encontros Macrorregionais 2017 terão como eixo temático norteador a função social da casa espírita em suas mais variadas formas de atuação, tanto internamente como no contexto da sociedade onde está inserida.

OBJETIVOS:

a) Fortalecer o Movimento Espírita Regional;

b) Oportunizar a integração entre os centros da região e os órgãos diretores da FEEB;

c) Compartilhar possibilidades de qualificação e/ou socialização nas várias áreas de atuação da instituição espírita;

d) Realizar reuniões regionais do Conselho Federativo Estadual.

Esses encontros estão alinhados com o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2013-2017. 

Considerando-se que o Movimento Espírita tem por missão promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, os Encontros Macrorregionais, por meio de suas atividades, contemplam as diretrizes desse plano de trabalho, identificadas a seguir:

1 – A difusão da Doutrina Espírita;

2 – A preservação da unidade de princípios da Doutrina Espírita;
3 – A Comunicação Social Espírita;
4 – A adequação dos Centros Espíritas para o atendimento de suas finalidades;

5 – A multiplicação dos Centros Espíritas;
6 – A união dos espíritas e a unificação do Movimento Espírita;
7 – A capacitação do trabalhador espírita;

8 – A participação na sociedade. 

No domingo, haverá 10 ambientes distintos para as oficinas e os participantes deverão definir-se, com antecedência, por um deles: 1. Dirigentes; 2. Estudos; 3. Família; 4. Juventude; 5. Infância; 6. Artes; 7. Mediunidade; 8. Promoção social e Saúde; 9. Atendimento espiritual e 10. Comunicação Social.

 

Programação do Encontro Macrorregional

Whatsapp image 2017 07 27 at 08.32.20

 

 

“[...] Para que todos sejam um.” – Jesus. (João, 17:22.)

Reunindo-se aos discípulos, empreendeu Jesus a renovação do mundo.

Congregando-se com cegos e paralíticos, restituiu-lhes a visão e o movimento.

Misturando-se com a turba extenuada, multiplicou os pães para que lhe não faltasse alimento.

Ombreando-se com os pobres e os simples, ensinou-lhes as bem- -aventuranças celestes.

Banqueteando-se com pecadores confessos, ensinou-lhes o retorno ao caminho de elevação.

Partilhando a fraternidade do cenáculo, prepara companheiros na direção dos testemunhos de fé viva.

Compelido a oferecer-se em espetáculo na cruz, junto à multidão, despede-se da massa, abençoando e amando, perdoando e servindo.(...).

Cremos que a experiência científica e a discussão filosófica representam preparação e adubo no campo doutrinário, porque a semente viva do progresso real, com o aperfeiçoamento do homem interior, permanece nos alicerces divinos da Nova Revelação.

Cultivar o Espiritismo, sem esforço espiritualizante, é trocar notícias entre dois planos diferentes, sem significado substancial na redenção humana.

Lidar com assuntos do Céu, sem vasos adequados à recepção da essência celestial, é ameaçar a obra Divina.

Aceitar a verdade, sem o desejo de irradiá-la, por meio do propósito individual de serviço aos semelhantes, é vaguear sem rumo.

O laboratório é respeitável. A academia é nobre.
O templo é santo.
A ciência convence.

A loso a estuda.
A fé converte o homem ao Bem In nito.
Cérebro rico, sem diretrizes santificantes pode conduzir à discórdia. Verbo primoroso, sem fundamentos de sublimação, não alivia, nem salva.

Sentimento educado e iluminado, contudo, melhora sempre. (...)

O mundo conturbado pede, efetivamente, ação transformadora. Conscientes, porém, de que se faz impraticável a redenção do todo, sem o burilamento das partes, unamo-nos no mesmo roteiro de amor, trabalho, auxílio, educação, solidariedade, valor e sacrifício que caracterizou a atitude do Cristo em comunhão com os homens, servindo e esperando o futuro, em seu exemplo de abnegação, para que todos sejamos um, em sintonia sublime com os desígnios do Supremo Senhor.

Emmanuel

(Mensagem recebida em 14/09/1948, pelo médium Francisco Cândido Xavier, em Pedro Leopoldo (MG), destinada aos irmãos do I Congresso Brasileiro de Unificação, em São Paulo.



PROGRAME-SE! Confira a agenda de Agosto na Casa do Caminho

July 24, 2017 20:06, by Redação CDC - 44 comments

A programação de agosto será modificada na Casa do Caminho. Agende-se!
 
No dia 03/08 à noite não haverá atendimento para o público externo na Casa em virtude de atividade interna.
 
No período de  04/08 a 06/08, a Casa do Caminho receberá o Encontro  Macrorregional da Federação Espírita do Estado da Bahia, para trabalhadores voluntários de Casas Espíritas.
 
Na sexta, dia 04/08, às 19 horas, como habitual, haverá uma palestra aberta ao público, seguida de passe coletivo. Antes haverá um apresentação musical.
 
ATENÇÃO: NESSE DIA (04/08) NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO ESPIRITUAL INDIVIDUAL OU TRATAMENTOS. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A ASSISTIR A PALESTRA SOBRE AS LEIS MORAIS.
 
Nos dias 05 e 06 a Casa estará fechada para o público externo quando estará acontecendo as atividades do Encontro Marcorregional para os trabalhadores espíritas.
 
A Casa do Caminho Pronto-Atendimento Espírita estará de portas abertas para recebê-lo a partir de segunda-feira, dia 07 de agosto, com funcionamento normal. 
 
Agenda cdc agosto