Go to the content
Colabore com a casa
or

 Go back to Temas Doutri...
Full screen Suggest an article

Você conhece a Revista Espírita

January 30, 2018 16:39 , by Redação CDC - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 53 times

Você conhece a Revista Espírita?

08

A “Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos”, periódico com a função de divulgação da Doutrina Espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios em 1 de janeiro de 1858, com o nome de Le Revue Spirit. Suas publicações iam de ensaios sobre diversos temas à Luz do Espiritismo e também estudos sobre aspectos da psicologia humana.

A Revista Espírita esteve sob a segura direção do Codificador do ano de 1858 até 1869, ano de seu desencarne. Após um breve hiato de lançamento de suas edições por conta da Primeira Guerra Mundial, voltou à circulação devido aos esforços de Léon Denis, Jean Meyer e Hubert Forestier. Entre 1940 e 1945, sofre nova interrupção, devido à Segunda Guerra, com retorno em 1947, sob a direção de Forestier. Desde 1998, por ocasião do 2º Congresso Espírita Mundial, o Conselho Espírita Internacional (CEI) e a União Espírita Francesa, uniram-se no fito de implementar uma estrutura editorial mais adequada, o que resultou em publicações organizadas a partir de 2001. Atualmente a revista é editada em francês, esperando, espanhol, inglês, polonês e russo.

Kardec, nas edições históricas, descreve a Revista Espírita como o: “relato das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc., bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. – O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. – A história do Espiritismo na Antiguidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc” . O conteúdo publicado versava sobre temas de debate da comunidade científica de então, utilizando o Espiritismo como arcabouço teórico para solução de dúvidas e correção de equívocos do pensamento histórico da época.

É uma excelente fonte de estudos para quem deseja um conteúdo ensaísta teórico-prático, em que o princípio da universalidade do ensino dos Espíritos esclarece, por exemplo, questões sobre a manifestação física dos Espíritos, a investigação sobre a existência de duendes e fantasmas e lugares mal-assombrados, a pluralidade dos mundos habitados, magnetismo e Espiritismo, além de uma documentação detalhada de diversas evocações de desencarnados. Isso só para falar do primeiro volume!

Ler a Revista Espírita é ampliar o pensamento para diversas discussões contemporâneas, aplicando o conhecimento espírita na prática! O 1º exemplar só tem 36 páginas... que tal começar hoje essa leitura? As doze edições históricas podem ser encontradas para download gratuito publicadas pela Federação Espírita Brasileira (FEB) em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/pesquisas/downloads-material-completo/.



Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.

[Allan Kardec – Revista Espírita]


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.