Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Novembro: no dia dois, lembramos os mortos

November 12, 2018 23:09 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 38 times

Dia de finados 1

Novembro: no dia dois, lembramos os mortos

"Hoje é dia de finados. Honramos os nossos entes queridos que partiram, as mortes que vivenciamos, as perdas e os finais...
Entretanto, a simbologia do dia, bem como a vida em si mesma, nos convidam a relembrar e lidar com o aprendizado fundamental da finitude e da impermanência.

Todos temos cicatrizes nascidas dessas mortes - simbólicas ou concretas, de ciclos, sonhos ou pessoas. Elas poderão ser honradas, valoradas e respeitadas sempre. Sobretudo, poderão encontrar alguma possibilidade de ressignificação na medida em que nos abrirmos ao que nos tragam de aprendizado, mesmo que na presença da dor.

Honrar essas “mortes” ou esses “mortos” também pode ser viver sob valores ainda mais nobres, abrir-se à experiências ainda mais felizes e confiar na sabedoria do Universo que inicia e finda seus ciclos dentro da liz-amor imponderável da eternidade, a qual nossa mente finita não abarca.

Que possamos hoje, mais que nunca, aproveitar para deixar partir tudo aquilo que nos ancora no passado, no medo, no apego exagerado, nas dores... Tudo aquilo que já não faz mais sentido em nossas vidas e que, por esta razão, não deve permanecer. Liberdade e renascimento são os frutos da soltura e do desapego que ofertamos àquilo que já não pode mais ser ou existir em nossas vidas.

Um dia de paz a todos."

- Texto de Francisco Masan

  

320. Sensibiliza os Espíritos o lembrarem-se deles os que lhes foram caros na Terra?

“Muito mais do que podeis supor. Se são felizes, esse fato lhes aumenta a felicidade. Se são desgraçados, serve-lhes de lenitivo.”

321. O dia da comemoração dos mortos é, para os Espíritos, mais solene do que os outros dias? Aprestam-se para ir ao encontro dos que vão orar nos cemitérios sobre seus túmulos?

“Os Espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que da Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer.”

a) –Mas o de finados é, para eles, um dia especial de reunião junto de suas sepulturas?

“Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Porém, cada Espírito vai lá somente pelos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes.”

323. A visita de uma pessoa a um túmulo causa maior contentamento ao Espírito, cujos despojos corporais aí se encontrem, do que a prece que por ele faça essa pessoa em sua casa?

“Aquele que visita um túmulo pode manifestar, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior desse pensamento. Já vos disse que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que seja feita com o coração.”

329. O instintivo respeito que, em todos os tempos entre todos os povos, o homem consagrou e consagra aos mortos é efeito da intuição que tem da vida futura?

“É a conseqüência natural dessa intuição. Se assim não fosse, nenhuma razão de ser teria esse respeito.”

[O LIVRO DOS ESPÍRITOS, CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA » COMEMORAÇÃO DOS MORTOS - FUNERAIS]

----

"O veículo da ascensão é o movimento; nada pára na vida, pois ela tem o hálito do Criador que insufla energia na sua profundidade primitiva, que somente Ele sabe. (...) a reencarnaçao se processa em tudo porque que existe muda de corpos com o objetivo de renascer, no esplendor da vida, e a alma, que não se dissolve pela morte do corpo, segue a lei de mudanças de veículos quantas vezes forem necessárias para a sua purificação, no tocante à harmonia do Espírito".

[FILOSOFIA ESPÍRITA - Comentários a respeito de perguntas e respostas de "O Livro dos Espíritos". Psicografia de João Nunes Maia, Espírito Miramez. Questão 1010]


This article's tags: reencarnação doutrina espírita doutrinárias Dia de Finados

0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.