Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Dia Mundial da Oração

March 2, 2018 14:31 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 103 times

Dia Mundial da Oração

Dia mundial da oracao

 

Na primeira sexta-feira de março, todo ano, o mundo todo celebra o Dia Mundial da Oração. A data comemorativa surgiu nos Estados Unidos e Canadá no século XIX, através de um movimento que reuniu mulheres cristãs desses países, com o intuito de expandir as obras missionárias. A partir desse encontro, elas identificaram que a oração, além do ato de orar, é mais ampla, envolve agir em prol de causas sociais.

Para a Doutrina Espírita, a oração é um dos atos mais importantes para o ser humano, fundamental para o seu equilíbrio e conexão com a essência divina que faz parte da nossa espiritualidade. Se antes a oração se revestia de  um caráter místico e mítico, prática apenas de pessoas religiosas ou de fé convicta, O Evangelho Segundo O Espiritismo, no capítulo 27, traz o ensino dos espíritos sobre poder de ação da prece.

 

“A prece é uma invocação: por ela nós pomos em relação mental com o ser a que nos dirigimos. Ela pode ter por objeto um pedido, um agradecimento ou um louvor. Podemos orar por nós mesmos ou pelos outros, pelos vivos ou pelos mortos. As preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução dos seus desígnios; as que são dirigidas aos Bons Espíritos vão também para Deus. Quando oramos para outros seres, e não para Deus, aqueles nos servem apenas de intermediários, de intercessores, porque nada pode ser feito sem à vontade de Deus.” [Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 27]

 

Compreendemos assim, que a prece promove uma conexão mental entre um ou mais seres e entre nós e Deus. Também, que não tem por função apenas pedir, algo que já fazemos muito… Mas também agradecer e louvar todas as dádivas com que cotidianamente somos abençoados pela Providência Divina.

A oração não tem barreiras espaciais ou temporais, ela certamente chega aonde quer que dirijamos o nosso pensamento. Mas como isso acontece? Os Espíritos nos orientam a imaginar que todos os seres encarnados e desencarnados do universo como mergulhados num fluido comum, que conecta a todas as coisas, como o ar que nos rodeia. Este fluido é dirigido pela vontade, que é acionada no momento em que focamos o nosso pensamento e sentimento para orar. Assim, o fluido é o veículo do pensamento, com o ar é o veículo do som, porém sem as barreiras materiais que este possui. Quando um ser dirige seu pensamento a outro, forma com ele uma corrente fluídica, transmitindo-lhe sua energia.

Pela prece sincera e do coração, o ser humano também atrai a companhia de bons Espíritos que vem lhe inspirar os pensamentos para auxiliar, confortar e motivar em qualquer situação que se encontre, sustentando-lhe nas suas boas resoluções e soprando-lhe bons pensamentos. É assim, meio eficaz de sanear a própria mente contra más influências e os próprios pensamentos pouco salutares, além de funcionar como uma candeia de luz para encarnados e desencarnados que estão próximos, envolvendo-os de boas energias.

O mestre Jesus, em sua imensa sabedoria, nos ensinou sobre o ato de orar:

 

Quando orardes, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau. [Mateus, V, 23 e 24]

 

O poder da prece está no pensamento, e não depende nem de palavras rebuscadas, nem de um lugar especial ou um templo, nem do momento em que é feita. Podemos orar a qualquer hora, a sós ou em conjunto. O trabalho em prol do Bem, com a devida dedicação mental e emocional, também é ato de oração. Quando um grupo de pessoas com sincero desejo de orar se une neste intento, a oração se dá de forma mais poderosa, uma vez que assemelha-se a um canto em uníssono para o Alto. Porém, a oração solitária, se feita fervorosamente, também ascende aos bons Espíritos, banhando aquele que ora de luz.

Que possamos todos os dias nos dedicar a este ato sagrado de conexão com Deus e com nosso eu mais profundo, sem nos deixarmos engolir pela coisas do mundo, pois a oração constitui o alimento espiritual de todos os seres.

***

“Assim é que orar em nosso favor é atrair a Força Divina para a restauração de nossas forças humanas, e orar a benefício dos outros ou ajudá-los, através da energia magnética, à disposição de todos os espíritos que desejem realmente servir, será sempre assegurar-lhes as melhores possibilidades de auto-reajustamento, compreendendo-se, porém, que o amor consola, instrui, ameniza, levanta, recupera e redime, todos estamos condicionados à justiça a que voluntariamente nos rendemos, perante a Vida Eterna, justiça que preceitua, conforme os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus-Cristo, seja dado isso ou aquilo a cada um segundo as suas próprias obras, cabendo-nos recordar que as obras felizes ou menos felizes podem ser fruto de nossa orientação todos os dias e, por isso mesmo, todos os dias será possível alterar o rumo de nosso próprio roteiro” [Evolução em dois mundos - André Luiz / Chico Xavier]


This article's tags: 2018 doutrinárias Pedi e Obtereis Oração Dia Mundial da Oração

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.