Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil. Lembremos dos livros espíritas!

April 2, 2020 19:30 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 50 times

Imagens artigos site 5

 

LEIA MAIS...

                                                   - Gersivaldo Bomfim

Tenho recordações de quando minha mãe contava estórias todas as noites antes de nos ensinar a rezar e colocar a todos para dormir no mesmo horário. Fazia uso de um livro velho e que foi por ela consertado várias vezes, colando a capa com goma de farinha, que ela mesma fazia.

Lembranças do tempo em que o jornal era produzido na madrugada e distribuído no dia seguinte. Havia um vizinho próximo a minha casa que trabalhava no processo de produção gráfica de um jornal de grande circulação à época e eu ficava esperando sua chegada, sempre às oito horas da manhã. Trazia em mãos o jornal do dia, entrava em casa e, para que eu pudesse ler e obter informações, ele me dava o jornal do dia anterior, isso porque ele iria ler o do dia atual. Que Deus o abençoe! Suas atitudes e exemplos foram muito importantes para o desenvolvimento da minha leitura e ajuda de grande relevância para minha formação e conquistas no mercado de trabalho.

Recordo que quando precisávamos fazer pesquisas era necessário ir à Biblioteca Monteiro Lobato, no Largo de Nazaré ou na Biblioteca Central dos Barris. Sabe a melhor? Precisava de dinheiro para pagar o ônibus e nem sempre minha mãe tinha...  Nesses dias, eu e alguns colegas chegávamos bem cedo na escola, pois havia uma menina bondosa que levava a enciclopédia e se colocava à disposição para ajudar os colegas.... Fazíamos tudo isso com muita alegria e satisfação de poder entregar a tarefa à professora que também sabia entender nossas dificuldades.

Hoje, quando vejo uma imensidão de produção literária, livros que podem ser acessados pela internet gratuitamente, bibliotecas e/ou salas de leitura em todas as escolas e isso inclui a Casa do Caminho... (vale citar, que o Evangelho Segundo Espiritismo foi editado numa versão para infância e juventude!). Aí me pergunto: o que estamos fazendo com nossas crianças? Evangelizadores, facilitadores, educadores, termos politicamente corretos, e os pais ou responsáveis. Estimulamos a leitura? Como? Mas o que vale são as nossas atitudes! Portanto, temos que aceitar o desafio e encontrar soluções para promover e oportunizar mais condições de leitura para as nossas crianças.

Assim, no dia 02 de abril, que foi consagrado como o Dia Internacional do Livro Infantil, precisamos pensar sobre a proposição de Paulo Freire em seu livro: “A importância do Ato de Ler.” Seguem algumas sugestões velhas e novas com o propósito de colaborar em sua ação pedagógica (sendo você cuidador, em qualquer lugar no lar ou em salas): conte estórias, ensine-os a ler e também em voz alta, incentive aqueles com mais dificuldades chegando perto de seus corações, doe livros, promova círculos de leitura, estimule a pesquisa, promova chats, faça premiações para o leitor do mês e premie com um livro. Leve-os à biblioteca e mais uma vez conte estórias. E, claro, utilize os diversos livros espíritas infantis como fonte para ampliar a consciência das crianças sobre a imortalidade da alma e educá-los para a eternidade!  Seja um veículo ativo para a formação de seres humanos, almas que irão fazer parte da nova era em nosso Planeta Terra. 

Por isso, sentindo e percebendo que podemos contar com a ajuda incondicional de todos os envolvidos na educação dos seres, volto às reflexões do passado e lembro de muitas pessoas que fizeram parte da minha infância e que diziam. - Leia Mais!

Que Deus nos abençoe sempre.

 

Você precisa de ideias para ler com as crianças e jovens?

Procure livros que tenham conteúdos que possam fazê-los refletir sobre a importância do amor, da solidariedade, sobre a responsabilidade dele com ele mesmo e com o mundo. Seguem algumas sugestões especiais abaixo. Alguns deles, estão disponíveis na Livraria da Casa do Caminho (no momento fechada por decreto governamental).

- Magali em outras vidas – Turma da Mônica (Luis Hu Rivas/Mauricio de Sousa/Ala Mitchell)

- Outro Lar – Turma da Mônica (Luis Hu Rivas/Mauricio de Sousa/Ala Mitchell)

- Chico Bento Além da Vida (Luis Hu Rivas/Mauricio de Sousa/Ala Mitchell)

- Um mundo sem livros (Adeílson Salles)

- Paulo e Estevão para jovens leitores (Adeilson Salles)

- A.N.J.O.S - volumes 1,2 e 3 (Adeilson Salles) 

- A garota e a boneca de pano (Adeilson Sales)

- Se ligue em você (Tio Gaspar)

- A história de um relógio (Wladisney Lopes da Costa)

- A Nuvem que não chovia (Maria Eny Paiva)

Essas são apenas algumas sugestões em um universo, hoje, felizmente muito mais vasto de opções de livros infantis com conteúdo espírita. Para completar as nossas possibiidades, lembramos da Revistinha "Espiritismo Kids", divertida e recheada de passatempos, estórias em quadrinhos e muito mais.

 

"A educação é a base para a vida em comunidade, por meio de processos de aprendizagem que fomentam as motivações de crescimento e evolução do indivíduo. (...)

A educação, porém,abrange área muito grande, na quase totalidade da vida. No período de formação do homemé pedra fundamental, por isso que ao instituto da família compete a indeclinável tarefa, porquanto pela educação, e não pela instrução apenas, se dará a transformação do indivíduo e consequentemente da Humanidade"

(Estudos Espíritas. Joana de Ângelis/Divaldo Pereira Franco)

" (...) Questão 917. A educação, se for bem compreendida, será a chave do progresso moral, quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los, da mesma maneira como se endireitam as plantas novas (...).

(Livro dos Espíritos/Allan Kardec).

 


This article's tags: Literatura espírita Literatura Infantil livro infantil

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.