Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Casa do Caminho presente no encontro da macrorregional FEEB 2016

September 3, 2016 3:00 , by Casa do Caminho - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 325 times

Regional02 1

 

A Casa do Caminho-PAE esteve presente no encontro da macrorregional  promovido pela Federação Espírita do Estado da Bahia - FEEB. O evento ocorreu nos dias 01, 02 e 03.07.16, no CEPE – Centro Espírita Paulo e Estevão, em Salvador/BA.

Em um clima de confraternização, representantes das Casas Espíritas do CD 10 (Conselho Distrital número 10), que inclui Sussuarana e, portanto, a Casa do Caminho - Pronto Atendimento Espírita, estiveram reunidos, nas diversas salas gentilmente cedidas ao evento pelo Paulo e Estevão. 

O destaque do evento foram os grupos de trabalho, dos quais a Casa do Caminho teve oportunidade de participar e de colocar suas opiniões e propostas de forma bastante significativa, dentre eles: grupo educação espírita de adulto, jovem e infância, de atendimento espiritual, de prática mediúnica, de família, de divulgação doutrinária, de administração da Casa Espírita e de assistência e promoção social.

No grupo de trabalho sobre a mediunidade houve oportunidade para reciclagem e sugestão de diretrizes para a condução nessa área.

No grupo de trabalho da juventude, após longos momentos de reflexões e discussões, houve, resumidamente, a construção das seguintes sugestões:

-  Inclusão e fortalecimento da arte na casa espírita, especialmente na evangelização, como elemento impulsionador do jovem, seja para se tornar trabalhador da seara do Pai, bem como na busca da sua melhoria como espírito.

- Importância da evangelização no contexto de educação dos evangelizandos, proporcionando novas experiências e fortalecimento da moral em direção à moral cristã.

- Engajamento da juventude nas atividades promovidas pela FEEB (Congresso de Juventudes Espíritas da Bahia e no Microencontro Regional das Juventudes da Bahia, de Sergipe e de Alagoas).

- Comparecimento dos jovens para os encontros macrorregionais para fortalecimento e engajamento no movimento espírita e na FEEB.

No grupo de trabalho da área administrativa, novamente o destaque foi para o assunto evangelização. Inicialmente, os grupos discutiram e compartilharam fazendo um levantamento sobre as atividades que já são realizadas em seus respectivos centros espíritas e atividades que ainda estão por ser implementadas, além dos desafios a serem vencidos em cada uma delas.

Houve concordância entre os diversos participantes de que a área de evangelização deve ser priorizada e deverá receber atenção especial de modo a ser implantada nos diversos centros espíritas que ainda não a oferecem a crianças, jovens e adultos. Além disso, destacou-se a necessidade de contribuir e fomentar melhorias nos programas de evangelização já implementados. Para isso, foram discutidas algumas sugestões de compartilhar experiências com o objetivo de facilitar essa implantação.

O grupo de trabalho da área administrativa concluiu que a evangelização do ser criança, jovem e adulto deve ser a prioridade de atenção para 2017 nas Casas Espíritas do CD -10. Ademais, foram colocadas outras possíveis áreas de trabalho para 2017 com os idosos e na área da saúde.

Durante o frutífero encontro, houve ainda tempo para um intervalo, quando foi ofertado um delicioso lanche preparado com muito carinho pelos anfitriões do Paulo e Estevão. Além disso, nesse momento, foi possível encontrar espaço para estreitar laços e construir novas amizades entre os trabalhadores dos diversos centros espíritas vizinhos, presentes no encontro.

Um material didático e informativo foi distribuído aos representantes de todas as casas espíritas presentes.

Momentos importantes para o movimento espírita e para o estabelecimento da fraternidade entre os homens, como foi orientado pelo mestre Jesus! 



Sobre os Encontros Macrorregionais


Cabe ressaltar que "A Federação Espírita do Estado da Bahia realiza anualmente, projetos permanentes, objetivando cumprir sua missão de órgão responsável pelo incentivo da união dos espíritas e da unificação do movimento espírita.

A série de Encontros Macrorregionais (EMRs) é um destes projetos, situado, no tempo, entre a Caravana Baiana da Fraternidade e o Encontro Estadual de Espiritismo, ou Congresso. Portanto, os EMRs 2016 constituem a segunda etapa do projeto federativo anual. Destina-se prioritariamente ao público de trabalhadores espíritas, embora admita a participação de frequentadores das instituições a título de estímulo para maior engajamento.

Além de confraternizar os trabalhadores espíritas, oportuniza sua percepção do conjunto das atividades do movimento regional, atualiza as proposições interinstitucionais, incluindo nexos nacionais e internacionais, permuta experiências exitosas e realiza atividades de aprimoramento. Desta forma, o trabalhador espírita é convidado a ver-se além da própria instituição que frequenta, enxergando-se como parte de uma grande rede de servidores com o escopo de superar a hegemonia do materialismo e viver conforme o ideal evangélico." (material FEEB)

 

"Solidários, seremos união. Separados, uns dos outros, seremos pontos de vista."

Bezerra de Menezes (Reformador nov-dez/1980)    

 

***

Veja abaixo alguns momentos do Encontro Macrorregional do Conselho Distrital 10          

 

Slide1 

Creuza Lage (Diretora de Ação Doutrinária) e grupos de discussão.

Slide6

À esquerda Creuza Lage (Diretora de Ação Doutrinária) e à direita Edinólia Peixinho (Diretora de Integração Federativa)

Slide4

Companheiros de diversas casas espíritas do Conselho Distrital 10, que abrange toda a região do Cabula e adjacências.

Slide5

Diretrizes para Educação apresentadas no Encontro Macrorregional

 

Slide7

Plateia de participantes dos diversos centros espíritas do Conselho Distrital 10 e 07

Slide2

Grupo de trabalho - Área Administrativa no Encontro Macrorregional


This article's tags: feeb Conselho Distrital 10 2016 Encontro Macrorregional Movimento Espírita

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.